Croma - Caminho de Vida - Regis Castro


Autor: Regis Castro
Editora: Raboni
1991

188 págs
Tenho esse livro a mais de dez anos, ganhei de presente de aniversário de uma colega de trabalho quando estagiava em um órgão público de turismo aqui em Pernambuco.


E o que despertou meu interesse em lê-lo depois de tanto tempo foi o Desafio Realmente Desafiante 2013 da blogueira e amiga Clicia; onde a primeira indicação de leitura seria:
1. Ler um livro que você ganhou, não gostou muito e ficou na prateleira.
E como na época que ganhei ele não cahmou minha atenção, foi ficando e assim ficou esquecido até agora, mas para minha surpresa gostei muito dele, leitura rápida e objetiva e com uma mensagem bonita no final.

Nesse livro conhecemos o seminarista Fernando torres de 27 anos e o psicanalista Álvaro Ruiz de 46 anos, eles serão colegas de cabina no navio Croma que sai de São Paulo rumo a Europa. Após os anos de seminário Torres terá alguns meses em Roma para decidir se quer mesmo ser padre e o psicanalista está indo para um congresso.
O livro começa falando um pouco do navio, sua rotina e das atividades disponiveis no cruzeiro, além da convivencia de certo modo "forçada" entre as pessoas.
Depois de se conhecerem um pouco melhor o psicanalista fica curioso para saber o que no passado de Torres despertou seu interesse na vida religiosa e o mesmo começa a narrar sua história; depois de um tempo Ruiz faz uma proposta ao seminarista, ele teria que "aproveitar" o tempo do cruzeiro para conhecer as meninas, para assim ter certeza de sua vocação. Depois de hesitar, Torres aceita mas com restrições porque o mesmo não quer ter intimidade com ninguém. Assim vesti-se de forma casual como qualquer rapaz nesse tipo de viagem e acaba chamando a atenção de Odete, uma jovem poetisa que viaja na companhia de sua mãe. A partir daí começam a conversar todos os dias e ele se vê encantado com o jeito e a inteligência dela; mas Ruiz informa que ele precisa conhecer uma moça mais apessoada (bonita) pq assim a tentação seria mais real. O mesmo acaba sendo apresentado a uma bela jovem, mas Torres fica incomodado com as futilidades da mesma e se recusa a voltar a encontra-la e assim fica mais próximo da Odete. Aos poucos sente-se confuso e pensa estar realmente apaixonado por ela e pensa em deixar a vida religiosa, mas após uma longa reflexão percebe que sua real vocação é servir a Deus.

"Houve momentos em que cheguei a duvidar do acerto de minha decisão. Não sei se fui suficientemente claro com você: a força que me atrai a Deus é tão grande que chega a ser totalmente incontrolável." pág.185

"Aquele que quiser servir a Deus deve renunciar a tudo sem esperar recompensa alguma. Uma paz interior, entretanto, ostentar-lhe-á na face um sorriso de felicidade que aqui na terra não se encontra igual." pág.188

O que achei interessante foi que muitos são os que procuram sentir-se realizado e poucos são os que conseguem porque para se encontrar o destino correto, antes de tudo é necessário entender que na vida ninguém pode ter tudo, sempre terá que renunciar a algumas coisas.
Enfim achei uma leitura interessante pela mensagem passada e que pode ser usada em qualquer campo da vida. Fica a dica!!!! 

Pronto Clícia querida já está dado o pontapé inicial do desafio, adorei!!!


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

7 comentários:

  1. Que interessante, Aline! Nunca ouvi falar do livro e achei bem legal a temática e a resenha... numa época em que me faltavam livros para ler, lia qualquer um e descobria muitas coisas legais ^^

    ResponderExcluir
  2. as pessoas não me dão livross, aff eu queria que elas me descem, mais as vezes ouço elas dizendo: ela ja tem tanto, para quer mais. adoorei a metaaa, só num faço pq não tenhoo nenhum livro na estante que eu num tenha lido, kkk
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Aline, sinceramente o lirvo nao me atraiu nadinha. Agora vejo pq vc deixou ele tanto tempo na sua estante só enfeitando hahaha
    acho q pode ter uma mensagem legal, mas pra mim ele é dispensável ;s
    beijos e aguardo vc mostrar mas resenhas do seu desafio!

    ResponderExcluir
  4. Entendi perfeitamente o porque de você ter deixado ele de lado por tanto tempo rs.. a capa não é muito convidativa...
    Mas que bom que gostou da leitura, alguns livros nos surpreendem realmente.
    Beijos e boa sorte no desafio realmente desafiante

    ResponderExcluir
  5. Olá Aline ^^
    Achei a história interessante :)
    Parabéns pela resenha.
    Boa sorte com o desafio. Tenha ótimas leituras :D
    Beijinhos
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Muito legal esse desafio. E a história parece ser interessante.
    Bjs, Fê - http://segredosemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu também tenho esse livro! está perdido na estante, mas eu tenho. :D Nunca li e para ser sincera, a estória não me chamou muito a atenção mas que legal você gostou!

    bjos
    Thaís
    http://umaconversasobrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir