A Esperança - Suzanne Collins


Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco Jovens Leitores
2011 Brasil
422  págs.

Aviso: Podem ler tranquilos porque não vou liberar spoiler, até porque sou contra a esse tipo de coisa. Como esse livro é mega conhecido, mas sei que muitos ainda não tiveram a oportunidade de ler, decidir comentar apenas minha opinião sobre esse livro e no fim dar uma opinião geral sobre a série. Espero que leiam, gostem e deixem comentários sem spoiler por causa dos leitores que ainda não leram ok!!!

Quem quiser ver minha opinião sobre os primeiros livros vejam aqui: Jogos Vorazes e Em Chamas

Bem assim como nas outras resenhas dou os parabéns a todo o trabalho de diagramação da editora, ficou ótimo. Esse livro também se divide em três partes: As Cinzas, O Assalto e A Assassina. E posso garantir que mais uma vez a autora soube conduzir a narrativa de forma progressiva para deixar o leitor curioso, sem ar e perturbado com tudo que estava acontecendo com Panem e com seus habitantes.

Esse foi o livro da série que mais demorei para concluir minha leitura porque no inicio eu estava tão inserida no contexto que sentia praticamente todas as dores físicas e emocionais dos personagens, além de ficar chocada com as mortes e decisões tomadas pelos envolvidos diretamente com a guerra pelo controle de Panem. Então decidir parar de ler por alguns dias para relaxar a mente, me afastar emocionalmente do enredo e quando retomei a leitura pude concluir o livro e perceber que as escolhas tomadas pela a autora foram satisfatórias, pelo menos para mim.

Mais uma vez entendi e concordei com as atitudes e decisões da Katniss. O final do livro me pareceu possivelmente real nas condições apresentada pela história e foi um alivio para o meu coração já que algumas pessoas tentaram liberar falsos spoilers aqui no meu blog, influenciando assim um pouco meu estado de espírito ao ler o livro. Para minha surpresa, após meu retorno a leitura só chorei mais uma vez.

Enfim de uma forma geral adorei essa trilogia distópica, foi a primeira que concluir. Lendo ela pude perceber que aqueles que tem o poder nunca estão preocupados com as pessoas de forma individual e que se for preciso para conquistar, manter ou recuperar esse poder elas serão cruéis e capazes de praticamente tudo. 

"_ Isso parece ultrapassar alguns limites. Quer dizer que agora vale tudo?
 _ Acho que não existe um código de regras do que poderia ser inaceitável um ser humano fazer com outro ser humano." Págs. 202 e 203

Por isso cabe a cada indivíduo cuidar de si e dos seus entes queridos, além de ter consciência de seu papel na construção e manutenção de uma sociedade mais justa para todos. Sempre existirão diferenças sociais, mas elas não precisam ser tão distintas. Precisamos lembrar que sempre vamos precisar do outro, não existe herói solitário todos precisam de aliados, vamos todos ser guerreiros no nosso dia-a-dia superando as dificuldades de forma ética, inspirando assim o melhor no outro. Costumamos só dar valor as coisas que temos quando perdemos, espero que as pessoas (todos nós) consigam encontra o caminho para o bem maior e geral, antes que algo como uma nova guerra venha para nos privar de tudo até dos nossos direitos básicos.

"Não tenho mais nenhum compromisso com aqueles monstros chamados seres humanos. Eu mesma me desprezo por fazer parte deles. Acho que Peeta tinha certa razão quando disse que poderíamos destruir uns aos outros e deixar que outras espécies decentes assumissem o planeta. Porque há algo significativamente errado com uma criatura que sacrifica as vidas de seus filhos para resolver suas diferenças. Para onde quer que você se vire, você enxergará esse tipo de visão de mundo." Pág. 405


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

7 comentários:

  1. Olá Aline,
    adorei sua resenha, principalmente seu jeito de não liberar spoiller (preciso aprender essa técnica hahahahha).
    Eu tbm achei o final bem real e fiquei mt irritado no começo, mas analisando o geral do livro percebe-se que ele é PERFEITO! Toda a estrutura humana e política montada foi genial e aquela dúvida não respondida no final, nooooossa!
    Super Abraço,
    Victor Rosa - Encantos Paralelos

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline, amei a resenha, estava esperando para saber qual seria sua opinião sobre o livro e concordo com tudo que você disse.

    bjs
    whoisllara.com

    ResponderExcluir
  3. Oi flor, tudo bem?
    Eu comprei o box com todos os livros da trilogia, mas ainda não li nenhum, acredita?
    Achei a escrita da autora ótima logo de "cara", mas por causa de alguns contratempos eu acabei não dando continuidade na leitura. Confesso que não li sua resenha, para não saber nada do livro mesmo, afinal, ele é o último da trilogia e eu nem li o primeiro rs. Eu assisti os dois filmes e adorei, quero ler logo os livros para poder comparar com o filme.

    Beijinhos.

    www.doceabril.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amoo a trilogia toda, mas A Esperança sem dúvida para mim foi o livro mais fraco da série toda, foi triste e muito frustrante, teve sim muita emoção com tudo o que aconteceu, mas ainda assim achei fraco, e no fim parece que a Suzanne correu a história para terminar logo. Mas ainda assim é uma das trilogias que mais gostei. Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gente ainda não li esses livros, só filme ainda mas acho que vou curti quando ler.

    Bjs

    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline, tudo bem?

    Tô meio sumida flor, comecei a trabalhar e tudo mais... O tempo tá corrido, quase não dá pra postar no blog :(

    Eu ainda não li, nem vi o filme... Quero ler em breve, por isso não vou ler sua resenha mesmo vc falando que não tem spoiler, adoro me surpreender haha

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei essa trilogia, e também foi a primeira distópica que eu concluir. Para mim o final foi muito satisfatório, e eu não mudaria nada, a não ser a morte de um certo personagem, que dor no coração. Fico imaginando como a adaptação vai ficar, se for tão boa quanto o segundo, vai destruir meu coração, mas vai ser ótimo.

    bjs

    ResponderExcluir