Gênero Literário - Romance Histórico!!!

Olá meus queridos, como vocês estão!!!??? Espero que ótimos, vocês já devem estar curiosos para saber qual a indicação do Desafio dos Gêneros Literários desse mês; pois bem, a indicação é ler um Romance Histórico. O meu escolhido foi 1808 do Jornalista Laurentino Gomes, sempre gostei de história do Brasil e estou bem curiosa para descobrir
"Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil."

Depois de uma breve pesquisa pelo google posso garantir que não encontrei uma definição totalmente fechada sobre Romances Históricos. Além disso existe a eterna confusão sobre a diferença entre os Romances Históricos e os Romances de época!!! Mas pelo que compreendi podemos considerar um Romance Histórico quando ele "mistura história e ficção, reconstruindo acontecimentos, costumes e personagens históricos." Ou seja nos Romances Históricos existe a preocupação com Fatos e Datas; e ele costuma ter uma narrativa mais complexa, já que as ocorrências históricas são a base do enredo.

Fonte: wikipedia


Alguns Romances Históricos que se destacaram:




Por fim gostaria de dizer que os Romances de época são considerados por alguns um subgênero do Romance Histórico, destacando que os de época não se preocupam com fatos e datas, seu foco são os costumes de determinada época (como se vivia, vestiam, se relacionavam e o que as pessoas desejavam para o futuro).

Sei que esse post ficou simples e sem grandes novidades, mas quem já tentou pesquisar sobre o assunto sabe como é difícil, além disso o objetivo desse post é só dar uma ideia sobre o que são Romances Históricos por isso acredito que consegui. 
Falem o que acharam e o que sabem nos comentários, quem sabe vocês me ajudam a entender e acrescentam mais detalhes sobre o assunto.


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!

9 comentários:

  1. Oi Aline!
    Tá certa sim a sua definição de romance histórico ^.^ Romances de Época são mais para retratar um certo período da história, os costumes, povo e etc.
    Quero ler Anna Karenina, assim como Os Três Mosqueteiros! Já leu algum deles?
    Beijo,

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero ler Anna Karenina =)
      Desses livros que citei no post ano li nenhum!!!
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Aline, tudo bom?
    Eu não fazia ideia que tinha diferença entre Romance Histórico e de época. Pena que não me interesso muito por esse tipo de leitura, já tentei ler e não fez muito meu estilo, quem sabe um dia :/
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi querida,
    Pelo que sei sobre o assunto e isso mesmo que você comentou. Adoro romances de época, agora os históricos já me deixam entediada as vezes.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2015/07/musica-do-coracao-de-kate-ashley.html#comment-form

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga!!
    Confesso que tenho problemas em classificar os livros e sempre me confundo. Mas, acredito seja isso mesmo, os romances históricos focam nas datas e fatos...
    Não li nenhum desse que você citou, mas quero conhecer Anna Karenina e Os Três Mosqueteiros ^^
    Beijos querida,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline, tudi bem?

    Eu gosto muito de romance histórico. Gosto da abordagem dos romances históricos. Mas, como vc falou, acho que a diferença deles para os romances de época é a própria temática.Um romance histórico se passa em algum período determinante da história: Inquisição, revolução industrial, primeira guerra... esses são romances históricos. Já os de época não tem essa contextualização. Só se passam nos séculos passados.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel obrigada pela ajuda, vc utilizou palavras chaves que definiram e ajudaram a exclarecer minha dúvida!!! Beijão!!!

      Excluir
  6. Aline, adorei sua escolha de leitura. Vou acompanhar para saber sua opinião. Dizem que esse livro do Laurentino é ótimo! Quanto ao gênero do mês, você me fez pensar que eu leio pouquíssimos livros do segmento... talvez eu deva pensar em criar alguns desafios (pessoais) legais para mim.

    Abraços,
    www.universoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  7. Aline gostei desse post, bem esclarecedor, eu ainda tinha dúvidas e me confundia, mas agora peguei o espírito da coisa rsrs.
    Eu gosto mais dos romances de época, são mais suaves.
    Mas ainda pretendo ler Anna Karenina porque é um histórico muito elogiado.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir