Retrospectiva - parte 3


Meus Deus nem acredito que estamos a menos de uma semana do fim do ano, esse por sinal não passou voou, mas até que foi bem legal. Hoje venho fazer uma análise do meu progresso nos desafios de leitura que assumir esse ano. O que posso afirmar é que não vale a pena entrar em vários desafios ao mesmo tempo.  Você pode até consegui concluir eles, mas o sentimento de prisão é terrível, quer dizer, sabe o que é você olhar para sua estante ter vontade de ler determinado livro e não poder porque precisa cumprir metas e desafios??? Pois é foi isso que sentir, além disso os livros mais grossos acabaram ficando esquecidos na estante, então tomei algumas decisões para 2014, mas isso é assunto para outro post.

Como falei no post Desafios e metas de leitura 2013 esse ano tentei concluir uns cinco desafios, eram eles:

1. Um clássico por mês!!!

2. Nacional é bom demais!!!

3. Nárnia - Volume único!!!

4. Desafio Realmente Desafiante (livros antigos)!!!

5. Livros de parceria!!!

O objetivo inicial era ler um livro de cada desafio por mês, já que minha média de leitura é de cinco livros por mês, mas com o passar dos meses eles foram sendo abandonados. Os únicos que mantive foram os livros de parceria e o desafio dos livros antigos (vou fazer um post só com meu progresso nele já já).
Apesar dos pesares foi muito positivo porque ao participar desses desafios aprendi a reconhecer meus limites, além de aprender a organizar melhor meu tempo para leitura e ter humildade para reconhecer o limite da minha capacidade de cumprir prazos e perceber que não adianta querer "dar o passo maior que a perna". Agora sei até onde posso ir e onde quero ir por prazer e não por obrigação.

Fica a dica: Desafie-se e permita-se conhecer seus limites!!!

E vcs entraram em algum desafio esse ano??? Como foi seu progresso??? Comentem e obrigada!!!

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!!

8 comentários:

  1. Quantos desafios né?! Ano que vem quero dar mais liberdade para minhas leituras também. Estou muito em função das parcerias e deixando os mais desejados de lado :/ Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  2. Oi Lili, acredito que a experiência tenha sido válida principalmente porque você chegou ao ponto que acho o mais importante quando o assunto é leitura, reconhecer se ainda se lê por prazer ou o ato se tornou "obrigatório"???? Meu ano foi bem menos produtivo em quantidade de que gostaria, mas no final ao analisar minha estante, vejo que li o que gostaria de ter lido em cada momento. Imagino que os desafios possam ser motivadores, mas também perigosos e você colocou isso muito bem quando colocou seu sentimento diante da situação de olhar a estante e ficar louca para ler tal livro e ele não estar entre os propostos pelo desafio. De toda forma sua experiência e colocações certamente serão muito bem absorvidas pelos leitores do blog que com tanto carinho e cuidado você mantém. Aproveito para lhe desejar um 2014 de muito sucesso, saúde, conquistas e claro, leituras. Abraço Andréa Neves

    ResponderExcluir
  3. Eu não entro em desafios justamente pelo sentimento de prisão, gosto de ler o que tenho vontade não o um determinado desafio me impôs. Por isso nunca entrei, mas pretendo pra conhecer meus limites que nem você disse!

    Beijo,
    Mariana - Blog Portão Azul ( http://portaoazul.blogspot.com.br/ )

    ResponderExcluir
  4. Mt interessante os seus desafios, eu gosto de participar de desafios, tenho dificuldade de largar o computador e pegar um livro, esses desafios me ajudam e estimulam a ler!

    bjs
    whoisllara.com

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente viu Aline, entrar em vários desafios é a maior roubada... rs também comecei o ano participando de vários mas depois fui abandonando aos poucos.. kkkkk
    Espero que nesse próximo ano eu consiga concluir o desafio que vou participar.. rs beijos

    http://girlfreakbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Esse ano nao entrei em neenhum, mas pro ano que vem pretendo fazer parte de vários, e principalmente cumprir eles :D
    beeeijos
    http://keetring.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline!
    Sei bem como você se sentiu com essa questão dos desafios, eu também costumava participar bastante, mas com o tempo fui percebendo que não funcionava para mim porque não conseguia cumprir o proposto e acabava me sentindo frustrada ou lendo por obrigação. E é péssimo ler por obrigação, a leitura parece que fica arrastada e lenta sem falar que você acaba não sentindo prazer em ler o que é o real propósito da leitura.
    Agora eu só estipulo uma única meta para todo o ano e sem pressão vou lendo até onde conseguir. :D

    Beijos,

    Rafa{Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  8. Odeio me sentir preso, a sensação de obrigação me irrita, mas resolvi participar de um desafio para testar os meus limites também. Vai que eu me surpreenda né?
    Super Abraço,
    Victor Rosa - Encantos Paralelos

    ResponderExcluir