Maze Runner #1 - Correr ou Morrer - James Dashner



Autor:James Dashner
Editora:
V&R
426 Págs.
2009


A tempos queria ler essa série, mas apenas no ano passado consegui adquirir o box e agora posso ler tranquilamente quando eu desejar. Não gosto de ler um livro e ter que ficar esperando indeterminadamente pela sequencia; evito ao máximo.
 
A primeira coisa que gostaria de destacar nesse livro é a narrativa do autor, totalmente empolgante e cheia de suspense e ação. Sabe quando você começa a ler um livro e esquece de respirar??? Passei por isso e minha sorte foi que os capítulos são curtos e assim pude respirar entre eles. Também achei a história muito interessante, fiquei o tempo todo imaginando mil teorias e mil possibilidades para solucionar as problemáticas vividas pelos personagens.
 
O autor consegue prender a atenção do leitor o livro inteiro, não tem um capitulo que você se sinta desmotivado e deseje parar a leitura, pelo contrário você se sente junto com os personagens tentando entender o que está acontecendo e buscando encontrar uma saída para voltar para casa. Enfim esse livro é indicado para quem gosta de um bom Y.A. cheio de ação, ficção científica, distopia e muito suspense.

Começamos a conhecer a história de Maze Runner com a chegada de Thomas a clareira, lugar onde muitos adolescentes e jovens vivem a dois anos. Eles não sabem como chegaram ali nem tem memoria nenhuma do seu passado, só lembram de seus nomes nada mais. Eles precisam sobreviver e conviver uns com os outros, assim criam um tipo de sociedade onde cada um tem uma função. Essa clareira é cercada por um labirinto que fica aberto durante o dia e fecha a noite, quando sons horríveis de monstros "os verdugos" que são soltos no labirinto os assusta.

A chegada de Thomas modifica tudo, já que diferente de muitos que ali vivem (e já se acomodaram) ele não aceita a realidade imposta (quer saber quem o mandou para aquele lugar, por qual motivo e o que é aquele lugar: algum tipo de prisão???)e tenta de todo jeito primeiro entender o que está acontecendo e como tudo funciona e depois decide que precisa descobrir o segredo do labirinto e fugir dali junto com todos que estivesse dispostos a morrer tentando se fosse preciso.

E por fim a chegada de Teresa, única menina na clareira, desencadeia um caos sem precedentes para esses meninos, já que o labirinto não está mais sendo fechado e os monstros começam a atacar os clareanos. Garanto que a tensão que já estava grande fica insuportável, do tipo matar ou morrer.

Gostei demais das metáforas encontradas na história e a forma como as situações vividas por esses jovens me remeteram as situações da vida em sociedade em qualquer época. As pressões, as dúvidas, as tomadas de decisões, responsabilidades, perdas, medo e as estratégias de adaptação a realidade diferentes. E por fim a mensagem de que mesmo quando tudo parece perdido é preciso ter esperança no amanhã e no poder que cada um tem em contribuir com a mudança em direção a um futuro melhor, sem perder nossa humanidade acima de tudo.

Enfim esse livro superou minhas expectativas, mas confesso que não tenho fôlego para ler a série seguida. Mas em breve darei continuidade já que a forma como Correr ou Morrer foi finalizado me deixou curiosa com o que acontecerá a Implementação - fase 2.

Agora vou ver o filme e conferir o que os diretores modificaram.




Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!

19 comentários:

  1. De Maze Runner até agora eu só assisti ao filme, não pretendo ler o livro (embora tenha gostado bastante do filme). Meu comportamento com séries é diferente do seu... Quando todo mundo começa a falar de uma, eu corro pra conferir também, porque não quero ficar de fora da conversa! Hahaah
    Um beijinho,
    Mona
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  2. Quero (muito) ver o filme e ler o livro.Tenho visto algumas críticas positivas sobre a série (que me lembra muito "Jogos Vorazes", que eu amo *-*) e isso só tem aumentado minha curiosidade. Com sua resenha então... agora mesmo que preciso ler o quanto antes XD
    Parabéns pela resenha e obrigada pela dica de leitura ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Ni.

    Bem eu queria muito ler também, mas como iria demorar séculos até chegar a vez dele na minha lista, cai na besteira de ver o filme, eu gostei, mas achei que seria "mais" sabe? Mas claro que isso de deve ao fato de a adaptação nunca poder suprir tudo o que precisamos da história, então acho que viajei muito e não entendi tudo.
    Mas mesmo assim ainda pretendo ler porque pelo visto é muito bom.

    Beijos Fer

    ResponderExcluir
  4. Olá Aline tudo bem, esse gênero distopico com misto de aventura é meu novo queridinho, ainda não li nada de Maze mas tenho a maior curiosidade de conhecer, tbm não assisti ao filme justamente por isso, quero primeiro conhecer a escrita do autor e suas particularidades e depois a adaptação. Adorei sua resenha, espero os próximos.
    Bjs

    Dani Casquet - Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline!
    Quanto tempo! Primeiramente, avisar que agora que estou de molho vou sempre vir por aqui conferir suas leituras e novidades... *-*

    Eu ainda não li esse livro mas assisti ao filme, esse é uma exceção da minha vida de leitora pois não tenho vontade de lê-lo exatamente por ter visto sua adaptação... estranho porque geralmente isso nunca acontece.

    Espero que você faça uma postagem de comparação entre o filme e o livro, se vale a pena eu ler mesmo já sabendo da história ou não... fico no aguardo. haha

    beijos e adorei sua resenha, deu para sentir sua empolgação.

    http://garotanaalcateia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline!
    Amiga, que bom que você leu e gostou da história! Com toda certeza o James Dashner, sabe escrever um livro de ação, vai dizer. A fase dois é maravilhosa também, mas infelizmente não tão boa quanto o primeiro livro e sinto dizer, nenhum dos outros será, apesar de também merecerem suas 5 estrelinhas!
    Beijos,

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, amiga!
    Estou louca por essa série. Há muito tempo leio opiniões sobre ela e todas positivas, mas ainda não consegui comprar meu box, em breve vou investir nele e pela sua resenha sei que vou adorar a história. Também quero assistir o filme! ;)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  8. Amo/Sou essa série. Conheci o autor através do meu melhor amigo e quando comprei o box da série, fiquei ainda mais apaixonada. Senti falta de algumas coisas que estavam no livro, no filme, mas ainda assim é uma leitura que vale muito a pena.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá! Quero ler essa série há século, mas são muitos livros pra pouco tempo! Esse mês de provas não li nenhum, acredita? Estou quase tendo um colapso nervoso já! kkkkk
    Mas adorei saber que vc gostou, todos falam muito bem dessa série mesmo, mas não acredito que vc não lerá a continuação em seguida! Nunca consigo esperar, sempre que começo uma série só sossego quando termina, ainda mais se for uma série boa como essa!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Aline, tudo bem?
    Eu até tenho vontade de ler essa série, mas me faltam tempo e dinheiro!
    Eu ainda não assisti ao filme e acredito que não tenha visto ainda, porque no fundo tenho a esperança de realizar essa leitura em um futuro não tão longe...Quem sabe né?
    Espero que você continue gostando da série nos próximos livros e que eles sejam uma ótima leitura pra você!

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Oi amiga,
    Ainda não li este livro, mas não resisti e acabei assistindo ao filme =/
    Mesmo assim, ele ainda continua na minha listinha.
    É tão bom quando uma leitura tira nosso fôlego né? Tive essa mesma sensação lendo Divergente!! Amiga, você precisa ler essa trilogia, apesar de eu não ter gostado muito do final.
    Beijos e boas leituras :)

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    esse livro nunca chamou muito minha atenção, mas ultimamente tenho visto algumas resenhas positivas, como a sua, que tem me feito mudar um pouco de ideia. Eu gosto de histórias dinâmicas, bem construídas e que passem uma mensagem legal, relacionada ao nosso mundo e sociedade, e pelo que você falou, Maze Runner tem isso tudo
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ei ALine!!
    Adquiri meu box mês passado, só falta arrumar um tempinho p ler agora rsrsr!!
    Empolgada aqui c sua resenha, quero logo conhecer este universo novoo!!
    Bjos!!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bom?
    Eu adoro livros distópicos e que fazem com que o leitor levante várias teorias e tire o fôlego. Maze Runner já está na minha lista de desejados e espero gostar tanto quanto você.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Aline, tudo bem?

    Adoro distopias e esse livro me chamou a atenção pelo trailer do filme. Vi o trailer no cinema e fiquei com vontade de ler. Ainda não li, confesso, mas pretendo em breve. Parabéns pela resenha. Bom saber que o livro superou a sua expectativa

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá... tudo bem??
    ahhh eu assisti o filme primeiro... claro que eu tinha vontade de ler o livro, mas não estava naquele frenesi, mas depois do filme nossa!!! Comprei os dois primeiros livros no mesmo dia... ainda não li... mas antes do lançamento do segundo filme eu leio os dois... quero ir munida... não quero ser pega de surpresa rsrsrs... adorei a sua resenha... ela foi completamente empolgante... no filme fiquei sem fôlego... o ator que faz o Tomas é perfeito... xero!!!

    Seguindo o blog e curtindo a fanpage.
    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/2015/04/resenha-136-arteza-knight-e-o-dragao.html

    ResponderExcluir
  18. Oi Aline

    Amo distopias e ganhei esse livro a uns 2 anos mas até agora não consegui ler, quero muito ler e ver o filme já que sempre vejo sempre muitos elogios.

    beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá!!

    Diferente do que eu costumo fazer, este eu vi o filme antes de ler... e acaba que eu gostei, mas não tanto como achei que gostaria... o que me levou a adiar a leitura da série. Agora, com seu comentário de que é eletrizante e mal dá para respirar, pode ser que volte para a minha lista de leitura, porque de fato é o tipo de coisa que gosto! :D

    Beijos

    www.escrevarte.com.br

    ResponderExcluir