Feérica - Carolina Munhóz


Autora: Carolina Munhóz Editora: Leya
Selo: Fantasy - Casa das Palavras
351 Págs. 
2013

Não sei vocês mas eu adoro um reality show e quando soube da ideia desse livro, onde uma fada se revelaria ao mundo através de um programa, fiquei curiosa. Desde seu lançamento que o livro estava na minha estante =( e só em janeiro desse ano, decidi fazer maratona Carolina, que consegui ler e gostei. Posso dizer que dos quatro livros da autora lidos até agora esse ocupa a segunda posição, atrás apenas do livro A Fada que amei!!!

Violet Lashian é uma fada diferente de todos que a cercam, seus cabelos roxos chamam atenção, além de ser mais ousada que uma sereia; isso a faz ser mira das fadas pic-pop (populares) que não querem dividir a atenção com ela e por isso fazem de tudo para que ela se sinta uma excluída e diminuída. Ela não consegue se sentir parte da dimensão onde vive, fica revoltada por não ser aceita com toda sua originalidade e por isso seu interesse pelos humanos só cresce; ela é fascinada por tudo relacionado a eles (lembrei do Sr. Weasley, pai de Rony em Harry Potter). 
 
Depois de uma mal entendido causado para que ela fosse acusada e banida por praticar feitiços proibidos, ela fica desesperada e acaba fugindo para terra. Chegando a Los Angeles ("Conhecida como cidade dos Anjos. Em breve, seria também a cidade das fadas" pág.70), mas especificamente na rua da calçada da fama, percebe que a partir daí sua vida mudaria totalmente.

"Ela acreditou que poderia ser uma estrela em outro lugar. Que brilharia entre os demais e seria considerada finalmente uma fada relevante. Um ser mágico. Não um fantoche oco que tentava chamar atenção." Pág.28

Quando se vê sozinha em local desconhecido Violet se dá conta que não tinha um plano traçado e não sabia como conseguiria brilha naquele local. Mas andando pela calçada da fama acabou descobrindo que na terra as pessoas poderiam se destacar com apenas um talento, não precisavam ser perfeitas como em seu mundo. Com o passar dos dias acabou descobrindo que poderia cantar no programa de TV ídolos e quem sabe assim mostrar sua verdadeira face.

"Meu nome é Violet Lashian. Acho que para vocês eu teria uns 17 anos e quero ser o próximo ídolo americano porque vocês estão acostumados a verem fadas realizarem os seus sonhos, e acho justo pela primeira vez na vida realizarem os sonhos de uma fada." Pág. 9 

Dessa parte em diante ela conhecerá muitas pessoas, algumas que a ajudarão e outras que a farão passar por situações que serão essenciais para que ela possa refletir sobre seu papel na terra e em Ablach (dimensão das fadas). Garanto que ela passará por altos e baixos que a farão amadurecer e se tornar alguém mais segura e confiante para encarar um futuro cheio de surpresas e responsabilidades.

A narrativa é em primeira pessoa e intercalada por uma entrevista que Violet deu a um programa de TV ao estilo Jô Soares. Então ela vai respondendo as perguntas feitas e narrando sua história. Achei interessante essa organização do texto.

"De repente, a feérica se vê cercada pela realidade com que sempre sonhou. Mas será que ela é capaz de manter a pureza de sua raça mágica em um mundo corrompido pelo deslumbramento material?"
 
E por fim posso dizer que ela encontrará o amor verdadeiro numa pessoa que estava sempre ao seu lado, mas ela demorou a perceber. No fim a autora deixou no ar a possibilidade de uma continuação, mesmo tudo tendo sido concluído de forma esperada.

Fica a dica de leitura para quem gosta de livros com personagens divertidos e que amadurecem ao longo da história. Além claro da oportunidade de conhecer um pouco mais do mundo das fadas.

Detalhes da diagramação que adorei:






Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!

7 comentários:

  1. Olá! Adoro a Carolina, não sabia da existência dessa obra dela e agora estou bem animada para ler, só não gostei muito da capa...

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ni

    Nossa que leitura diferente. Parece muito gostosinha. Mas eu tenho meio "traumas" com fadas, fui ler aquela série "asas" e menina que negócio que não foi, ai fiquei "meio assim" depois, e o mais engraçado é que o primeiro livro que lembro de ter lido na minha vida foi de fadas e eu amei. Mas vou pensar em dar uma chance a este ainda mais por ser nacional, só que não no momento, pois vc já conhece a desculpa "a lista" kkkk.

    Beijosss

    Fer

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga,
    Ainda não conheço a escrita da autora, mas ela escreve mais livros sobre fadas né?
    Quando eu tiver oportunidade vou ler o livro Fada e O Reino das Vozes que Não se Calam.
    Esse não despertou muito meu interesse, mas como sempre, sua resenha ficou ótima.
    É sempre bom acompanhar a opinião dos amigos blogueiros, pois faz toda a diferença ao ler um livro!
    Beijos amiga,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amiga querida, tudo bem?

    Desculpe o sumiço. Janeiro é um mês sempre complicado para mim e até ontem estava igual a uma doida terminando de escrever a minha monografia da pós graduação. Mas prometo que agora vou me fazer mais presente por aqui. Tudo bem com você.
    Olha, confesso que não tenho curiosidade em ler nada da Carolina Munhoz porque eu não sou tão fã de fantasia e nem desse universo de fadas, etc. Mas que bom que você gostou da leitura

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nada da autora, mas como eu adoro reality show e gosto de contos de fadas, acho que essa seria uma boa leitura.

    http://www.eucurtoliteratura.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline!
    Haha, achei muito engraçado quando você comparou a personagem principal com o senhor Weasley! Feérica já tinha me interessado, mas como não gosto muito da Carolina Munhoz não comprarei o livro, além de que ele parece ter uma trama um pouco previsível.
    Beijos,

    lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi! ^^
    Da Carolina só li "O Inverno das Fadas". Esse livro parece ser interessante, mas "O Reino das vozes que não se calam" já está na minha lista de leituras e vai primeiro!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir