Clássicos da Literatura que me marcaram!!!!

Aproveitando a temática do mês do Desafio dos gêneros literário, decidi falar para vocês hoje sobre alguns clássicos que li ao longo da vida e o que achei deles. Espero que gostem da ideia e fiquem a vontade para comentar sobre os que mais marcaram vocês, ok!!???

Como todos tive meu primeiro contato com esses títulos na escola e confesso que para mim foi como se um mundo estivesse sendo disponibilizado. Meus professores de Português e Literatura me deixaram tão fascinada com as histórias e seus autores que eu não lia só os títulos indicados, caso gostasse do autor buscava sempre mais. 

E para mim a questão da linguagem mais culta e de difícil compreensão em um primeiro momento, fazia com que a história ficasse marcada em minha mente. 

Uma pena que atualmente eu leia bem menos do que gostaria de livros clássicos, principalmente porque eles não podem ser lidos com a velocidade dos outros; eles exigem do leitor um tempo maior para compreensão e apreciação. Mas sempre tento ler algum autor clássico porque acredito que eles conseguem nos levar por caminhos que nenhum outro conseguirá do mesmo jeito.



Confesso que o primeiro livro da Literatura nacional clássica que li e que me marcou foi Senhora de José de Alencar, a forma detalhista do autor narrar o enredo me fez sentir dentro da história. Além da temática inovadora para época: Como assim uma mulher que compra seu marido!!!??? Achei muito interessante e os conflitos apresentados só me fizerem refletir e ficar ligada em toda história.

Essa nova edição da editora Martin Claret está linda, deu até vontade de ter na estante e reler a história =)






Outro autor que dominou minhas leituras na época da escola foi o Machado de Assis. Eu simplesmente lia um livro atrás do outro dele =) mas os que mais me marcaram foram:


Outros autores que eu costumava ler por sentir que o cenário e o enredo estava mais próximos da minha realidade foram: José Lins do Rego e Graciliano Ramos.


Posso dizer que tanto o livro O Cortiço quanto O Ateneu me deixaram meio chocada na época, mas me fizeram pensar em algo que nunca tinha pensado além de passar a olhar a vida de uma outra forma. 
A vida das pessoas que viviam e vivem em locais carentes de tudo, como O Cortiço e porque não dizer nos morros e favelas, ao mesmo tempo que é sofrida e injusta consegue manter viva a esperança de um amanhã melhor. Além de seus habitantes estarem cada dia mais cientes de seus direitos e cobrarem por eles. E outra coisa interessante apresentada no livro são os tipos humanos mais variados possíveis e suas histórias.

E no caso de O Ateneu conheci como era a vida nos colégios internos nos séculos passados, onde muitos meninos eram deixados lá por seus pais, pelos motivos mil, para passarem da infância à idade adulta. Sei que atualmente não se tem mais esse hábito, raras exceções, mas me pergunto qual a realidade dentro das instituições no estilo atualmente???


Dos clássicos estrangeiros os que mais chamaram minha atenção ao longo da minha vida de leitora foram:


Acredito que cada um desses livros me apresentou formas diversas de se narrar histórias, além de personagens e mundos marcantes e com certeza li e pretendo ler muitos outros mas esses quatorze livros tiveram seu papel na minha vida de leitora e posso garantir que vale a pena se dar a oportunidade de conhecer esses autores e suas histórias. Alguns serão mais difíceis que outros no inicio da leitura mas depois a história te prende e no final você que sai ganhando. Fica a dica: Leiam mais clássicos!!!




(Fonte das imagens: Google)
P.s. Alguns desses livros tem resenha aqui no blog - Vejam Resenhas - Aqui!!!!



Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!

8 comentários:

  1. Olá! Nossa, esses livros me lembram muito a época em que prestei vestibular! kkkk
    Os que eu mais lembro são O Cortiço, que achei bem inadequado para a idade em que li, mas como precisava para o vestibular, tive que fazê-lo, mas a história é muito boa!
    Memórias Póstumas tbm é um livro que acho que todo mundo já leu, assim como Do Casmurro! hahaha
    Já os clássicos internacionais, lembro de A Volta ao Mundo em Oitenta Dias e O Mágico de Oz, inclusive pretendo ler esse segundo esse ano novamente, já que faz tanto tempo que o li. Queria ler tbm O Corcunda de Notre Dame esse ano, vamos ver se dá tempo!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. lembro que li Senhora há mil vidas kkkkk, lembro mas não lembro muito, mas sei que amei de paixão e é um dos que quero reler. Dom Casmurro eu ainda não li acredita? Mas vários outros eu só li depois de adulta kkkkkk, como o cortiço, por exemplo. Sempre tenho a meta de ler mais clássicos, pois fora da obrigação da escola, agora lemos com muito mais prazer melhor com mais maturidade, pelo menos eu acho. A moreninha e a escreva isaura eu amo de paixão, releio todo ano, a moreninha acho até que tenho mais de uma edição....é, sou louca kkkkk
    Mas é uma dica que sempre dou, leiam mais clássicos, mas o povo tá meio preguiçoso de ler essas belezuras
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Muito amor por todos os citados! Também amo Machado de Assis, fico impressionada com o detalhismo de José de Alencar (embora o livro dele que me conquistou tenha sido O Guarani) e adorei O Cortiço e Vidas Secas. Excelentes escolhas. E viva os clássicos!
    Beijos!

    www.diarioquaseescritora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Preciso dizer que ainda tenho receio de pegar os livros clássicos nacionais, eu tinha preconceito com qualquer livro nacional mas depois de conferir várias obras eu me rendi e sarei desse mal. O problema é que minha mente ainda está meio fechada para livros como Senhora e Vidas Secas, me lembram da escola, obrigação de ler e a palavra "chato" fica apitando na minha mente... vou comprar alguma edição que me atraia mais e ai quem sabe eu não consiga apreciar devidamente... (principalmente porque os livros do vestibular estão ai e quero muito ler a lista toda)

    Adorei suas escolhas e saber que tantos clássicos te marcaram!!
    beijos
    http://www.livromaniaca.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga,
    Você já leu ótimos clássicos e, como você, meu primeiro contato com os clássicos foi através da escola. Algumas experiências foram melhores que as outras, mas em geral o livro clássico que mais marcou essa minha época de escola foi A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo. Falando agora deu até vontade de reler. É muito bom!!!
    Tenho vontade de ler Senhora, mas lembro que todos sempre diziam que a linguagem era muito difícil, o que acabou me assustando rs.
    Adorei o post amiga e também espero ler mais desses livros!
    Beijos!

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Aline, adorei a ideia de compartilhar suas leituras marcantes com a gente. Confesso que para clássicos eu sou uma negação, mas já li alguns dos livros citados (Admirável Mundo Novo, o da Agatha, Dom Casmurro...) e eles são mesmo bem marcantes. Acho importante a gente reviver esses clássicos, já que eles fazem parte da história...

    Abraços,
    http://www.universoliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, amiga!
    Eu gosto bastante dos clássicos, foi com eles que comecei a me apaixonar pela leitura. Antes só tinha contato com eles porque eram os únicos apresentados na escola, depois que descobrir os contemporâneos é que deixei os clássicos de lado. Agora estou tentando voltar a ler eles como você disse esses livros exigem mais tempo para ler, mas estou cada vez mais curiosa pelos clássicos mundiais e agora nas férias que incluir alguns nas minhas leituras! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  8. Aiii eu nunca fui muito fã do clássicos infelizmente.
    Lia na escola por obrigação mesmo, pelos menos a literatura brasileira e portuguesa.
    Mas confesso que adorei Iracema, o Crime do Padre Amaro e eu amo de paixão Jorge Amado.

    Mas dos outros que citou, eu amo muito também Julio Verne e Agatha, nem me lembrava que eles também eram considerados clássicos rs.

    Beijos
    Fer
    http://www.matoporlivros.com.br/

    ResponderExcluir