Não pare! - FML Pepper


Autora: FML Pepper
Editora: Valentina
2015  - 280 págs.
Sinopse: Skoob

Já faz muito tempo que eu tenho curiosidade para conhecer a elogiada história criada pela FML Pepper e não poderia deixar minhas férias (setembro) acabarem sem conferir esse enredo. Li e gostei, mas confesso que esperava mais. A protagonista me irritou em muitos momentos e devido suas inseguranças e teimosia personagens importantes acabaram morrendo, fiquei chocada!!! Além disso tive a mesma sensação que tive quando li Cassandra Clare pela primeira vez ... sabe quando você vai lendo uma história e as referências ficam tão explicitas que você fica lembrando de outras histórias lidas!!??? Não sei até que ponto isso é positivo, prefiro quando tenho a sensação do autor ter criado algo original.

Não posso negar que a narrativa, em primeira pessoa, é totalmente eletrizante, daquelas que você precisa parar para respirar, além claro de ficar na mente do leitor, deixando-o ansioso até virar a última página. Tive que ter muita determinação para não ler a trilogia seguida, precisei desacelerar. Detalhe, a edição está com uma diagramação caprichada, a editora Valentina está de parabéns.

Nesse primeiro livro da trilogia começamos conhecendo a vida de Nina que aos 17 anos vive em constante mudança com sua mãe e por isso não consegue fazer amizades nem se relacionar com nenhum garoto e tudo que ela mais deseja é levar uma vida comum.

"Comecei o ano letivo em Oslo, pouco tempo depois estávamos aqui em Amsterdã e agora você já quer mudar de novo só porque eu sou a garota mais azarada da face da Terra? Você não vê que está me prejudicando?" pág.9

"Aprendi a não me apegar a lugar algum, a não olhar para trás. Despedidas mexem fundo com a nossa alma e eu estava cansada de sofrer." pág.14
 
A mãe da Nina é especialista na indústria de lentes de contato, ela inventou um tipo especial de lentes que ajuda a disfarçar as pupilas 'anormais' da Nina que nasceu com elas verticais como as das cobras, lagartos e felinos. Nina se pergunta como essa 'deformação' é possivel. Além disso Nina não sabe nada sobre o pai, é um assunto proibido dentro de sua casa. Stela, mãe da Nina, culpa seu trabalho pelas mudanças constantes, mas Nina começa a desconfiar que essa não é a verdade, já que toda vez que algum acidente estranho acontece perto dela sua mãe logo informa que elas precisam se mudar. Dessa vez elas irão para Nova York e ao chegar lá Stela informa que irão ficar por tempo indeterminado e Nina vê a oportunidade de ter uma vida normal com amigos, trabalho e quem sabe um namorado.

"Eu estava era ficando realmente preocupada. Não poderia ser só azar. Tinha que haver alguma explicação para todos aqueles "quase" acidentes em minha vida, mas me faltava coragem para enfrentar minha mãe. Stela com certeza devia saber alguma coisa, mas, se eu resolvesse perguntar, obviamente ela perceberia que algo havia acontecido e com incrível rapidez estaríamos mudando para outra cidade ou país. E eu não aguentava mais aquela vida de errantes." pág.25
 
Seguimos percebendo que não importa para onde Nina vá a má sorte a persegue e chegando no novo colégio dois garotos mexem com ela de forma oposta, enquanto Kevin encanta, Richard provoca raiva e sensações de calafrio toda vez que se aproxima. Garanto que esse trio vivenciarão cenas de ação, adrenalina, perigo e nos apresentação uma realidade inesperada.

"O ódio que sentia por aquele garoto me fazia perder a lucidez. Por uma razão inexplicável ele mexia com uma parte selvagem e desconhecida dentro de mim." pág.72

Lendo esse livro me senti no meio de um suspense, cheio de mistérios e segredos. Também percebi uma trama cheia de fantasia, luta entre o bem e o mal. A existência de outras dimensões e personagens com poderes que influenciam na vida e no livre arbítrio dos seres humanos foi bem interessante e bem desenvolvido. Mas fiquei muito incomodada com a forma como Nina nunca levava em consideração as atitudes e decisões de sua mãe, entendo que faz parte da adolescência questionar os pais o tempo todo, mas levando em conta a vida e os riscos que elas passavam, penso que Nina poderia sim, ter em algum momento, decidido dar um crédito maior a mãe, assim teria evitado muitos perigos e tragédias. 

Não vou falar mais sobre o enredo para que vocês possam ser pegos de surpresa como fui e garanto que apesar de ter uns pontos irritantes, como já falei, a leitura vale muito a pena. O enredo é envolvente e a leitura muito acelerada. A autora consegue nos deixar a sensação de ter visto um filme e ficar pedindo o próximo logo. O final foi totalmente surpreendente e para um primeiro livro teve um fechamento satisfatório. Claro que a leitura dos próximos é essencial para que os esclarecimentos sejam mais detalhados. Posso dizer que fiquei aliviada pelo crescimento da protagonista e penso que nos próximos livros ela será mais adulta e firme nas suas decisões.

É isso meus amores, espero que tenham gostado de conferir minhas breves impressões desse livro que tem tudo para agradar fãs de suspense, ação e fantasia. Temos um pouco de romance, mas não é o foco da história, ok!!??? Fica a dica de mais um nacional que valeu a pena ler!!!


Primeiro as capas antigas da Trilogia (eu até que gostava)!!! 
Abaixo as capas atuais!! Quais vocês gostam mais!!???




Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!

16 comentários:

  1. Aline,li a trilogia em e-book,e fiquei fascinada com a história.
    A personagem Nina,realmente às vezes irrita pela impulsividade. Mas mesmo assim li esse livro cheio de ação e aventuras avidamente. 😊

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline
    Eu li somente o primeiro livro também ainda. Gostei da história como você disse ela é bem dinâmica e tentamos acompanhar a personagem conforme os acontecimentos, fiquei meio de boca aberta com aquele final e sinceramente ainda não sei o que esperar. Eu gosto mais das capas agora, acho que ficaram mais padronizadas.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, amiga!
    Durante muito tempo eu quis ler essa trilogia, principalmente quando ela foi publicada pela Valentina (foi um bum de divulgação, lembra?). Mas, hoje já não tenho mais tanta vontade. Fiquei curiosa, confesso, por saber que é uma história eletrizante e como não li os livros da Cassandra, acho que eu conseguiria me surpreender com a história, mas não sei.. acho que já não tenho mais interesse =/
    Ótima resenha!
    Desculpe pelo sumiço! <3
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Infelizmente, ainda não tive oportunidade de ler essa série, mas, já recebi tantas indicações que quero ler pra ontem rsrs... Recentemente li TREZE dessa autora e amei demais! Tudo é tão original e diferente de tudo que já li que fica impossivel não favoritar.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Aline!
    Leio muitas resenhas sobre esse livro.
    Nossa, você sentiu várias coisas com a leitura, haha. É chato quando alguns personagens que a gente não espera - ou não quer - acabam morrendo, ainda mais diante da teimosia de uma personagem.
    Adoro narrativas eletrizantes, hahaha. ♥
    No entanto, não somente por sua resenha, mas pelo enredo no geral, não sei se é um livro que eu leria. Nina é interessante, apesar dos seus defeitos, mas não me vejo lendo o livro.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Olá Aline essa é uma trilogia que já vi muitos comentarios positivos e eu com certeza quero muito ler o quanto antes! Nunca li nada a FmL mais to com muita vontade de conhecer essa escrita dela. Quero ler 13 também dela.
    Beijos da May :)
    Fique a vontade = Minha Pequena Coleção

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline.

    Ainda não tive oportunidade de ler este livro, mas tenho muita curiosidade justamente por causa dos elogios. Pela sua resenha a minha expectativa aumentou, ainda mais sabendo que o final teve um fechamento satisfatório. Dica anotada e parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Tenho muita curiosidade com o livro, conheci a Pepper e ela é tão simpática que me convenceu a ler seu livro, mesmo com meu problema crônico co YA contemporâneos e seus protagonista irritantes

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Já tem um tempo que quero ler essa trilogia, mas o problema é que ando sem tempo para trilogias e estou colocando na frente os livros de um livro só. Mas em breve vou ler essa. Gostei muito da sua resenha.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  10. Oi, Tudo bom?
    NOssa dai uma série que eu sempre quis ler mas acabo enrolando, vou colocar na minha meta literária depois da de ter lido essa resenha maravilhosa, que me deu mais vontade ainda de ler.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  11. Oie!

    Eu amo as capas dessa trilogia, eu tenho todos os marcadores de páginas dos livros por causa delas kkk Mas infelizmente a história em si não funcionou comigo, por isso passo a dica, mas já ouvi muitos que leram falando super bem!

    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Oiii tudo bem??

    Comprei o box, e amooo a Pepper, ela é uma graça, pude conhece-la na bienal!!!
    Ainda não li, mas fiquei muito curiosa com o enredo, e espero gostar. Que bom que a leitura valeu a pena apesar da personagem te irritar.
    Adorei a resenha.
    Bjus RAfa

    ResponderExcluir
  13. Oi amiga ^^
    Li esse primeiro livro no ano passado e senti o mesmo que você com a protagonista. Irritante ela!!! Mas não é nada que atrapalhe muito a leitura, que por sinal é muito boa. Espero poder ler os outros em breve (vou ver se consigo adquirir logo o box *-*)

    As capas da trilogias são lindas, tanto as antigas quanto as novas, mas eu gosto mais das novas por combinarem mais, sabe?!
    Enfim, parabéns pela resenha!
    Beijinhos e boas leituras
    Isabelle - Attraverso le Pagine

    ResponderExcluir
  14. Já li essa trilogia inteira quando lançada apenas em e-book e eu sou completamente apaixonada por ela, talvez ao ler os próximos você mude alguns pontos que levantou aqui... Eu curto demais as capas feitas pela Valentina

    ResponderExcluir
  15. Olá! Eu vejo tanto sobre esse livro e isso aguça minha curiosidade cada vez mais hahaha Parece ser um ótimo livro e eu morro de vontade de ler ele já faz muito tempo! Acompanho a escritora em algumas redes sociais e ela parece tão querida que só me faz desejar mais os livros hahaha
    Adorei sua resenha, super bem escrita. Parabéns!!
    By: atravesdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Essa é uma das séries que estou louca para começar e não tive como, porque sempre acontece alguma coisa ou um outro livro fura a fila. Mas eu acompanho a autora nas redes sociais e ela é maravilhosa. Muita gente fala muito bem das histórias dela e mal vejo a hora de ter os meus! Bjs

    ResponderExcluir