Era uma vez no Outono - Lisa Kleypas


Série: As Quatro estações do Amor #2  
Autora: Lisa Kleypas    
Editora: Arqueiro   
(cortesia) - 2016  
283 págs


Vocês podem ver minha opinião sobre o primeiro livro da série aqui: 
Segredos de uma noite de verão

Já faz um tempo que conclui a leitura, mas só agora consegui organizar as ideias para formular minha opinião sobre a leitura do segundo livro da série: As quatro estações do amor da Lisa Kleypas para vocês. Por se tratar de um romance de época vocês já deduzem que adorei, geralmente consigo me envolver bem com os enredos desse estilo. Até agora todos que li me agradam.

Assim como no livro anterior a história desse terá seu foco em uma das amigas do grupo de solteironas conseguir um marido e nesse caso percebi que a Lillian não precisou tanto da ajuda das amigas, já que ela e o seu devido par já tinham um sentimento recíproco, mesmo que não percebido previamente; ele só precisou ser desenvolvido junto com a confiança e admiração gradativa.

A história desse livro se passa dois meses após o fim do primeiro livro da série, ou seja ainda estamos em 1843 e dessa vez a americana Lillian Bowman terá oportunidade de ser melhor desenvolvida com todos os seus talentos e defeitos.

Muito interessante saber que a Lillian tem um dom raro de detectar (os cheiros) os componentes de um perfume, dos mais simples aos mais raros. Ela poderia utilizar esse dom na empresa de fragrâncias e sabonetes do pai, mas infelizmente nessa época não era de bom tom mulheres trabalhando fora, nem em empresas famíliares. Por isso ela não vê vantagem nenhuma nesse dom.

"Um dom pouco útil na procura de um marido. Que sorte ter um talento tão inútil! Eu me sairia melhor com uma bela voz ou grande beleza. Como minha mãe diz, é pouco educado um dama gostar de cheirar coisas." Pág. 10
 
A autora nos apresenta com estão as amigas ("folhas secas"): Daisey, Annabelle e Evangeline (Evie) assim temos a oportunidade de matar um pouco da saudade delas e nos preparar para mais confusões e risadas. Enquanto planejam como conseguir um pretendente para Lillian, decidem testar um perfume especial criado por e para Lilian. Essa ideia colocará Lillian e Annabelle em situações com consequências irreversíveis.

"Elas ainda não tinham uma ideia clara sobre quem iriam agarrar, nem um plano sólido para consegui-lo." Pág. 13

"Algumas pessoas acreditam que os perfumes são mágicos. O cheiro de qualquer coisa é sua essência mais pura. E certas fragrâncias podem despertar fantasmas de amores passados, as mais doces lembranças." Pág. 07
 
Temos a oportunidade de acompanhar um pouco do relacionamento entre as irmãs americanas, elas sempre fizeram tudo juntas e a possibilidade de uma delas se casar assusta

"Lillian ... Se você encontrar um marido este ano ... Tudo vai mudar. Você vai mudar. Não haverá mais aventuras ou diversão, e ficarei sozinha.
- Não seja boba - disse Lillian franzindo a testa. - Não vou mudar e você não ficará sozinha. (...) Não vou ter esse tipo de marido. Vou me casar com um homem que não notará ou não se importará com o que faço quando estou longe dele." Pág. 24

"Eu tenho me perguntado ... Por que estamos tão decididas a nos casar com um aristocrata, morar em uma casa antiga e enorme, caindo aos pedaços, comer comida inglesa nojenta e tentar dar instruções para criados que não tem absolutamente nenhum respeito por nós? (...) Herdeiras com linhagens plebéias não eram desejadas nem pelos homens de sangue azul nem pelos novos-ricos em busca de ascensão social. Por isso a única solução era caçar maridos na Europa, onde homens da classe alta precisavam de esposas ricas." Pág. 30

Conhecemos um pouco da história familiar do lorde Westcliff (já apresentado no livro anterior, devido sua amizade com o Simon Hunt, marido de Annabelle) e tudo pelo que passou desde jovem nas mãos de seu pai e por isso ele tem dificuldade em demonstrar sentimentos e se permitir seguir seu coração; Ele sempre procura fazer o que é certo para sua posição social, como o aristocrata, solteiro, mais rico da Inglaterra. Será que assim como suas irmãs, Marcus (lorde Westcliff) também será fisgado pelo fascínio dos Americanos.

Por motivo de negócio entre Marcus e o pai de Lillian, a família toda acaba se hospedando em Hampshire por algumas semanas e dessa forma Marcus e Lillian terão que conviver bem para que tudo dê certo. Ambos tem aversão mútua, mas algo também os atraem, dessa forma eles acabarão passando por situações que testaram seus sentimentos e os farão descobrir que nem sempre o melhor para nós é o que acreditamos ser o certo. E nesse caso não são os opostos, mas os iguais (em gênio e personalidade) que os atrairão.

Minha gente que megera, monstra, bruxa (etc) é a condessa, mãe do Westcliff!!!??? Só eu tive nojo dela em todas as cenas!!!??? Mas ao mesmo tempo as cenas com ela rendem tensão e reflexão sobre até que ponto alguém é capaz de ir para ver suas vontades concretizadas.
 
A Lisa Kleypas não perdeu a oportunidade de deixar clara as diferenças sociais e culturais entre americanos e ingleses. Além da crise em que a aristocracia esta vivenciando nesse período em que a história está sendo desenvolvida.

Por fim gostaria de destacar que estou ansiosa para o livro seguinte sobre a Evie, a autora fez uma ótima apresentação de como a personagem está vivendo e sofrendo nas mãos de familiares; e seu desespero para mudar sua situação a fará tomar uma atitude nas páginas finais de Era uma vez no Outono que me deixou chocada e empolgada ao mesmo tempo. 

É isso gente, esse texto já está enorme, mas espero que vocês tenham gostado de saber minha opinião e que leiam esse romance; tenho certeza que será divertido acompanhar como as moças caçavam seus maridos, como os cavalheiros se rendiam ao verdadeiro amor (quando o encontrava) e como a sociedade da época era regida. Fica a dica!!!!




 Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 
 Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!?

13 comentários:

  1. Oi Aline! Tudo bem?
    Você e o seu amor incondicional por romances de época né?! haha Eu adorei essa capa e me interessei muito pela história. Me identifiquei com esse sentimento de perda e mudança quando alguém que amamos encontra sua alma gêmea... nos sentimos abandonadas e com medo de ser esquecidos!

    Adorei sua resenha!
    beijos

    Livromaníaca / Tielle So

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, sou suspeita para falar porque eu amo a escrita de Lisa Kleypas e adoro como ela consegue desenvolver bem o romance de época, que inclusive acabou virando um dos meus gêneros literários favoritos. Ainda não comecei a acompanhar essa série, mas já está na minha lista de desejados e sei que não vou me decepcionar.
    Beijos, Fer ♥

    ResponderExcluir
  3. Vou te dizer que achei engraçado. A Condessa Westcliff Bruxa e Megera hehehe tá ai uma coisa que falta mais nos romances de época, um personagem ruizinho para dar um charme a mais na história.
    Assim que todos os livros das estações forem publicados, quero comra-los, a história desse parece ser muito boa ♥ ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline!
    Ainda não tive oportunidade de ler nada da Lisa, mas como fã de romances de época, acho difícil não gostar.
    Esse livro parece ser ainda melhor que o primeiro e estou curiosa para ler um romance que aborde as mudanças na economia da Inglaterra. Acredito que esse choque de culturas entre americanos e ingleses tenha sido outro ponto interessante no livro e essa condessa? Sempre tem alguém para atrapalhar o romance rsrs.
    Amiga, adorei a resenha que aumentou ainda mais minha vontade de lê-lo! Parabéns!!
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adoro esses romances de época e esse é mais um que quero ler. Sempre vejo as pessoas falando dele e isso só aumenta minha curiosidade. Esse eu tenho certeza que vou ler ainda esse ano, espero que muito em breve!

    ResponderExcluir
  6. OI, tudo bem?
    Acho que todo romance de época tem uma megera né hahah Fico me roendo de raiva quando me deparo com uma também.
    Gostei de saber que a autora ainda levanta outras questões da aristocracia.
    Adoraria ler essa série, é uma pena que ainda não tive oportunidade.

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é incrível,Lisa Kleypas consegue escrever um romance de tirar o fôlego e ainda falar sobre cultura,diferenças sociais e a hipocrisia da época de forma magistral.

    Também estou ansiosa pelo livro da Evie... ahh que ansiedade..

    Linda resenha...

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  8. Olá, Aline!
    Desde o lançamento do primeiro livro tenho vontade de acompanhar a série. Adoro romances de época e esse parece ser ainda melhor! Adorei sua resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Ai, amiga estou amando essa série! Eu adorei esse livro e estou ainda mais ansiosa para a história da Evie, o gancho que a autora deixou é de enlouquecer o leitor! A Lilian e o Marcos são perfeitos, a história deles é muito fofa. A condessa velha é uma bruxa mesmo, que mulher detestável! rsrsrsrsrsrs

    beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  10. Poxa... ter um dom tão bacana como o de identificar fragrâncias e não poder trabalhar com ele é dureza heim? Nem mesmo na empresa do pai? Mas são outras épocas, não é mesmo? Adoro romances de época e fiquei com vontade de ler o livro, pois você ainda nos conta sobre um toque de humor e detalhes inesperados ao final do livro. Vou adicionar à lista de leituras.
    Beijos.

    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Poxa... ter um dom tão bacana como o de identificar fragrâncias e não poder trabalhar com ele é dureza heim? Nem mesmo na empresa do pai? Mas são outras épocas, não é mesmo? Adoro romances de época e fiquei com vontade de ler o livro, pois você ainda nos conta sobre um toque de humor e detalhes inesperados ao final do livro. Vou adicionar à lista de leituras.
    Beijos.

    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. aiiii, mais Lisa! Amo a escrita da autora, e estou louca para ler essa série desde que lançou, mas não consegui ainda. E acho legal a autora mostrar as diferenças culturais entre ingleses e americanos, porque já li alguns livros de época que deixaram isso passar batido
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Linda, tudo bem??
    Eu acho as capas lindas e representam bem - pelo menos eu acho - as protagonistas... tenho muita vontade de ler os livros, mas vai demorar um pouco, mas antes tarde do que nunca certo ?? Gostei do Dom da mocinha, mas o machismo nessa época era enorme, como que ela poderia desenvolver seu talento desta forma? Queria eu ter essa sensibilidade... enfim, a leitura deve ter sido mesmo muito boa, senti sua empolgação... Xero!!!

    ResponderExcluir