Perdidos na Mina - Eunice Sertã



Autora: Eunice Sertã
Editora: Imperial Novo Milênio
95 Págs.
2011



Desde que li o livro Perigo na ilha da Eunice (autora parceira aqui do blog), estava ansiosa e curiosa para saber que outras aventuras esse grupo de amigos iria vivenciar dessa vez. Apesar do público-alvo do livro ser infanto-juvenil acredito que qualquer um que deseje uma leitura leve, divertida, rápida e cheia de ensinamentos pode ler sim esse livro. Eu por exemplo pude mais uma vez sentir um saudosismo do meu tempo de criança no interior de Pernambuco na casa dos meus avós. Tempos esses que aprendi, mesmo sem perceber de imediato, com as confusões que me envolvi por minha curiosidade e inexperiência.

Nesse livro Aninha e seus amigos viajam para uma fazenda centenária em Minas Gerais e lá tem a oportunidade de conhecer como funciona uma fazenda (sua rotina de cuidado com os animais), além de serem apresentados aos resquícios dos antigos escravos da propriedade. Ele conhecem uma antiga senzala (que foi conservada pelo dono da fazenda, para que o triste passado não seja esquecido e volte a acontecer). Eles ficam impressionados com o que encontram lá e sentem o impacto de saber de algo apenas pelos livros em relação a ter contato com parte da história.

Eles decidem explorar a propriedade e acabam perdidos numa antiga mina de ouro, onde os escravos trabalhavam. Dentro dessa mina existe praticamente um labirinto de tuneis escuros e isso só os deixa a cada minuto mais assustados e preocupados, então começam a gritar pedindo por ajuda e algum tempo depois são encontrados por uns desconhecidos.

Eles simplesmente são levados para uma sociedade secreta de mais de cem anos e ficam perplexos com o forma de vida organizada, igualitária e cheia de cultura, respeito e união que encontram. Quem serão e como conseguem essas pessoas viver isoladas a tanto tempo??? Só lendo para saber. Além disso, como esses amigos conseguirão voltar para suas vidas e familiares??? Vale muito a pena ler e obter essas respostas.

Adorei a forma como a autora abordou a cultura dos negros trazidos da África para serem escravizados no Brasil. Além do reconhecimento de toda sua contribuição a cultura do Brasil, seja com culinária, arte, dança ou pelo mais importante pela sua contribuição na miscigenação da raça nacional (dos brasileiros). Mesmo de forma leve e sem maiores aprofundamentos achei muito importante a autora trazer esse tema. Muitos tem preconceitos com pessoas de cor, mas esquecem que foram seus antepassados que contribuíram para o Brasil ter a identidade que tem hoje. Enfim leitura válida para todas as idades. Fica a dica de um nacional maravilhoso!!!! 


 Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!???

10 comentários:

  1. Oi, Aline.
    Adorei sua resenha.
    Esse enredo buscando ressaltar a época da escravatura no Brasil, foi realmente bem inteligente da parte da autora. A busca pela valorização dos mesmos é importante.


    Abraços.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Aline.
    Adorei sua resenha.
    Esse enredo buscando ressaltar a época da escravatura no Brasil, foi realmente bem inteligente da parte da autora. A busca pela valorização dos mesmos é importante.


    Abraços.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Aline! Dei uma sumidinha pois minhas aulas voltaram e tá corrido! Mas um pouquinho por semana dá para acessar meus blogs por semana!
    Adorei esse livro, sou apaixonada por livros curtos com histórias boas, é muito bom lê-los entre alguns livros mais densos.
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Aline.
    Que divertido o enredo desse livro. Não tinha ouvido falar do livro nem da autora, mas fiquei super interessada. Quando puder vou conferir. :)

    Beijos, lindona. :**

    ResponderExcluir
  6. Oiiii Aline. Tudo bem? Esse livro não conhecia, mas gostei do que disse, gosto de livros que além da história tem por fundo um traço histórico.

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Aline, tudo bem?

    Primeiro que eu adorei a campanha do "Perca medo dos livros grossos"=P. E depois que achei bem interessante a proposta desse livro. Também gosto quando os autores inserem algum conteúdo histórico.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nossa amei Ni.

    Eu amo infanto-juvenil, acho demais, e quando é com aventura então.
    Poxa o Perigo na Ilha fez parte da coleção vaga-lume? Porque ele não me é estranho, mas tem tanto tempo que li, que não lembro mais, mas senão for é bem próximo.

    Amei a indicação, mas não achei ele no skoob para adicionar, somente o outro.

    Beijos Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não achei, vou avisar a autora. Beijos

      Excluir
  9. Olá Line,
    adorei a resenha e achei super legal o jeito da autora contar sua história. Ela mistura aventura e mostra um pouco de cultura... fantástico!!!
    Super Abraço, Victor Rosa

    ResponderExcluir