História do Brasil!!!

Alguém além de mim adora História??? Eu sempre gostei e a História do Brasil é muito interessante e acredito que o trabalho de Laurentino Gomes é fantástico e importantíssimo. Venho hoje no dia em que comemoramos a Independência do Brasil de Portugal, apresentar e indicar a leitura dos livros de mais um ótimo autor nacional, muitos de vocês já devem conhecer o trabalho dele, então vamos saber um pouco mais!!!


Laurentino Gomes, paranaense de Maringá, nasceu em 1956. É jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em Administração pela Universidade de São Paulo e cursos na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, e Vanderbilt, nos Estados Unidos. Em trinta anos de profissão trabalhou como repórter e editor para alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, incluindo o jornal O Estado de S. Paulo e a revista Veja.
O propósito dos seus trabalhos (livros: 1808, 1822 e 1889), resultado de dez anos de investigação jornalística, foi resgatar, registrar e contar de forma acessível a história do Brasil.


1808 - "O propósito deste livro, resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás. '1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil' é o relato sobre um dos principais momentos históricos brasileiros."

1822 - "O livro 1822 pretende mostrar que país era este que a corte de D. João deixava para trás ao retornar a Lisboa, em 1821. Vai falar do Grito do Ipiranga, das enormes dificuldades do Primeiro Reinado, da abdicação de D. Pedro, em 1831, sua volta a Portugal para enfrentar o irmão, D. Miguel, que havia usurpado o trono, e a morte em 1834."

1889 - "Como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiçado contribuíram para o fim da Monarquia e a Proclamação da República no Brasil."


"Os três livros traçam uma visão panorâmica da formação do Estado brasileiro, e ajudam a entender melhor nosso país e seus problemas nos dias atuais."  
Leitor Skoob

Enfim fica a dica de uma ótima leitura para todos que amam a História e para quem tem curiosidade sobre o assunto. Acredito que os livros do Laurentino Gomes deveriam ser usados nas escolas.

 Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

9 comentários:

  1. Oi, tudo bom?
    Nunca li nenhum dos três livros :(
    Eu gosto de história, mas prefiro a revolução francesa, ou as lutas na europa e união soviética haha
    Beijão.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  2. Tenho o primeiro, mas não curti a leitura e fiquei adiando, adiando e adiando. Mas sei que AGORA tenho que fazer essa leitura. rsrs
    Clicando Livros
    @clicandolivros

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline!
    Ah, eu amo História também estou sempre comprando alguma coisa sobre o assunto para ler. Tenho 1808, mas ainda não li todo parei na parte que fala dos escravos, fiquei com dor no coração de ler sobre o sofrimento deles. Acho o trabalho do Laurentino Gomes muito legal e até hoje não me perdoo por ter perdido uma palestra que ele deu aqui na minha cidade um tempo atrás.
    Parabéns pelo post! :)

    Beijos,

    Rafa{Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  4. Te deixei uma tag lá no meu blog!
    www.meugrandemundodelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ooi Lili,
    Eu tb gosto muito da história do Brasil e tô louca pra conferir esses livros há um tempo!
    Adorei o post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Adoro história e adoro livros com uma pegada histórica, nunca li nenhum dos três mas já ouvi falar bastante. Vou procurar um pouco mais e esperar promoções hahaha.
    Super Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Aline, tenho e já li o livro 1808 e apenas tenho o livro 1822, mas ainda não tive oportunidade de ler.
    Mas confesso que quero mesmo comprar o 1889. História do Brasil sempre é algo do meu interesse. E o Laurentino Gomes é definitivamente um excelente autor, ele deixa a história real e bem engraçada, longe dessas políticas de memória que circundam nosso aprendizado escolar.

    ResponderExcluir
  8. Gosto bastante de História, acho meio chato quando tenho de ficar gravando nomes e datas - blé - meu pai é professor de História, talvez isso tenha me influenciado um pouco, hehe.
    Não sei se esse seria o livro ideal para ser aplicado em escolas, talvez um livro um pouco mais "leve" para começar e conforme a evolução dos alunos passar para algo mais "forte".
    Beijos,
    Loucamente Leitores

    ResponderExcluir
  9. Aline, já comecei a ler 1808 uma vez, mas acabei desistindo pq nao tinha mta maturidade pro assunto, agora vejo que este é um livro que eu ia gostar mto de ler! Como meu já tem ele, acho que vou emprestá-lo haha
    beijos

    ResponderExcluir