Um Pouco mais do autor #13

Hoje o post é especial, entrevista com a querida autora parceira do blog Cacá Adriane \o/
Já li seu livro, muito bom por sinal e agora espero anciosa pela sequencia =)
Para quem não viu a resenha quando fiz, aqui está o link de O Último Beijo



LVP. Nome, onde nasceu e vive?
Meu nome é Carla Adriane Arzua, mas prefiro o pseudônimo Cacá Adriane, nasci e vivo em Curitiba–PR.

LVP. Desde quando escreve?
Faz pouquíssimo tempo, cerca de três anos atrás somente. Escrever ainda é algo muito novo para mim.

LVP. Para ser um bom escritor o ideal é ser leitor desde criança?
Acho que ajuda, mas não creio que seja um fator determinante. Eu por exemplo lia quando criança, até uns 11 anos e parei durante muito tempo com as leituras, só as retomando após um período bem complicado emocionalmente para mim, lia para fugir da minha realidade. Isso aconteceu a 4 anos atrás, então eu sou um exemplo de que isso não é regra, mas como disse, acredito que facilite muito na hora da escrita se você ler desde cedo.

LVP. Você fez algum curso especifico (tipo: escrita criativa) antes de começar a escrever?
Não, nenhum. Inclusive não segui nenhum modelo estrutural de textos, não pesquisei como se escrevia um livro nem nada. Simplesmente imaginei a historia e coloquei no papel, foi um processo muito simples para mim.

LVP. Quanto tempo levou para concluir seus primeiros escritos?
Meus primeiros escritos ainda não estou concluídos rsrs, “O Último Beijo” foi a terceira historia que comecei e ele ficou pronto em 6 meses, como disse foi um processo muito simples para mim, apesar de que hoje pensando melhor não o teria publicado tão cedo e teria melhorado algumas partes hehe.

LVP. Fale um pouco do processo de criação, publicação e divulgação?
O processo de criação do OUB começou em um sonho, onde tinha o personagem principal “Gabe”, mas o sonho não tinha a ver com a historia do livro, mas gostei tanto do “mocinho” que precisa criar algo só para ele. O resto veio com o tempo, ouvindo musicas, caminhando, simplesmente sentava na frente no pc e ia escrevendo, a historia “se escreveu sozinha” rsrs.
Quanto a publicação, levei alguns meses para criar coragem para mandar o livro. O caminho para a editora não foi o difícil, alias levei muita sorte nessa parte. Quando analisei as editoras, todas tinham um tempo de resposta para aprovação muito grande, algumas chegavam há seis meses. Vi que a Dracaena tinha um tempo de 30 dias, possuía boas capas e publicava muitos romances sobrenaturais, que é o gênero do OUB.
Em 15 dias tive a resposta de que eles queriam publicar o meu livro, não mandei o original para mais nenhuma editora e fechei contrato, como disse levei muita sorte.
A parte complicada na publicação para mim foi a financeira, que realmente pesa muito.
Depois disso veio as inúmeras revisões do livro, ler, reler e ler de novo, capa (que é meu amor), a espera, o medo das pessoas não gostarem... Bem resumidamente foi isso.
Para divulgação utilizo muito o Facebook e conto com o apoio dos blog’s parceiros e não parceiros, eles são fundamentais para mim. Tenho também o apoio da minha editora que aos poucos está conseguindo mais espaço para o OUB nas livrarias e pontos de venda, tano físicos quanto online.

LVP. Qual a sensação de ver o livro pronto?
Não existem palavras para descrever, é tudo. Até hoje o pego na mão e fico babando e sempre penso “Está aqui, é real”.

LVP. Qual a importância do blogueiro e das redes sociais na divulgação do livro?
Os blogueiros tem um papel fundamental não só para mim como para todos os escritores, os blogs são nossos apoios, ajudam a nos divulgar, seja com posts simples ou com resenhas, é através deles que muitos leitores dão credibilidade ao nosso trabalho. A parte mais bacana é que o blogueiro faz isso por que ama e não por obrigação, isso não tem preço.
As redes sociais são uma ferramenta fundamental para a divulgação, conseguimos atingir muitas pessoas através dos contatos, compartilhamentos, indicações e afins. Apesar de que a internet tem seu lado negativo, mas de uma maneira geral ela faz boa parte do “trabalho”.

LVP. Como se sente quando recebe criticas negativas sobre seu trabalho?
Péssima rsrs. Não porque eu acho que a pessoa está incorreta, ou que não ache importante ouvi-las, mas porque fico achando que não fiz o meu melhor. Por exemplo, quando comentam “Em tal parte, acho que faltou tal coisa” aí penso “É verdade, porque não pensei nisso? Porque não esperei mais para publicar, para melhorar essas coisas?” ou então se falam “Achei alguns erros no seu livro” imediatamente fico vermelha (mesmo sendo pelo pc) e penso “Meu Deus, como posso ter relido essa mesma parte mil vezes e nunca ter visto isso?”
Eu queria que o OUB fosse perfeito para os leitores, e quando eles não gostam muito dele, sinto que falhei. Mas ao mesmo tempo aprecio muito isso, porque com certeza ficarei muito mais atenta para o livro 2, pretendo não cometer os mesmos erros e melhorar muitíssimo.

LVP. Você acredita que se os livros nacionais fossem mais baratos e tivessem uma melhor e maior divulgação, o n° de livros vendidos e lidos poderia se aproximar dos estrangeiros?
Acredito que se tivéssemos uma melhor e maior divulgação, nossas vendas disparariam sim. O preço nem sempre, muitos livros nacionais tem o mesmo valor de um estrangeiro, o que ocorre é aquele preconceito “Puxa, tenho 30,00 para comprar um livro, tenho duas opções (Nacional e estrangeiro), mas não acho que o nacional valha esse valor, já o estrangeiro com certeza vale a pena”.
Aí teria que entrar a divulgação de peso, para o leitor se sentir mais confortável com a compra do nacional, sem o receio de que “não valha a pena”, mas não somente a divulgação que a maioria das editoras nacionais atuais fazem, digo algo semelhante a “50 tons de cinza, Crepúsculo”, entende. Temos livros muito bons sendo publicados, mas essa informação não chega a todas as pessoas.

LVP. O que você diria para quem quer escrever um livro, por onde começar?
Lendo muitos livros do gênero que você pretende escrever, conversando com muitos autores, procurando um grupo de 10 amigos/leitores para irem lhe auxiliando na construção da trama, e fazendo uma poupança bem gorda rsrs.

LVP. Espaço reservado para divulgação do seu trabalho e contato!!!
Meu Facebook: https://www.facebook.com/carlaadriane.arzua
Fan Page do OUB: https://www.facebook.com/OUltimoBeijoSerieTheLast?bookmark_t=page
E-mail: carlaarzua@gmail.com
Nesse Link os leitores podem encontrar praticamente todos os pontos de venda do OUB: http://www.dracaena.com.br/?modulo=Produtos&item=ProdutosView&id=58

"Gostaria de agradecer ao Blog por esse espaço, pelo interesse tanto em mim quanto na minha obra, esse carinho é muito importante para a autora aqui. Espero que os leitores do “Leituras, Vidas e Paixões” gostem do OUB, o escrevi com muito carinho." Cacá Adriane



É isso gente espero que tenham gostado e aproveitem a oportunidade de conhecer essa autora e sua obra que é muito bem escrita. Fica a dica de boa leitura nas férias!!!!

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

11 comentários:

  1. JÁ TINHa ouvido falar da Cacá e seu livro e muito bem ..

    ótima entrevista!!!

    https://diariodeumasonhadora2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline, adorei o post e a entrevista. Eu adoro a Cacá, ela tamabém é super parceira lá do blog e é muito atenciosa e claro, mais que talentosa. Amei O Último Beijo e já estou louca pela continuação. Bjs, Fê -
    http://segredosemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não tinha ouvido falar da Cacé antes do post, e, surpresa, agora estou curiosíssimo a respeito de O Último Beijo!
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  4. eu conhecia o livro, mas nao a escritora
    gostei viu ^^

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu conheço o livro e a autora. Ela é bem legal e eu acredito que o livro seja muito bom mesmo. Sempre tenho uma enorme curiosidade para descobrir o segredo do mocinho da história! Haha >.<
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  6. Adoro essas entrevistas que você faz Lili! Fiquei com vontade de ler o livro dela :)

    Beijos, Bi

    ResponderExcluir
  7. Eu amei a entrevista, passa uma impressão bem simpática da autora, tô louca pra ler o livro, amei as fotos, ficaram lindas, a capa do livro é estonteante *_*

    ResponderExcluir
  8. Olá, boa noite ^^
    Não conhecia a autora; amei a entrevista, uma ótima oportunidade de conhecer autora e sua obra :)
    Beijinhos
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei responder as suas perguntas Aline <3
    Obrigada pela oportunidade e carinho!
    bjks

    ResponderExcluir
  10. Oi Amiga :D

    Entrevista ótima.

    Claro que juntando você e a Cacá não poderia ser outra coisa né.

    Beijos

    Gabyh - Vida de Bookaholic

    ResponderExcluir
  11. adorei a entrevista, já tinha lido o iniciozinho dela uns dias atras, mas só termineid e ler agora...
    flor, realmente deve ser um emoçao gigantesca ao ver q seu arduo trabalho terminou e foi publicado. nem posso imaginar :D
    Parabens a autora e mto sucesso!!
    veijos

    ResponderExcluir