Queria que estivesse aqui - Pete Nelson


Pete Nelson
Editora: Lua de papel (Leya)
2012 - 252 págs.
Sinopse: Skoob

Como vocês puderam ver na postagem que fiz sobre minhas metas de leitura 2019 o foco desse ano ficou na leitura, principalmente, dos livros que já tenho a anos na estante. Então decidi nas últimas semanas de dezembro de 2018 pegar 'Queria que estivesse aqui' para ler e dessa forma esse título acabou sendo o primeiro livro concluído em 2019.

Lembro que quando comprei ele, pensei em escolher uma história com um personagem mais velho do que os que eu estava acostumada a ler (em sua maioria jovens e jovens adultos entre 16 e 28) para assim ter uma ótica diferente da vida. Mas confesso que essa leitura não foi muito o que eu esperava. Antes de mais nada a capa é linda e já dá para perceber que nosso protagonista se relacionará com um bichinho de estimação, em segundo lugar o título me fez esperar por um enredo romântico, mesmo que fosse contando o fim de algo mas com um protagonista que desse a volta por cima e inspirasse o leitor a superar suas dificuldades.

O que encontrei foi um homem maduro, Paul, um escritor recém-divorciado, que fala com sua labrador (nesse livro temos diálogos entre eles e isso já é informado na sinopse que confesso só li depois de concluir o enredo, por isso minha surpresa) e fiquei o tempo todo me perguntando se ele estava imaginando tudo ou se ele tinha um dom, enfim não vi esse ponto ser bem esclarecido e isso me deixou triste. Ao longo da história vamos percebendo que Paul não se relaciona bem com ninguém só com Stella, a labrador que acaba sendo o único suporte que ele tem na vida. Paul até tem uma namorada, mas está em um relacionamento aberto, onde ela sai com outra pessoa e ao meu ver ele aceitava isso só para não ficar sozinho, pois não era feliz com esse tipo de relação apesar de dizer que amava Tamsen.

Quando Paul fica sabendo que o pai sofreu um acidente e está internado ele acaba tendo que voltar para sua cidade natal e isso faz com que ele comece a refletir sobre sua vida, sua relação com as pessoas, no que ele poderia fazer para melhor de forma geral e aos poucos ele começa a mudar seus hábitos e suas atitudes. Apesar de algumas perdas posso dizer que temos um final feliz, porque o protagonista conseguiu dar a volta por cima e reorganizar sua vida. Mas ainda digo que não senti essa felicidade, enquanto lia, esperava uma narrativa empolgante e estimulante, apesar de todo sofrimento que ele passou. Para mim foi como se o personagem se arrastasse na vida e mesmo quando estava se 'levantando' não chegou a vibrar com isso. 

Dessa forma minha leitura acabou sendo guiada por esse clima do personagem e no final senti alivio por terminar a leitura. Valeu por ter iniciado a meta de ler livros mais antigos da minha estante, mas não sei como convencer vocês a ler o livro já que não vi nada de diferente nele, porque esse amor que o livro promete geralmente existe entre aqueles que tem seu bichinho de estimação ...  "Este livro é sobre o amor que nos chega de várias formas e como esse amor nos nutre e sustenta nas diversas fases da vida." Enfim se você ficou curioso de alguma forma, aconselho que leia para formular sua opinião, espero que ele flua melhor para vocês.

(Fonte da Imagem: Google)

São poucos os livros que não funcionam comigo, mas em algum momento acontece né!? Apesar dos pesares achei importante trazer minhas impressões para vocês. Obrigada por ler e comentar. Que as próximas leituras sejam mais positivas!!!


Obrigada pela atenção!!!
Não esqueça de deixar suas impressões nos comentários

11 comentários:

  1. eu doei vários que ficaram parados aqui e que eu não ia ler nunca...

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Já percebi a vibe deprê só de ver a capa, engraçado como duas pessoas veem coisas tão diferentes vendo a mesma imagem, que pena que não gostou, já vou passar a dica por hora, minha vida está muito bagunçada para me afundar em um livro triste

    ResponderExcluir
  3. A princípio achei que a história era pq o cachorrinho morria. Entendi o enredo, e tb não curto historias tristes e depres. Mas valeu a dica, tem gente que gosta rs
    Tb preciso dar conta de uns livros parados aqui
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Acho que se a gente inicia essa leitura sem muitas expectativas, a coisa funcionam bem, poxa, porque as chances de se surpreender são bem maiores. O enredo realmente parece bastante mediano, mas para curar a ressaca literária é uma beleza! Hahah achei essa capa muito fofa.

    ResponderExcluir
  5. Oi, ainda não conhecia esse livro, achei interessante essa amizade que há entre o personagem e o bichinho de estimação, animais podem ser ótima companhias, também achei legal o personagem ir se reencontrando; pena que não foi uma leitura que lhe conquistou.

    ResponderExcluir
  6. Também tinha uma ideia bem diferente do livro quando vi sua capa, mas não sei se é um livro que me agradaria nesse momento. E é normal, às vezes alguns livros não funcionam pra gente.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Que bom ver uma resenha tão sincera! É assim que ela pode nos ajudar a decidir se o livro é ou não nosso estilo de leitura, independentemente de ter gostado ou não os influenciadores podem mostrar um pouco do livro e isso ajuda demais aos leitores na hora de escolher ♥

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Aline!
    Não conhecia o livro e depois de ler sua resenha, acho que não me arrisco a ler ele não!
    Parabéns pela sua sinceridade quanto a opinião sobre a leitura!

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline,
    Nem me fale em livros parados, tenho na minha estante coisas que comprei em 2015 e ainda não consegui ler, mas esse ano prevejo que diminuirei essa pilha, e com relação a sua leitura, a capa é realmente linda, e pensei mesmo que fosse sobre bichos rs, uma pena ela não ter sido tão boa, mas bola pra cima e vamos pro próximo, também estou lendo os velhinhos que todo mundo já leu.

    beijokas

    ResponderExcluir
  10. Oi Aline.

    Também estou cheia de livros parados na minha estante e este ano estou dando prioridades para eles e os livros que estão no Kindle. Esse livro que você leu, não conhecia e mesmo amado animais de estimação, essa dica não conseguiu chamar minha atenção. Vou deixar para pegar outra dica na próxima visita.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá.

    Eu adorei sua resenha. Nós amamos nossos animaizinhos de estimação e esse livro parece tocante demais. Tenho um livro com esse nome, mas a temática totalmente diferente. Gostei da sua meta de ler livros mais antigos na estante e pretendo conseguir isso também.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir