Cuidado com a sindrome do impostor!!!!



Hoje convido você a refletir sobre um assunto que vem se mostrado cada dia mais presente na vida das pessoas, em graus diferentes mas penso que precisamos reconhecer o que leva a ela, a síndrome do impostor e o que fazer para evitá-la já que alguns dos sintomas são mais comuns do que imaginamos.

Quem nunca sentiu a sensação de não ser bom o suficiente para exercer determinada função??? Eu por exemplo sempre sinto isso quando estou passando por uma nova seleção ou quando estou passando por provações da vida. Muitas vezes quando paro pra pensar sobre meu lado profissional me sinto paralisada e insegura achando que não sei o suficiente e deveria ter escolhido outros caminhos anos atrás; mas ao mesmo tempo me sinto tão orgulhosa de mim por continuar estudando e buscando aprender o que não sei e aperfeiçoar o que já conheço. 

Quem tem a síndrome do impostor costuma não se sentir capaz, ter dificuldade em reconhecer suas qualidades, baixa autoconfiança, medo de errar, ter dificuldade em receber elogios, autocobranças, autosabotagem (medo de desafios), costuma procrastinar devido o perfeccionismo e se preocupa demais com a opinião alheia. E é mais comum em mulheres, coitadas de nós =/

E como podemos nos livrar da síndrome do impostor ou pelo menos evitá-la?

1. Reconhecer seus pontos fortes e melhorar suas fragilidades para se livrar dos sintomas.

2. Invistir em autoconhecimento (descubra seus interesses e competências, faça terapia, tenha um mentor).

3. Aceite seus defeitos (perceba, aceite, busque melhorar).

4. Não tente dar conta de tudo (saiba pedir ajuda, delegar) 

"Feito é melhor que perfeito".

5. Confie em si mesmo


Ninguém disse que é fácil, mas faça um pouco todos os dias e se sentir que não está dando conta sozinha não tenha vergonha nem medo de perdir ou procurar ajuda de um profissional, eles saberão como te ajudar.

Uma dica especial que deixo aqui é ler, estudar, se informar sobre 'Inteligência emocional' penso que quem tem esse conhecimento, habilidade, consegue viver melhor consigo mesmo e com os outro. Estou no processo e estou amando \o/ Fica a dica!!!!

Aline Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário