Oi gente linda, comprei o livro Um ano inesquecível e decidi ler os contos aos poucos, sem pressa, para aproveitar cada um da melhor forma possível, além claro de conhecer a escrita das autoras envolvidas no projeto. Acredito que fazer uma postagem única de um livro de contos é meio estranho e acaba que as pessoas não dão a devida atenção as contos individualmente e sim ao livro como um todo. Por isso trarei minha opinião sobre cada leitura separadamente, ok!!??? Espero que gostem!!!
O primeiro conto é da querida Paula Pimenta, já estou acostumada com a escrita dela e com o desenvolvimento dos personagens. E os próximos contos serão da Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças e será meu primeiro contato com elas, espero gostar tanto quando o conto da Paula Pimenta!!!
Conto 01
Enquanto a neve cair
Autora: Paula Pimenta
112 páginas - 2015
Editora Gutenberg
A história que é narrada em primeira pessoa pela Mabel, 14 anos, começa com seu desabafo: ela está muito chateada com seus pais por eles não deixarem ela passar as férias com os amigos de escola e sim ter que viajar, obrigada, com eles e seu irmão mais novo para O Valle Nevado no Chile.
No inicio da história confesso que achei tudo muito chatinho devido os dramas dela e eu ficava torcendo para ela parar de mimimi e curtir a viagem com os pais, aprendendo a esquiar e fazendo novas amizades. Entendo que nessa fase tudo que se quer é curtir os amigos, mas não podemos deixar de valorizar nossos pais enquanto eles estão ao nosso lado.
Mabel se envolve em muitas confusões por causa de seu gênio forte e assim acaba se colocando em perigo e sendo salva por um garoto muito especial. A partir daí ela reavalia toda sua postura na viagem e começa a aproveitar cada minuto que pode. Temos que lembrar que a história é um conto, então tudo é muito objetivo e se resolve no tempo certo. Amei o final e fiquei desejando mais. Como sempre a Paula Pimenta consegue fazer o leitor (que já passou dessa fase) lembrar bem da adolescência e refletir sobre as consequências de seus atos e perceber o que realmente importa na vida.
"Eu nunca tinha me sentido tão feliz e tranquila. Como se tudo que eu havia experimentado antes fosse mera imitação de sentimentos. Como se apenas agora eu tivesse realmente conhecendo o amor." pág. 100
O único ponto negativo que achei foi que na parte onde a história mostra
as mensagens de texto no WhatsApp da Mabel e suas amigas, as letras
estavam bem pequenas e o fundo escuro, tornando assim a leitura
desconfortável. Apesar disso, achei legal a ideia porque nos livros da
Paula Pimenta sempre tem mensagens de texto, email e todas as outras
forma de comunicação representados. Acho isso fofo!!!
Enfim acredito que essa é uma leitura válida tanto para quem está nessa fase, adolescência, como para aqueles que já passaram (como eu) mas que gostam ou tem curiosidade em conhecer o trabalho das autoras. Fica a dica de leitura nacional de qualidade, fluida e cheia de mensagens bonitas.
Capa do livro:
As Divas por trás das histórias!!!
Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!
Não gostei muito a história, mas que bom que você gostou!
ResponderExcluirBjs
Oi Aline!!
ResponderExcluirJá li um livro da Paula, mas acho a escrita dela voltada p adolescente, não consigo amar hahaha, por isso nem considerei ler este ou outros livros da autora. Também acho ruim quando a diagramação deixa alguma coisa difícil de ler.
Bjos
Aline Praça
www.leituravipblog.com
Eu ainda não li nada da Paula pimenta para falar sobre como ela escreve mas eu já vi várias pessoas falando deste livro. É uma coisa que eu gostaria de ler porque como é de contos e mesmo eu não sendo muito a favor de contos, poderia conhecer a escrita de autoras nacionais, mas vi que elas escrevem para um público bem mais jovem, né? Li um da Thalita Rebouças semana passada e percebi isso.
ResponderExcluirBeijos,
Greice Negrini
Blogando Livros
www.blogandolivros.com
Sim o público alvo delas é infanto juvenil, mas acredito que qualquer pessoas pode ler normalmente, afinal recordar essa fase é tão gostoso. Mas entendo quem não gosta.
ExcluirOla Aline esse mimimi da protagonista já me desanimou, eu gosto de ler livros de adolescentes desde que não haja drama demais pois fica uma leitura pesada que não fluiu, dessa vez vou deixar passar a dica. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Nunca li nada da Paula Pimenta na minha vida hehehehehe.
ResponderExcluirAchei muito legal você optar por resenhar cada conto separado.
A protagonista não ganhou minha simpatia não, mas acredito que a história seja legal de qualquer forma.
Beijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky
Helana obrigada pela observação, você foi a única que falou sobre a questão de eu ter optado por resenhar os contos individualmente. Obrigada pela atenção. Achei mais interessante assim!!! Beijinhos!!!
ExcluirEsse livro não chamou muito minha atenção, provavelmente porque não sou o público alvo. Em relação a sua resenha, achei extremamente interessante essa forma de resenhar cada conto separadamente. Uma ótima idéia.
ResponderExcluirBjs.
www.ciadoleitor.com
Olá!
ResponderExcluirGostei muito da proposta do livro. Esse conto em particular me chamou muito a atenção para esse tema de viagem em família porque mesmo quando eu era adolescente sempre gostei muito e não entendi muito desse drama que ela está fazendo hahaha Talvez isso me irritaria um pouco ao ler o conto. Realmente, é bem teen mas é aquela leitura delicinha de fazer um dia que você não tem nada para fazer. Adorei a dica!
Beijos.
http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com
Eu confesso que não tenho vontade nenhuma de ler essas autoras...já li a Bruna Vieira e a Thalita e nossa, não é mesmo para a minha idade. A Thalita até quero reler, pois li os primeiros livros dela...como tem tempo acredito que ela tenha amadurecido bastante como autora
ResponderExcluirbjs
Oi, amiga!
ResponderExcluirTenho muita vontade de ler esse livro, mas preciso confessar que tenho problemas com livros que reúnem contos. Você conhece o livro "O Presente do Meu Grande Amor"? Ele reúne 12 contos que, a princípio, seriam natalinos.. mas ele está empacado na minha estante. Gosto de ler contos de vez em quando, de gêneros diferentes.. então só consegui ler os 4 primeiros. Vou tentar terminá-lo no final do ano.
Sobre esse conto da Paul Pimenta, ele parece ser bem fofo. A personagem pode ter muito mi mi mi, mas assim é mais bacana para acompanharmos a evolução de sua maturidade. Fiquei curiosa para ler e sua opinião sobre o final mostra que ele é bom. Esse é o único problema dos contos: acabar rápido rs.
Beijosss
versosenotas.blogspot.com.br
OOi
ResponderExcluirEmbora tenha vários comentários positivos, esses contos não chamam muito minha atenção, provavelmente por não gostar muito do estilo, sabe?!
Mas fico feliz que tenha gostado, espero que também curta os outros.
Beijoos
http://estantemineira.blogspot.com.br/
Olá Line, tudo bem! Ainda não li nenhum livro da Paula Pimenta, acho ela muito simpática, mas os livros nunca chamaram atenção. Mas eu gosto dessas leituras juvenis, por que gosto de ler com a Bella, esse conto da Paula é o estresse de qualquer pai e fiquei imaginando no lugar deles. Quero conhecer os demais. Bjkas
ResponderExcluirEstou louca para ler esse livro!
ResponderExcluirEu adoro a escrita da Paula Pimenta e tenho certeza que, mesmo já tendo passado pela adolescência, vou gostar do seu conto! Apesar disso, eu sei que também vou ficar de saco cheio do mimimi da protagonista, mas fico feliz que melhora com o decorrer a história!
Beijos,
Déia
Own Mine