1808 - Laurentino Gomes



Autor: Laurentino Gomes  
Editora: Planeta 
3ªedição - versão econômica  
367 Págs. 2010


Vocês acreditam que tenho esse livro na minha estante desde de 2010 e só esse ano consegui ler o mesmo??? Confesso que foi bem interessante meu envolvimento com ele. Escolhi o mesmo para ser lido dentro do desafio dos gêneros literários, no caso romance histórico (no mês de julho) mas só concluir sua leitura em setembro e estou resenhando agora em outubro.

Com certeza esse livro é indicado para aqueles que gostam de história, principalmente do Brasil, e claro para aqueles que gostam de ler livros escritos por jornalistas (livro-reportagem) ele é um apanhando de anos de pesquisa sobre a construção do nosso país.

O Laurentino explica que os propósitos do livro são primeiro: "resgatar a história da corte portuguesa no Brasil do relativo esquecimento a que foi confinada e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível." E o segundo objetivo "é tornar esse pedaço da história brasileira mais acessível para leitores que se interessam pelos acontecimentos do passado, mas não estão habituados nem dispostos a decifrar a rebuscada linguagem acadêmica."

De uma forma clara e objetiva Laurentino vai nos apresentando "as peças desse quebra-cabeça" que foi a vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil, a forma como encontraram a colônia e sua transição durante os anos que aqui permaneceram e claro como tudo ficou após o retorno deles para Portugal.

Outra coisa que achei interessante foi perceber como uma atitude/decisão gerou consequências para Brasil e Portugal. No livro também acompanhamos como estava a Europa nesse período e todos os acordos entre Brasil e Inglaterra.

Muitos podem pensar: que graça tem ler um livro contando uma história que estudamos no colégio!!!??? No meu caso garanto que foi uma experiência maravilhosa, lembrava do assunto de forma geral pelos meus estudo quando jovem, mas agora tudo me pareceu mais interessante e cheio de detalhes que não tive nos tempos de colégio. Penso até que os livros do Laurentino deveriam ser adotados pelos professores de história do Brasil, seria muito estimulante e instigante ter acesso às informações nele contidas na época de estudantes.

Me senti lendo os bastidores do nascimento do país, junto com os sonhos, problemas, injustiças e "jeitinho Brasileiro". Uma coisa que chamou minha atenção foi o destaque que o autor deu a falta de valorização dos pontos históricos das cidades Brasileiras, o descaso é inaceitável; ele acredita que parte da culpa disso é a forma caricata como a família real é retratado nos livros.

"Como uma rainha louca, um príncipe medroso é uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil."

Durante a narrativa temos acesso a vários trechos de cartas e diários de visitantes que por aqui passaram. A forma como viam a ex-colônia e atual residência da família real, suas modificações e como tudo foi se "encaixando" com o passar dos anos. Confesso que fiquei morrendo de pena dos escravos =\ ôh povo sofrido.

Após a leitura desse livro posso dizer que percebi o quanto nossos antepassados foram corajosos, tanto os que vieram de Portugal quanto os que os receberam aqui no Brasil; os primeiros enfrentaram uma viagem em embarcações sem conforto, higiene e segurança buscando uma vida melhor e mais segura longe de Napoleão; e os que aqui estavam tiveram coragem para aceitar as mudanças que estavam por vir junto com os Portugueses.




Enfim valeu a experiência e com certeza deu para ter uma noção da origem de alguns problemas sociais que persistem aos dias atuais. Pretendo ler os outros livros do Laurentino assim que possível!!


 Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!?

3 comentários:

  1. Oi, Aline!!! Quanto tempo hien???

    Tenho muita vontade de ler esses livros, eles parecem bem interessantes e acrescentam bastante conhecimento para nós. Assim que eu tiver oportunidade vou lê-los!!

    Ahh, estou planejando voltar ao mundo blogueiro (ainda é suposição). Se quiser poderia mandar mensagem quando puder!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!
    Parabéns pela resenha! Leitura crítica assim é difícil ver por aí!
    Estou comentando nessa resenha porque já li a trilogia do Laurentino e já fiz a resenha do 1889 lá no blog.
    Sim, Laurentino é rei! Eu já li os três "livros-reportagens" como ele mesmo gosta de rotular!
    Na minha opinião, 1822 é uma reprodução de 1808. Gostei mais mesmo do 1889.
    Convenhamos: NENHUM professor de história mostram os fatos como eles aconteceram como o Laurentino Gomes narra! Os meandros, os bastidores e o que aconteceu extra-oficialmente, só o Mestre Laurentino faz!
    E o mais legal: ele nem é acadêmico de História para fazer um trabalho desse jeito. Certamente, isso daria uma ótima tese de mestrado para quem é da área. Também, reunindo tanta informação como ele conseguiu! Foi um trabalho realmente de quem é do meio universitário!!
    Às vezes, fico até com vontade de fazer um trabalho igual. Já que um jornalista consegue, porque um advogado não pode conseguir também, não é? hahahahaha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos obrigada pela atenção e pelo comentário. Suas observações foram bem interessantes!!!

      Excluir