Entre palavras - S. S. Santos

 


Editora: Vecchio
2022 - 134 págs
Sinopse: Skoob

Tive o prazer de conhecer a autora em um encontro literário na minha cidade e naturalmente começamos a falar de poesia e eu confessei que desde que me tornei leitora nunca tinha conseguido me conectar com a poesia e por isso raramente a lia. Para minha surpresa ela me deu seu livro e disse que esperava que sua poesia conseguisse me acessar e despertar meu interesse por mais poesia. Fiquei emocionada e logo comecei a ler o livro e me permiti conectar com as palavras escolhidas pela autora para fazer o leitor refletir sobre algo tão importante em nossa sociedade, a saúde emocional de todos, mas principalmente das mulheres que vivem em prisões psicológicas e físicas (relacionamentos abusivos etc). 


A medida que eu ia lendo as poesias fui percebendo a sensibilidade como a autora falava de um tema considerado tão pesado e evitado por tanta gente 'a violência doméstica', mas que na verdade necessita do alerta feito por ela. Temas tão importantes como esses que gritam para que as pessoas buquem cada vez mais informação porque dessa forma elas poderão entender o que estão passando, entender que não estão sozinhas e entender que existem leis e grupos de profissionais que irão ajudá-las a mudar de vida. Além disso informa também quem não esta passando por essas dificuldades a ficar alerta para perceber e ajudar as pessoas que estão ao seu redor. Dessa forma todos ganham.

Penso que o autoconhecimento é essencial para que possamos nos entender como pessoa e perceber nossos limites nos relacionamentos que desenvolvemos com os outros. Lendo 'Entre palavras' percebi todo cuidado que a autora teve de ir devagar explicando o passo a passo desse processo de mudança, primeiro reconhecer a realidade que se vive, encarando a dor de frente, depois tentando se afastar para perceber que a vida pode sim ser melhor e diferente do que se conheceu até aquele momento e por fim tomar a decisão de reconhecer que precisa de ajuda e aprender a aceitar essa ajuda. Esse processo não é fácil mas fundamental para que precisa superar os vários tipos de violência (física, sexual, psicológica, patrimonial, moral).

Confesso que não sou uma leiga no assunto, infelizmente a maioria dos lares já teve algum caso de violência ou já presenciou na casa de algum vizinho ou amigo, mas o importante é perceber que mesmo assim precisamos nos cuidar para poder cuidar dos outros e além disso ter consciencia para não repetir padrões de comportamento antes comuns e hoje, graças a Deus, inaceitáveis. Vamos ter atenção aos relacionamentos abusivos e saber colocar limites e nos livrar da necessidade de validação a opinião alheia que só nos limita e aprisiona. Por favor leiam esse livro, ele é maravilhoso. Agora seguirei na busca por mais e mais informações sobre o assunto, quem vem comigo!?



"Mamãe era uma pessoa forte
Era uma mulher linda,
Ao vê-la, via-se o brilho de sua coragem,
Sua resistência.
Mas, com o tempo, ela foi cansando, 
Chorando...
A supermulher que era tão admirada por suas 
pequenas
Foi desistindo de lutar,
Parando de se cuidar e 
Acabou por aceitar a vida como era.
Talvez eu nunca entenda por que ela permaneceu ali,
Com uma pessoa que a sufocava tanto.
Depois de alguns anos, eu descobrir.
Ela se forçou a continuar, por acreditar que esse era o
melhor para suas filhas." p.24

Nenhum comentário:

Postar um comentário