Coisas que aprendemos pelo caminho - Sara Goodman Confino

 

Editora: Faro Editorial
(Lido em parceria)
2023 -  288 págs
Sinopse: Skoob

A primeira coisa que me fez escolher esse livro foi o título super interessante e a capa linda. Quando recebi o livro achei a diagramação e o trabalho de capa como sempre fantásticos. Os capítulos curtos e a narrativa muito envolvente fazem a leitura fluir super bem. A história é dividida em duas partes que se revesam nos capítulos, entre presente (Jenna) e passado (Evelyn). No presente iremos conhecer Jenna, 34 anos que do nado viu sua vida virar de 'cabeça pra baixo' quando seu marido pede a separação por ter se apaixonado por outra pessoa e quando Jenna percebe está de volta a casa dos pais, vivendo a maior 'bad' de sua vida; ela acaba não sabendo lidar com as cobranças da mãe dela porque ela cobra que ela reaja e der um rumo na vida. Seis meses após essa mudança, Jenna aceita acompanhar sua avó Evelyn de 80 anos a cidade natal dela.

Teremos a oportunidade de conhecer o passado de Evelyn e entender como ela aproveitou sua vida da melhor forma possivel com as condições que tinha em 1950 quando se apaixonou por um jovem português, sendo ela de uma familia de Judeus. Só posso dizer uma coisa, a Evelyn é maravilhosa e apaixonante, tanto jovem quanto como uma avó cheia de manias e atitudes. Não aguentei a cena dela pegando os adoçantes/açúcares do starbucks e a Jenna morrendo de vergonha e pasma ao mesmo tempo.

Sempre que leio sobre histórias assim onde temos a oportunidade de conhecer como uma família se formou, tudo que passaram e como isso refletiu na vida de outras pessoas da família aproveito para refletir sobre a minha própria familia e acho esse processo muito interessante e válido. Comecei sem gostar muito do posicionamento de Jenna, mas entendo que é normal e quando ela decidiu viajar com a avó ela passou a mudar sua perspectiva das coisas e teve a oportunidade de conhecer pessoas do passado de sua família e entender muita coisa que elas tiveram que enfrentar. Esse conhecimento a ajudou a melhorar e decidir a dar um novo rumo a sua vida.

Fiquei muito feliz com o final da história, essa é daquelas que nos fazem respirar aliviado e satisfeito com se tudo fosse real e alguém que conhecemos finalmente conseguiu chegar em um lugar de paz e recomeços. Em 'Coisas que aprendemos pelo caminho' você poderá refletir sobre relacionamento familiar, relacionamento amoroso, amor, escolhas, perdas, perdão, superação e felicidades. Enfim na minha opinião é uma leitura prazerosa e válida por todo aprendizado que ela aprensenta ao leitor através da vida dos personagens. Fica a dica!!!!

<< QUOTES >>

"Eu não quero mais ter que me esforçar para consertar as coisas. Não deveria ser tão difícil assim. Você e eu sempre fomos melhores na teoria do que na prática. E com a Taylor é simplesmente ... fácil." p.8

Achei a mãe de Jenna sensata ... "Você precisa fazer alguma coisa. Eu entendo que você precise se esconder por um tempo, porém já chega. Você não pode viver no seu quarto de criança para sempre. Você não está mais no ensino médio. Vai fazer trinta e cinco anos em algumas semanas. è hora de colocar a sua vida nos eixos." p.13 

Após terminos e mudanças extremas costumamos levar tempo para nos recompor e não seria diferente com a Jenna... "me senti vazia. Como se alguém tivesse recolhido todos os pedaços de quem eu era de verdade. Claro, eu ainda parecia a Jenna. Mas perceber que a minha vida era uma completa mentira tinha um preço. Eu ainda não estava pronta para ressurgir, para admitir que havia perdido e recomeçar. Eu simplesmente não tinha nada para oferecera alguém novo. O poço estava vazio."  p.13

Jenna em alguns momentos me soa dramática... "Seis meses aprendendo a viver com o fato de que a minha vida nunca seria perfeita - de que eu nunca seria perfeita - haviam causado certo dano. Posso não parecer mais velha, mas alguma coisa mudou. Eu não sabia como quantificar isso, além  do fato de que eu não gostava de nada disso." p.24

A relação entre Evelyn e Vivie é emocionante ..."Havia apenas um pessoa cujos sentimentos Evelyn colocava à frente dos seus próprios, e essa pessoa era a irmã caçula." p.47

"Eu estava apavorada. Afinal, se eu não deixasse Joe entrar na minha vida, ele não poderia me machucar. Se eu nunca me sentisse confortável o bastante, ninguém poderia puxar o meu tapete de novo." p.226

"Você não pode deixar que isso destrua você. Nem sempre as coisas funcionam do jeito que você quer, mas você precisa seguir em frente." p.246



Nenhum comentário:

Postar um comentário