Posso contar contigo, mãe? (conto) - Fernanda França e Leila Rego



2020 - 40 págs
Sinopse: Amazon


Vocês já sabem que adoro a escrita das autoras Fernanda França e Leila Rego e por isso não poderia deixar de conferir mais um conto delas e garanto que adorei. Rapidinho de ler e com certeza cheio de ensinamentos, afinal falar do 'ser mãe' já viu não é!? Nesse enredo onde a narrativa em primeira pessoa é intercalada entre a mãe (Josefa) e a filha (Jane), poderemos conhecer a experiência de vida de cada uma em relação a 'ser mãe' e como cada uma se relacionou e relaciona com a mãe e com as filhas. 

Muito interessante tudo que é apresentado e as autoras conseguem nesse conto de poucas páginas prender a atenção do leitor e fazê-lo refletir sobre sua vida e sua familia; além da formação dos laços de afeto, muitas vezes amamos tanto alguém mesmo quando não existem laços sanguínios. Eu acredito que os laços de afeto são muitas vezes mais poderosos que os de sangue, mas leiam essa história e tirem suas próprias conclusões.

"As lembranças que tenho com meus pais, da gente em família, são bem poucas."

"Enquanto crescia, sonhava que um dia eu teria uma família diferente, 
que quando eu tivesse meus próprios filhos, eles não seriam meus trabalhadores, 
eles iriam estudar, ter amigos e brincar."

"As coisas da vida a gente só aprende vivendo."

"A coisa que mais queria de minha mãe na infância, 
um abraço carinhoso, eu raramente dava aos meus filhos."

"Ser mãe é um desafio diário de proteção, mas de dar asas; de ensinar, mas de deixar aprender sozinha; de dizer não para que a vida diga sim lá na frente."

"E eu não soube explicar se era meu medo de amar aquela criança que chegava 
de mansinho em casa ou se era o medo de justamente nunca conseguir amá-la."

"Vi nessa menina uma forma de reparo. Eu ajudaria minha filha a cuidar dela. 
Pois também via em Olívia a menina que eu fui. Abandonada de cuidados e amor."

"Tem coisas que só as mães sabem. E quando eu penso na maternidade, nessa responsabilidade que nós mulheres assumimos, penso que é um grande mistério. 
Mas que também é uma grande magia."

"No fundo, só o que vivemos importa. Não é o que temos, é quem somos."

"Hoje, que sou mãe, sei que seu amor é demonstrado de maneira diferente. 
Cada pessoa mostra o que sente como consegue."

"Nem sempre somos nós que decidimos como os caminhos serão traçados."

"As mais longas jornadas começam com um primeiro passo."

"Saber que estar vivo ao lado das pessoas que amamos é um grande presente." 


3 comentários:

  1. Oi Aline.

    Sua resenha é a primeira que leio sobre este livro e através da sua opinião parece ser legal de lê-lo. Ainda mais sabendo que ele é rápido de ler e cheio de ensinamentos, vou adicionar na meta de leitura.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!
    Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa em saber que se trata de relação entre mãe e filha, deve ser um livro que nos traz reflexões e ensinamentos e sabemos que sempre podemos contar com nossas mães independente do nosso caráter, parabéns pela resenha. Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Aline!

    Que delicia de indicação! Eu já estou incluindo na minha lista de leituras!!! Gosto dessas histórias que falam de relações e nos trazem reflexões!

    ResponderExcluir