Azul da cor do mar - Marina Carvalho


Autora: Marina Carvalho
Editora: Novo Conceito
Título completo: Em vez de fugir das lembranças, por que não ir atrás delas? 

336 págs.
2014

Não sei vocês, mas para mim é tão difícil escrever resenhas de livros que gostei muito. Mas espero conseguir transmitir para vocês o mix de emoções que essa história despertou em mim.

Em primeiro lugar gostaria de dizer que adorei a forma como os personagens foram apresentados. Para mim foram bem construídos porque você sabe de onde eles vieram, quem são, o que sentem e desejam e para onde irão. Para mim isso é essencial na conexão e compreensão entre personagem e leitor.

Todos que tiveram a oportunidade de ler alguma coisa da Marina Carvalho sabem que a narrativa dela é uma delícia, ou seja escrita simples mas cheia de referências atuais que fazem com que a história tenha mais credibilidade e seja atual. Nesse caso a narrativa é em terceira pessoa, mas não senti falta dos outros pontos de vista, já que no final tudo é explicado. A narrativa consegue nos deixar mais curiosos a cada fim de capítulo, esses em tamanho médio. Não posso esquecer que achei o máximo as dicas de escrita dadas pela autora no início de cada capítulo.

A editora Novo Conceito está de parabéns pela linda capa, pela revisão do texto e pela diagramação fofa ao longo dos capítulos com imagens relacionadas ao texto (máquina fotográfica, fones de ouvido, computador, flores, lápis, blocos de nota - enfim tudo relacionado ao universo da personagem).

Esse livro nos apresenta a história da Rafaela Vilas Boas, 21 anos e estudante do curso de jornalismo da PUC - MG e que sonha em estagiar em um jornal de grande circulação e se especializar em jornalismo investigativo. Ela vem de uma família grande de interior, tem três irmãos mais velhos, três melhores amigas e um amor platônico que a acompanha desde seus onze anos, quando viu um lindo garoto de olhos azuis numa praia do Espírito Santo.
(Quando eu era jovem era a rainha dos amores platônicos, adorava admirar e sonhar com os lindos garotos da escola. E como diz a música do Lulu Santos: "Eu te amo calado, como quem ouve uma sinfonia, de silêncio e de luz. Nós somos medo e desejos, somos feitos de silêncio e sonhos. Tem certas coisas que eu não sei dizer, e digo!!!").

Ela consegue um estágio no maior jornal de MG e o terceiro do País (Folha de Minas) e sua função será colar e aprender o máximo que puder com o jornalista jovem, descolado e temperamental (inquieto, questionador, cabeça-dura) Bernardo. Mas logo de cara ele não recebe bem a notícia e já podemos esperar muitos conflitos e confusões que eles se envolverão.
Apesar de Rafaela não ter sido bem recebida pelo Bernardo, os outros jornalistas do jornal a trataram de forma maravilhosa e o Marcelo do caderno de esportes se encantou logo de cara com ela. Rafaela ficou impressionada com a beleza do Marcelo e do Bernardo, apesar dele ser mal-educado.

Acho que todos que gostam de romances, chick-list e histórias leves mas cheias de emoções deveriam ler esse livro; mas com certeza quem faz ou pretende fazer jornalismo irá amar as loucuras que Rafaela comete para conseguir uma matéria, além de ter uma noção de como é uma redação de um jornal. Achei interessante, não tinha muita ideia.

"Por mais que na faculdade eu também aprendesse, a prática e a vivência da minha editora surtiam muito mais efeito em mim. Sem contar os inúmeros toques dados diariamente por meus colegas de editoria." Pág. 112

Posso dizer que a única coisa que me incomodou foi o excesso de descoordenação da Rafaela. Sabe aquela personagem que vive se machucando, caindo etc e precisa de alguém para ajudar??? Enfim tirando isso percebi o quanto a personagem amadureceu e pode ter seu lindo final feliz digno de um filme romântico. Sim não posso esquecer que a personagem me fez rir muito nos momentos de desentendimento com o Bernardo (que por sinal na maior parte do livro me irritava tremendamente, merecendo o troféu de mais chato pelas situações que colocava a Rafaela, mas depois ganhou meu coração).

"Eu sou uma mulher moderna, cosmopolita, urbana, livre. Não posso me contentar com um tipo troglodita que me trata como se estivéssemos na era dos homens das cavernas." Pág. 160

Leiam para descobrir porque Rafaela passa dez anos apaixonada e intrigada por alguém que nem conheceu. Além de saber se ela terá coragem de superar a fantasia de criança para viver um amor de verdade quando a hora chegar???? Enfim são muitas emoções esse livro maravilhoso, nacional mais que recomendado!!!

"Só Freud mesmo para explicar minha fixação pelo garoto, o que me impede de ser livre para me apaixonar por quem quiser." Pág. 94

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!?

14 comentários:

  1. Oi Aline!
    Gosto muito de chick lits e este parece ser bem engraçado! Já li Simplesmente Ana da Marina e achei a escrita dela leve e divertida. Ainda não conhecia a história desse livro, mas depois da sua resenha já vou colocá-lo na lista!
    Obrigada pela dica e boas leituras!!
    Beijos

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Achei esse livro uma fofura, ADOREI!!!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline,
    .
    Sim, as vezes eu tb tenho dificuldade em resenhar os livros que gostei muito. É horrível isso, né? Parece que não conseguimos encontrar palavras para descrever =P. Como já comentei com vc, ainda não li nada da Marina, mas não falta vontade

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Entendo você, é difícil fazer a resenha de um livro que gostamos muito porque parece que não vamos conseguir transmitir tudo o que o livro realmente é, e só queremos convencer as pessoas a lê-lo kkkkkkk
    Ainda não li nenhum livro da Marina, mas como minha meta para esse semestre é ler mais livros nacionais acho que colocarei ele na lista!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sua resenha me fez querer ler o livro! Estou querendo esses livros mais leves mesmo.
    Até então, nunca tinha lido a sinopse e nenhuma resenha, gostei bastante!

    http://dreams-in-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha! Eu também não consigo resenhar livros que eu gostei muito. Eu quero tanto esse livro, argh.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Hoje vim te pedir um super favor coloquei um post muito especial lá no meu blog do meu livro, sim eu escrevi. Se puder dar uma olhada e comentar agradeço muito.
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2014/07/super-novidade-vinganca-mortal-de.html
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  8. Oiii, Aline!!!!
    Antes de mais nada: "Eu te amo calado, como quem ouve uma sinfonia, de silêncio e de luz. Nós somos medo e desejos, somos feitos de silêncio e sonhos. Tem certas coisas que eu não sei dizer, e digo!"
    Eu amo essa música do Lulu, e tenho ela com a participação do Daniel, fica perfeito *-* hahaha
    Voltando ao ponto: Eu ainda não li nenhum livro da Marina e meu Deus, estou vendo que estou perdendo muita coisa!!! Já estava querendo ler Simplesmente Ana e agora quero esse também!!! Eu adoro TV, nem sei porquê, acho esse universo fascinante, jornalismo, novelas, programas.... então uma história que se passa em uma redação de jornalismo (mesmo não sendo de tv) me deixa muito curioso!!! E sem contar que gosto de um bom romance.
    Adorei sua resenha e me despertou uma vontade enorme de ler o livro, agora estou na maior dúvida em qual comprar (quando tiver dinheiro) primeiro: Azul da Cor do Mar ou Simplesmente Ana (que também tem um enrendo que me fascina).
    Bom, espero me decidir logo hahaha, daqui uns 4 meses algum livro dela vai está em minha casa (sim, estou juntando dinheiro para comprar pelo menos 5 livros de uma vez, esperando alguma promo de preferência com frete grátis)

    Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ni.

    Ah eu vim correndo quando você disse que estava com a resenha rsrs.
    Concordo com você, é complicado né fazer resenha de livro que gostamos MUITO, parece que não vamos conseguir explicar exatamente TUDO o que o livro nos fez sentir. Eu pelo menos fico com essa sensação rs.

    kkkk acho que todas nós tivemos alguns amores platônicos né? o meu primeiro acabou com o meu coração kkk, achei que nunca fosse me recuperar rsrs.

    Ai minha nossa preciso começar a ler ele ontem, mas ainda estou em outro rsrs. Poxa amei a resenha, e fiquei SUPER curiosa, já tenho um suposição sobre Bernardo, mas não sei se estarei certa kkk. Vou ler e a gente conversa kkkk.
    Adorei, eu amo histórias assim, amo romances rs.

    Beijos Fer

    ResponderExcluir
  10. Oii Aline
    To louca para ler esse livro, adorei a resenha, da Marina Carvalho até agora só li Simplesmente Ana que eu amo, aposto que vou adorar esse tbm.

    Beijos Ketlin
    http://www.agarotaeoseulivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Aline!
    Esse foi um dos livros mais divertidos que já li, eu dei muita risada com as confusões da Rafaela, adorei o Bernardo e toda a narrativa da autora. A Marina Carvalho já faz parte da minha lista de autores preferidos! :)

    Beijos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  12. Nunca li nada da autora Marina Carvalho, mas sempre leio opiniões positivas assim como a sua. O que me interessei nesse livro foi o jornalismo e o estagio kkk. Próximo mês começo a cursar, e creio que iria tirar alguma coisa desse livro, outra coisa, tenho um amigo que ao iniciar o curso de jornalismo vivia passando por situações mirabolantes, inclusive, no primeiro dia de aula, foi quase atropelado por um carro na frente da faculdade. Pode acontecer, tá vendo? kkk

    Adorei sua resenha, é do tipo que lemos com prazer. ^^
    Até mais ver,
    Pedro S.
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Oi Aline!
    Gostei muito da tua resenha, me fez ter muita vontade de ler o livro haha
    Nunca li nada da Marina, mas acabei de colocar esse livro na minha listinha de desejos.
    E essa capa é linda demais, adorei.
    Beijos
    colecionandoprimaveras.blogspot.com

    ResponderExcluir