Um Amor para Recordar - Nicholas Sparks

Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
2011

184 págs

Gostaria de ter lido esse livro sem saber do que se trata, mas não foi possivel porque já vi o filme muitas vezes e sempre me emociono. Então não foi possivel deixar de comparar o tempo todo e pela promeira vez achei o filme mais completo e cheio de detalhes que no livro nem aparece, mas mesmo assim gostei do livro e fechei o ano com chave de ouro.
O livro é narrado por Landon Carter que está com 57 anos e volta no tempo para nos contar sobre uma amor que teve aos 17 anos e que mudou toda sua vida. A história se passa em 1958, no litoral da Carolina do Norte, numa cidade pequena dos Estados Unidos. Ele começa nos falando um pouco da cidade e deixa claro que a população vivia em função das igrejas e que havia 18 delas dentro dos limites da cidade. Tinham Igrejas batistas em praticamente todas as esquinas da cidade e uma delas será muito importante nessa história.
Depois ele nos apresenta a escola, seus amigos e sua vida e percebemos que ele era um adolescente comum, daqueles que vivem um dia de cada vez sem se preocupar com o futuro e que gasta seu tempo livre com besteiras.
Ele tem uma condição financeira boa e por isso na escola faz parte do grupo de destaque na escola e por isso costuma falar e zoar dos outros na escola. Uma das pessoas que eles zoam é Jamie, garota de 17 anos, filha de um pastor da cidade e que por isso se veste de forma bem recatada e simples, além de andar sempre com uma bíblia na mão. Todos a evitam e riem quando ela passa. Mas por incrível que pareça ela nunca parece triste ou é grosseira com alguém. Diferente do grupo de Landon ela tem um objetivo de vida e dedica sua vida a estudar a biblia, cuidar do pai e ajudar os outros.
Era de se imaginar que eles não teriam nada em comum, mas Landon após ser pressionado pelo pai acaba tendo que buscar atividades extras na escola para assim buscar vaga em uma universidade e por isso acaba entrando para o grupo de teatro da escola. A partir daí ele acaba ficando mais próximo de Jamie e percebe o quanto estava engando ao seu respeito, o quanto tinha sido preconceituoso ao julgá-la apenas pela aparência. Então ele percebe o quanto bela, principalmente interiormente, ela é e acaba se apaixonando por ela. Tudo parecia caminhar para um final feliz, mas Jamie conta que está doente e o mundo deles desaba.
O mais bonito dessa história é perceber o quanto pessoas boas e com fé conseguem através do seu exemplo extimular o bem no outro e fazê-lo buscar um sentiudo - objetivo para sua vida.

"Naquele ano, Jamie me ajudou a me tornar o homem que sou hoje. Com a sua mão firme, ela me mostrou o quanto é importante ajudar os outros; com a sua paciência e bondade, ela me mostrou qual é o real sentido da vida. A sua alegria e o seu otimismo, mesmo quando estava doente, foram as coisas mais espantosas que já presenciei. Jamie também me ensinou o valor do perdão e o seu poder de trasnformar as coisas. Jamie vivia de acordo com os ensinamentos da Bíblia. Jamie era o anjo que salvou a todos nós." pág. 180

Enfim fica a dica de mais uma bela leitura, rápida e cheia de ensinamentos. Vale muito a pena ler mesmo se assim como eu vc já tiver visto o filme, digamos que eles se completam. E assim fecho o ciclo de resenhas de 2012,  foram 64 livros lidos esse ano. Estou muito feliz porque esse foi o ano que mais li. Espero que vcs tenham gostado de passar esse ano comigo e que em 2013 os laços feitos esse ano só se fortaleçam.

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

8 comentários:

  1. Comigo foi diferente eu li o livro antes de ter visto o filme. Mas gostei dos dois, acho que é como você disse, os dois se completaram!
    Fechou com chave de ouro mesmo!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha! Eu já li esse livro e concordo com você é uma ótima leitura, realmente, cheia de ensinamentos.
    Parabéns por ter batido sua meta de leitura!
    Um feliz ano novo pra você e sua família Lili.

    Beeeijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?
    Amo os livros do Nicholas :]
    E parabéns pela meta !
    Feliz 2013 '
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Eu não gostei tanto desse livro como esperava gostar. Confesso que o filme me emociona bem mais e é um dos meus preferidos.
    Entendi sua opinião e concordo que de alguma forma eles se completam mesmo.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  5. Amiga, eu já li e já assisti e chorei nos dois!!!! É mole?!! Amei, são lindos mesmo! O livro é muito sensível e o filme comove totalmente!!! *-*

    ResponderExcluir
  6. Eu já perdi as contas de quantas vezes eu assisti esse filme, sério. Nunca me canso, além de chorar em todas as vezes. Ainda não li o livro, mas com certeza é uma proxima leitura.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelas leituras. Eu gostei muito do livro, tanto quanto do filme, embora eles sejam diferentes.

    Bom 2013.
    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Estou mais focada nos chick-lit e nos sobrenaturais agora, por isso eu passo essa livro agora.
    mas eu tenho uma vontade de um dia ter todos os livros do Nicholas na minha estante, mebroa nao seja mto fa de romance ;s
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir