Perigo na ilha - Eunice Sertã


Autor: Eunice Sertã
Editora: Mundo Mirim
120 Págs.
2009


Esse é um livro voltado para o público infanto-juvenil, mas a autora escreveu de tal forma que acredito que todos possam ler sem problema. Leitura indicada para um dia, aquele que você precisa relaxar e se divertir. Esse livro não é daquele tipo bobinho que cansa o leitor, pelo contrário seus personagens com idades entre 11 e 13 anos me agradaram principalmente por sua maturidade e coragem. As vezes pensava: como assim, uma menina de onze anos pensaria e agiria assim??? Mas depois lembrei que as crianças de hoje em dia não são mais as bobinhas do passado, devido a forma como são educadas para serem independentes e o seu acesso a tecnologia, muitas vezes o ajudam a superar muitos adultos em conhecimento e atitudes.

O livro está fantástico, sua diagramação está perfeita, as ilustrações da Thais Linhares estão lindas e a revisão pelo que pude perceber não deixou passar nenhum erro (pelo menos não percebi nenhum). Os capítulos são curtos e seus títulos são coerentes sem tirar a graça do que estar por vim. 

A protagonista e narradora da história é Ana Maria, uma carioca de 11 anos que está super feliz porque sua melhor amiga, Luisa, poderá ir com ela e sua família passar um feriado prolongado na casa de praia na Ilha Grande. Muito legal toda preparação e detalhes da viagem delas, lembrei das viagens que fazia com meus familiares e amigos quando era mais jovem. Toda aquela bagunça era muito divertida.
Também achei interessante as explicações sobre a baía de Angra dos Reis, suas ilhas e praias. Além das explicações sobre as embarcações e sobre as condições climáticas ideais para passeios, além da diferença de navegar em partes protegidas e partes de mar aberto.


O Pai da aninha leva ela, Luisa e mais dois colegas delas para um passei de barco para a praia Lopes Mendes, deserta e paradisíaca. Chegando lá encontram outros barcos com conhecidos e passam uma tarde de diversão. Os meninos vão fazer uma caminhada e demoram a voltar, enquanto isso o tempo muda e todos vão embora; menos aninha, luisa e seu pai porque antes precisam encontrar os meninos. Nessa parte começa a aventura desse grupo que precisa correr contra o tempo para não ficar preso nessa praia distante em pleno temporal e outros perigos que eles nem imaginavam.
Posso garantir que apesar da simplicidade do enredo, a forma como a história é desenvolvida e narrada faz a leitura valer a pena. Bom demais!!! Fica a dica de uma leitura leve, rápida, divertida e cheia de mensagens positivas e importantes.


 Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!???

5 comentários:

  1. Oi Aline, tudo bem

    E tb adoro infanto juvenis. Acredita que mesmo sendo do Rio de Janeiro, nunca fui a Ilha Grande? HUAHUAHUAHUA O livro parece ser bem gostoso de ler

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii Line, qd vejo infanto-juvenil penso na hr mos meus sobrinhos, se for por meus esforços serao os jovens irresistiveis qe LEEM.. qe mulher n suspirariia hihwdkifsko
    Porem o mais velho ainda tm 2 aninhos, dei um livro d monstros em alto relevo e a mae ainda n tve coragem d dar pra ele rs mas qem sabe essa historia n vira nossa fantasia d uma noite? Ou seja eu lendo e o mais nvinho olhand pra mim cmo s absorvesse cda frase! Eles são dmais hihi beijins
    Agarotaeoseulivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, mas achei interessante por ser uma aventura que trás referências de um lugar tão lindo quanto Angra dos Reis, isso que mais me agrada nos livros nacionais, as menções a lugares, cultura, tradições e expressões típicas de nosso país. Adorei a dica! :)

    Beijos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline! :)
    Ao ler sua resenha lembrei de A Ilha de Kansnubra, não do enredo em si, mas da leitura leve e divertida.
    Gosto de livros como esse, que servem para dar uma descontraída... Adoro infanto-juvenis e acho que com certeza gostaria desse :)
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir