O Jardim do viúvo - Helena Lopes

 


Editora: Amazon
2019 - 212 págs.
Sinopse: Amazon


Confesso que a primeira coisa a chamar minha atenção nesse livro foi a capa, amei. Depois uma amiga minha elogiou a história e quando descobri que podia ler pelo Kindle Unlimited corri e embarquei nesse enredo que acabou superando todas as minhas expectativas. Foi a minha primeira leitura do ano e já entrou pra lista de melhores de 2021.

Achei muito interessante a autora colocar uma nota informando o que ela quis passar com a história. "O que quis passar aqui é um pouco de meus próprios fantasmas pessoais, como o estresse pós-traumático e a sensação do poder que algumas coisas têm na depressão, como, por acaso, um simples jardim." Ela fala também que o clássico 'O Jardim Secreto' a inspirou sua história' linda e poderosa narrativa de descobrimento de que a vida vale a pena ser vivida.' Os capítulos tem nome de flores e segundo a autora o significado delas tem haver com o que se passa nos capítulos, interessante né? Eles são narrados em primeira pessoa pela protagonista e dessa forma acompanhamos toda trajetória de Isabel que após viver um momento traumático em sua vida acaba aceitando se casar com um viúvo que nunca viu para fugir de Londres e recomeçar sua vida no campo.

Chegando nessa nova casa ela é muito bem recebida pelos empregados e pela sua nova família, mas o principal, não conhece seu marido, ela é informada que ele vive recluso desde que ficou viúvo mas que no momento certo eles se conhecerão. Ele passam a se comunicar por cartas. Aos poucos Isabel vai se sentindo bem nessa nova vida e começa a explorar a propriedade até que encontra um jardim que está abandonado, mas que pode ser recuperado um pouco por dia e esse projeto a ajuda a se recuperar de seus fantasmas também. Nele ela encontra um homem que acredita ser o jardineiro e aos poucos eles ficam amigos e um sentimento começa a nascer e isso deixa Isabel confusa já que se sente em um triângulo amoroso. Esse será um dos focos da história, além da superação dos fantasmas dela e do marido. 

Garanto que autora conquista a cada página e faz o enredo ser super atual por tratar de problemas emocionais, algo que está no foco na sociedade atual desde o início da pandemia e do isolamento que estamos vivendo. Leiam esse nacional maravilhoso e permitam-se ser tocado pelas reflexões propostas pela autora. Amei e mega indico!!!

<< Quotes >>

"Se isso era um sonho, por que não ter tudo o que a realidade impossibilita?"

"Ele sabe que eu estou doente. Doente da melancolia, das memórias. E foi por isso que me havia comprado o nome de senhora. (...) só assim eu poderia ter a chance de viver."

"Aquele é um casamento arranjado, e eu sei bem as implicações disso."

"Não havia nada feliz em imaginar-me presa a alguém que 
simplesmente não me suportava."

"Esse é meu momento. Está na hora de aprender a conviver comigo mesma, 
algo que passei meses lutando contra."

"Meu lugar é ali. Sei disso porque esses dois dias se provaram mais felizes do que anos na capital do império. Eu quero paz, e alí encontrei. A única coisa que penso agora é no instante em que aquelas rosas florecerão."

"O Jardineiro olha para mim de um jeito intenso, como se não soubesse exatamente o que fazer comigo."

"Seus olhos claros me seguem como aves de rapina. 
Theo me dá uma impressão estranha e confusa."

"É interessante como pequenos detalhes, pequenas coisas, 
podem moldar as memórias de alguém."

"O senhor Theo traz certo tipo de calor consigo que me deixa sem graça e um tanto vulnerável. Ele é o homem mais forte e alto que já vi e bem apessoado."

"Sinto uma sensação poderosa de segurança. Não sei se é o ambiente, já os dias que passei ali que foram incríveis ou ... a pessoa ao meu lado, 
mas sei que esse é meu lugar."

"O sentimento de estar quebrada voltou com força para dentro do meu peito."

"Não desista de si mesma. Nunca. Eu sei que você é forte porque já vi mulheres afogadas na melancolia que simplesmente não suportam mais ... 
Mas você, você tem olhos fortes."

"Sinto que a sociedade moderna roubou de mim o prazer da arte e agora eu seja um homem abduzido pelos negócios."

"Estou presa naqueles olhos claros, naquela face bonita e firme. Ele olha para mim como se eu fosse única, como se eu fizesse parte daquele jardim, 
como uma rosa."

"Ele continua tendo os olhos mais doces que já vi na vida (...). 
Ele conseguiu minha confiança e a destruiu."

"Horas atrás ele era apenas um jardineiro, um amigo, algo proibido ..."

"Se ele não tivesse mentido (...) Talvez nós realmente nunca 
chegassemos a nos conhecer de verdade."

"Eu acredito ser culpa do jardim. Ele é o porquê 
estamos nos conectando tão bem."

"Parece bobo, mas é como se cada flor que plantamos fosse 
uma forma de fortalecer essa união improvável."

"EStive machucada por tempo demais, e encontrei refúgio nele. 
E queria que ele fizesse o mesmo agora."

"Ambos precisávamos de tempo para sarar."

"Só é preciso uma semente para criar um jardim."


Nenhum comentário:

Postar um comentário