Autora: Janaina Rico & Liana Cupini
Editora: Qualis
2015 - 1° edição144 págs
Desde que fiquei sabendo do lançamento desse livro minha curiosidade ficou aguçada por ser uma história composta pelas autoras Janaina Rico (já conheço o trabalho dela e gosto muito) e Liana Cupini (já li ótimas resenhas sobre os livros dela e essa seria uma ótima oportunidade para conhecer seu trabalho), além dessa capa linda, concordam!!!
Adorei a edição da editora Qualis: páginas amareladas, fontes das letras em ótimo tamanho, mas achei que a revisão pecou um pouco, encontrei vários erros ao longo da leitura (acredito que nas próximas edições elas serão corrigidas). Os capítulos são curtinhos e objetivos, por isso a leitura flui rapidamente, a narração é feita em primeira pessoas e é distribuída entre as duas amigas, assim temos a visão delas ao longo da história.
Confesso que a linguagem coloquial, somada as gírias e ditados populares usadas pelas autoras me incomodou um pouco, mas ao mesmo tempo esse artifício fez com que as personagens me parecesse pessoas reais do dia a dia, acredito que esse era o objetivo das autoras.
A proposta de apresentar uma história sobre as dores e alegrias de ser mulher foi bem desenvolvida ao meu ver. Nessa história conhecemos duas amigas bem diferentes que acabam passando por decepções na vida devido o jeito de ser de cada uma e por isso acabam tendo a ideia de tentar viver de forma diferente, mudando o visual e a cidade onde viviam para tentar fazer a vida dar certo. Isabel, a recatada e que não tinha muitas pretensões para sua vida além de casar, ter filhos e ser feliz como dona de casa, acaba se transformando numa mulher bem produzida e de aparência sexy que chama atenção de todos por onde passa e assim consegue um emprego maravilhoso que paga bem e ainda tem um bônus (um chefe lindo) e Luciana que era a mulher fatal e que não abria mão de uma noitada inconsequente tentará ficar mais recatada e não chamar tanta atenção para provar que é mais que um rosto e corpo bonitos.
A princípio tudo parece dar certo mas com o passar do tempo elas percebem que por dentro ainda são as mesmas e acabam se envolvendo em mil confusões.
Apesar de ser um livro curtinho, apenas 141 páginas, as autoras conseguem fazer os leitores refletirem sobre o papel das mulheres numa sociedade que apesar de toda evolução que passou ao longo dos séculos ainda permanece machista e cheia de preconceitos. Também debatem sobre as rivalidades entre as mulheres, mesmo as amigas. Entre outros temas como traição, auto estima, brigas e afastamentos em família etc.
Uma coisa que eu achei muito interessante foi acompanhar as mudanças que cada uma dessas amigas tiveram em suas vidas, elas perceberam que muitas vezes o que pode fazê-las feliz é bem diferente do que imaginavam e da forma como levavam suas vidas (Para quem leu entenderá isso principalmente no epílogo do livro, onde somos informadas como a vida das personagens estavam após alguns anos depois da história que acompanhamos, adorei!!!).
Enfim apesar das autoras tocarem em temas sérios e importantes para serem debatidos, elas conseguem contar uma história com humor e muitas confusões dignas de um chick-lit. Acredito que todos deveriam ler As Aparências Enganam e se permitir conhecer o trabalho dessas duas escritoras nacionais que tem muito potencial para conquistar fãs de todas as idades. Fica a dica!!!
Vejam minha opinião sobre o outro livro que li da Janaina aqui: Ser Clara
Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!?
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!?
Amei sua resenha. Eu também encontrei alguns erros na edição do livro, mas deixei passar. Gostei muito do livro. E a sua resenha está explicadinha. Quem leu realmente entende que nada é como parece e que as pessoas mudam.
ResponderExcluirParabéns pela sua resenha Aline.
Beijinhos
http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/
Oi, Aline!
ResponderExcluirAinda não conhecia o livro, mas pela tua resenha dá para perceber que é uma ótima história. Com certeza irei compra-lo, afinal amooo um chick-lit, ainda mais um chick-lit nacional!
Beijos!
Books and Movies
www.booksandmovies.com.br/
Oi Aline! Fiquei super interessada nesse livro, adorei a capa e a proposta, inverter completamente a personalidade e o modo de agir é algo que com certeza já passou pela cabeça de muitas... quero saber como elas lidaram com todas essas mudanças e das confusões e consequências desse ato.
ResponderExcluirAdorei sua resenha e espero que esses erros sejam corrigidos mesmo.
beijos
http://www.livromaniaca.com/
Oi amiga!
ResponderExcluirEssa é a primeira resenha que leio sobre esse livro e confesso que fiquei curiosa para acompanhar as mudanças das personagens. Acredito que a narrativa seja bem engraçada, principalmente com o fato da troca de lugar entre elas!
Espero que os erros sejam revisados na próxima edição pois nossa literatura merece total atenção!!
Obrigada pela dica Line :)
Beijos,
versosenotas.blogspot.com.br
Falei com a Janaina e ela garantiu que a segunda edição chegará bem revisada!!!
ExcluirEu conheci esse livro na Bienal daqui de PE e nem me interessei muito, mas agora que li a tua resenha fiquei com vontade de lê-lo kk'
ResponderExcluirGosto muito de livros que tenham alguma mensagem importante e ainda assim sejam divertidos, esse parece ser bem assim haha'
Vou colocá-lo na minha listinha :D
Beijos
Colecionando Primaveras