Ultimas palavras - Taylor Adams

 


Editora: Faro Editorial
(Lido em parceria)
2023 - 228 págs
Sinopse: Skoob


Confesso que a capa, o subtítulo 'De onde um autor busca inspiração para suas histórias sombrias?' e a sinopse me deixaram bem curiosa para ler esse livro; além claro que os outros dois livros que li do autor me impressionaram muito. No final da resenha tem link para minhas impressões de cada um deles. Nesse lançamento o autor faz todo leitor refletir sobre suas avaliações de leitura na internet e suas possíveis consequências, achei válido esse alerta.

A narrativa flui super bem nos aprensentando passado e presente juntos, todos já sabem que não curto muito quando isso acontece, mas aos poucos estou me conformando porque a cada dia percebo que os autores estão cada vez mais usando essa técnica, mas enfim... assim vamos conhecendo um pouco da vida dos personagens dessa história que vai girar basicamente entre Emma, seu vizinho Deek e um escritor amador chamado H.G.Kane.

Após sofrer uma perda irreparável durante um acidente de carro, Emma decide se isolar como caseira em uma casa de praia numa cidade de veraneio que durante o inverno se torna quase uma cidade fantasma. Ela leva poucas coisas, mas tem ao seu lado sua fiel companheira Laika, uma cadela da raça Golden Retriever. Ela faz de tudo para não ter contato com as poucas pessoas que a cercam, como o vizinho que ela se comunica apenas por mensagens escritas em um quadro, recebe os pedidos dos entregadores na porta e só sai para levar Laika para passear uma vez ao dia. Nesses passeios olhando o mar ela sempre reflete sobre sua vida e sobre uma mochila cheia de pedras que tem em casa (achei uma referência a Virginia Woolf). Sua rotina se resume basicamente a ler muiiito pelo seu kindle, fumar, comer pouco e pensar no que fará com sua vida... confesso que essa parte que foca em sua depressão foi meio pesada e arrastada de ler, mas tudo muda após ela ler um ebook sobre um assassinato, indicado pelo seu vizinho e ter dado uma estrela na amazon e o próprio autor vir tirar satisfação com ela, pedindo para excluir a avaliação negativa. Garanto que a vida de Emma nunca mais será a mesma.

Coisas estranhas começam a acontecer na vida de Emma, mas ela demora a entender que os ocorridos estão ligados ao fato dela ter avaliado um ebook na Amazon, tudo parecia surreal. Assim como nos dois livros anteriores o autor vai fazer a história ter tantas reviravoltas, de forma tão acelerada que o leitor fica quase infartando com tudo que ocorre e se pergunta 'o que mais pode acontecer'. Confesso que fiquei desesperada com medo que o final desse fosse ser daqueles que todos morrem e pronto. Mas graças a mente criativa do autor, ele consegue explicar a vida, a personalidade e as motivaçãoes de cada personagem para agir do jeito que agem e tudo vai se encaixando e no final respiramos mais alividos com o rumo que cada coisa tomou.

Não sou muito de ler livros de ação, suspense e drama, mas os que li até agora me fizeram refletir principalmente sobre as consequencias de nossos atos. Em 'Últimas palavras' foi preciso uma avaliação negativa de Emma para que ela pudesse ter sua vida virada de cabeça pra baixo para perceber o valor de sua vida e o quanto ela estava sendo egoísta em só pensar na sua dor e não ter ajudado alguém importante de sua vida a passar pelo luto; apesar disso o amor de Emma por Laika demonstrou tudo que somos capazes de fazer pelos nossos pets; tudo bem que temos liberdade para expressar nossa opinião na internet, mas penso que se não for uma opinião que venha para agregar valor ou incentivar uma melhora, o ideal é guardar para si mesmo; claro que as consequências no livro foram a um extremo de perseguição, violência e crimes, mas na realidade não podemos prever as consequências negativas que nossas palavras terão no emocional e na vida das outras pessoas, então um pouco de responsabilidade afetiva não custa nada.

Acredito que todos deveriam ler esse livro porque tenho certeza que alguma mensagem contida nele vai te acessar e fazer sua leitura valer a pena, mas já aviso que você vai ficar tão curioso que não vai querer parar de ler até saber como tudo termina. Além disso irá se perguntar, será que os 16 livros lançados independentes pelo H.G.Kane são ficção ou transcrições de crimes reais cometidos por ele??? E qual a relação do Deek como toda história, será ele apenas um vizinho aleatório ou terá alguma ligação com os crimes??? Fica a dica, leia e descubra isso e muito mais!!!!

<< QUOTES >>

"Nenhuma criatura deveria confiar em outra de forma tão absoluta." p.35

"Emma não gosta de ser vista. Ser visto nos incumbe o fardo de ter que manter uma imagem." p.37

"Você nunca sabe quão finito é de fato o seu tempo ao lado de uma pessoa até ele acabar." p.45

"São nos dias cinzentos e infinitos, pastosos como mingau de aveia frio, que o isolamento enlouquecedor de Strand é sentido com maior força. A casa parece um organismo que a rejeita lentamente, uma confusão alienante de eletrodomésticos de aço inox e vidro brilhante construída sobre encanamentos antigos e dutos de roupa suja cheio de teias de aranha." p.57

"Perder o controle, mesmo que um pouco, é aterrorizante." p.59

...


Outros livros do autor resenhados aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário