Desventuras em série #1 Mau Começo


Autor: Lemony Snicket
Editora: Cia. das letras
151 Págs. - 2001

Já faz um certo tempo que tenho os dois primeiros livros, dos treze que a série possui; mas só agora com a proximidade da estreia da série na Netflix que me empolguei e cai de cabeça na história dos órfãos Baudelaire. A história em si já é de conhecimento da grande maioria de vocês, por isso decidi expor aqui apenas as minhas impressões gerais sobre as mensagens que pude perceber ao longo do texto do Lemony Snicket.

Penso que acima de qualquer coisa o autor quis apresentar através dessa história, para seus leitores mirins, que apesar de tudo dar errado não podemos desistir de buscar o melhor para nossa vida; e que se estivermos ao lado daqueles que amamos o bem conseguirá vencer no final sim, mesmo que esse fim demore muito.

Não posso deixar que citar que a questão dos órfãos, as leis de adoção e suas falhas que possibilitam que pessoas aparentemente boas adotem crianças com intenções escusas e assim cria-se a oportunidade para maus tratos e desvio de caráter de muitas crianças é apresentado de forma brilhante nessa história. Claro que o autor faz tudo ficar bem absurdo para chamar atenção do leitor.

A diagramação do livro está ótima, a narrativa em terceira pessoa por um narrador/investigador nos apresenta a história de forma como se estivéssemos vendo um filme, as divisões dos capítulos tem um tamanho bom e são sempre iniciados por ilustrações relacionadas ao que será desenvolvido.


Alguns quotes:
"A primeira opinião que você tem sobre qualquer coisa pode mudar com o tempo." pág.32
 
"Mas as crianças sabiam, como tenho certeza de que vocês também sabem, que por pior que seja o ambiente à nossa volta, ele pode ser suportado, desde que as pessoas que nele se encontram sejam interessantes e gentis. O conde Olaf não era uma coisa nem outra; era exigente, tinha pavio curto e ainda por cima era fedorento." pág. 33
 
"Às vezes o simples fato de você dizer que detesta alguma coisa e ter alguém que concorda com você pode ajudá-lo a suportar uma situação terrível." pág. 35/36
 
"O que havia de realmente assustador em Olaf, ela se deu conta, era a sua inegável esperteza. Não se tratava apenas de um bêbado grosseirão e desagradável, mas de um bêbado grosseirão, desagradável e esperto." pág. 100

Gostei de ter lido o primeiro livro e pretendo ler o segundo, mas ainda estou decidindo se irei continuar a leitura da série, mas a série da Netflix com certeza irei seguir!!!


Minhas primeiras impressões sobre a série que teve sua estreia ontem, 
sexta 13 na Netflix!!!!


Se não ficarmos comparando com o filme de 2004 que teve a brilhante interpretação do Jim Carrey como o vilão máximo dessa série, O Conde Olaf, tudo fica bem interessante. E confesso que os pontos que me desagradam (o narrador o tempo todo explicando o significado das palavras entre outras coisas, além dos exageros cênicos cometidos pelo personagem Olaf) acontecem apenas porque o público alvo tanto do livro quando da série de TV são crianças e jovens.


Mas deixando esses pontos passarem posso dizer que adorei o respeito com o texto original, falo especificamente dos dois primeiros episódios, por que foi o que vi até agora, já que terminei o primeiro livro e vi os episódios. Também achei as caracterizações perfeitas, posso dizer que a Violet é bem parecida com a atriz do filme, a Sunny está mais parecida com a do primeiro livro e o Klaus da série está muito melhor que o do filme. O que posso falar do Olaf, nem me liguei quem era o ator, só hoje quando fui pesquisar umas imagens para colocar aqui. Como citei lá em cima, se as comparações forem evitadas, podemos focar apenas no personagem do livro, então posso dizer que na minha opinião o Neil Patrick Harris consegue convencer com o conde malvado e cômico ao mesmo tempo.

Atores da série x Filme:

Andei lendo algumas criticas na net sobre alguns espectadores terem achado a série chata, então afirmo que na minha opinião, antes de tudo temos que avaliar a produção no que diz respeito ao público alvo e depois na sua fidelidade ao livro, coisa rara nas adaptações cinematográficas. Enfim para mim a série fez valer o tempo de espera e desejo que seja um sucesso para que os outros livros possam ser adaptados também. Enfim veja você também e tire suas próprias conclusões, mesmo se ainda não tiver lido os livros, dessa forma poderá ser surpreendido. Fica a dica!!!!


Vejam o trailer:


E então vai perder!!!??? Espero que não!!!


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!

11 comentários:

  1. Oi Aline! Tudo bom?
    Já ouvi falar muito sobre a série na netflix, e que bom que a série é fiel ao livro né?

    Adorei sua publicação, ficou muito bem esclarecido, eu pretendo assistir a série na netflix, mas agora os livros, eu estou com um pouco de receio, porque quando começo quero ler todos da coleção, e essa é bem grandinha né?

    Beijos!
    www.paginadaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu não li nenhum e nem tenho...mas mesmo assim comecei a ver a série. AMEI a fotografia...a ideia parece muito legal, para crianças né?
    Não sei se lerei os livros...

    ResponderExcluir
  3. Que post lindo!!

    Desventuras em série é muito boa, li até o volume seis, porém, fiquei um pouco cansada das desventuras dos irmãos, quando tudo parece dar ruim seis livros seguidos e ainda tem mais 7 pela frente, fiquei com preguiça. Mas pretendo continuar.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá, Aline!
    Há tempos quero ler a saga *-* Sou apaixonada pelo filme e os livros parecem ser excelentes! Na pegada que gosto haha Amanhã irei começar a ver a série e espero que supere expectativas. Ótimo post!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Aline!
    Nunca li nenhum desses livros e tenho pouco conhecimento a respeito deles. Mas sua postagem me fez ter muita vontade de conhecê-los. Já adicionei "Mau começo" na minha lista de "quero ler" no Skoob e espero fazer isso logo.
    Um super beijo!
    Thamiris Dondóssola, Historiar

    ResponderExcluir
  6. Como ainda não li os livros é certo que se eu conferir a série irei me surpreender bastante. Lembro que olhei o filme que você citou, faz tempo e que gostei bastante, mas ando vendo muitas pessoas agora falando que o filme não era nada fiel a adaptação, então não sei o que esperar para ser sincera!
    Ah eu amei o trailer! :D

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Ainda não tive nenhum contato com os livros, mas é um sonho de consumo ter aquele box maravilhoso na minha estante o.O
    Adorei saber suas impressões e já tinha uma leve noção da trama pelo fato de ter assistido a adaptação cinematográfica.
    Confesso que não sou de assistir séries, mas estou intrigada para ver o resultado dessa sobre os livros!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu assisti ao filme e já é o suficiente para mim. Não foi uma boa experiência. Acho que é divertido mas para ler ou ver a série eu já não faria questão, mas concordo com você sobre a adaptação. Nem sempre é perfeita e sempre tem que olhar o público alvo.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline tudo bem, eu não li os livros ainda, mas tenho uma meta de conhece-los, assisti ao filme e gostei muito da história, com a série fiquei animada para acompanha-la. Já os livros será uma boa oportunidade para colecionar. Bjkas

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu ainda não li os livros mas como histórias sobre órfãos sempre me interessam, quero muito ler. E sobre a série, gostei de ver suas considerações sobre ela.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Ainda não li os livros mas tenho muita vontade de comprar esse box maravilhoso. Já assisti a temporada inteira e simplesmente amei. Tentei deixar as comparações de lado também e fui surpreendida positivamente.
    Beijos.

    ResponderExcluir