Minhas manias de leitura (atuais)!!!



Oi gente bonita como vocês estão??? Espero que ótimos, hoje venho rapidinho só para contar para vocês umas manias que adquiri ao longo desses anos da minha vida de leitora - blogueira. Com o tempo essas manias mudam ou se intensificam, depende muito. Quero saber se vocês tem alguma mania de leitura. Deixem nos comentários ok!!! Beijão e ótimo inicio de semana para todos!!!!


 Não sei vocês mas eu simplesmente não consigo ler um livro por vez, raras as exceções. Isso acontece porque nem sempre minha mente me ajuda, atualmente não estou conseguindo focar minha atenção em alguns estilos literários, principalmente os que tem a descrição como ponto forte da narrativa, sendo assim tenho o hábito de conciliar a leitura desses livros com um mais leve, com temas cotidianos e etc.

 Outra mania que tenho é ler sempre com um caderno e canetas ao lado para eu ir anotando minhas observações e opiniões ao longo da leitura. Isso ajuda muito depois na montagem da resenha.


 Antes eu costumava colocar umas flags nos trechos que achava interessante no livro, mas isso estava me fazendo gastar muito e depois de um tempo os livros ficavam cheios de marcações, então provisoriamente decidi marcar com uma seta (a lápis) o inicio dos parágrafos relevantes para resenha e possíveis quotes.
Sei que muita gente não vai aceitar com facilidade esse meu jeito, mas pensei: o livro é meu e para quê ficar tratando o mesmo como algo intocável??? Na realidade algumas marcas, além das do tempo, são importantes para que o livro possa te remeter as lembranças não só da história mas da sua relação com ele.

E por fim duas manias que tenho com marcadores:
1° Anos atrás ganhei de uma amiga muito querida um marcador magnético e uso ele em todas as minhas leituras, assim não perco a atenção da linha que parei e ainda sinto que a leitura está fluindo.


2° Ganhei da autora parceira aqui do blog, Samanta Holtz, uns marcadores de origami lindos. Então costumo usá-los para marcar o capitulo seguinte ao que estou lendo.  Tenho certo problema com livros que possuem capítulos com mais de dez páginas, então peguei o vicio de contar as páginas de cada capitulo e colocar o marcador no seguinte para eu ter noção do meu progresso.

Na foto usei os livros: Os Mistérios de Warthia - Denise Flaibam (estou na página 161) e O Milagre - Nicholas Sparks (estou na página 45).

Enfim são essas minhas manias, falem nos comentários o que vocês acharam e se tem algum vicio semelhante. Beijos e ótimas leituras para vocês!!!!

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!??

17 comentários:

  1. eu costumo ler vários livros de uma vez e tipo não consigo ler escutando musica, consigo ler indo pro trabalho no ônibus, mas escutando musica me incomoda.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Eu não consigo ler mais de um livro por vez e tenho muita dó de fazer marcações nos meus livros, então salvo minhas citações favoritas no celular.
    Amei o marcador de Origami *-*
    Bjokas
    nerdworldofgirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Aline!

    Eu só leio um livro por vez, não me acostumo com essa ideia de ler vários. Eu deveria também ter um caderno, mas sempre me esqueço e tenho preguiça de ir pegar quando lembro, ai tento memorizar a página que tem alguma frase que me marcou para escrever depois e muitas vezes esqueço. Para resolver o problema procuro na Net e algumas vezes não acho T.T
    Eu não risco meus livros, até porque o lápis está tão longe kkkkkkk, mas se eu quisesse riscaria, tanto que tenho um livro que passei marcador em uma frase e verde ainda para destacar!
    Adorei suas manias, e vou procurar dentro de mim a coragem para pegar meu caderno durante a leitura kkkkkk

    Abraços ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor se não quiser pegar um caderno vc pode anotar no celular, muitos fazem isso!!! Boa sorte!!!!

      Excluir
  4. Oii Aliine, minhas manias sao um pouco diferentes, leio um livro d cda vez e termino extremamente rapido, porqe praticamente devoro eles, mas esqeço facil uma historia e tenho sempre qe ler um trecho pra lembrar, porem decoro tds as frases e citaçoes qe gosto rapidamente, e normalmente fco hrs tentand lembrar d qual livro sairam essas citaçoes. Tambem tenho meu caderninho com tds minhas preciosisades, e td qe acho importante anotado.. mas normalment anoto depois qe leio, entao vc imagina o q mais tem nle.. citaçoes.. rs
    Acho incrivel cmo a leitura consegue despertar coisas tão diferentes em cda pessoa porem com a msm paixão por elaa. C;
    Ameninaeoseulivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que lindo os seu marcador!
    Eu também não consigo ler 1 livro de uma vez, eu tentei esses dias, mas não consegui. Parece que todos os livros na minha estante me chamavam! Já cheguei a ler 4 de uma vez por causa dessa vontade louca, mas é horrível, nunca mais faço isso! rsrs

    http://cheirinhodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Aline!
    Eu não consigo ler com um caderno do meu lado, porque ultimamente estou lendo em lugares desconfortáveis, como no ponto de ônibus ou em alguns tempos livres. Mesmo quando lia em casa, não conseguia fazer isso, ainda mais quando me envolvia demais em algum livro. Nem marcações eu faço quando estou muito envolvida na leitura! rs.
    Mas adorei suas manias de leitura, rs.
    Beijos :)
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Aline! Acho que todos leitores tem suas manias né hahhaha Me identifiquei mais com a última, tbm sou complexada com capítulos muito longos e acabo sempre contando as páginas para ver se estou muito longe ou se já estou terminando, pois sempre que possível paro de ler quando termina o capítulo, para quando retomar a leitura não ficar muito perdida, então sempre conto quantas páginas faltam pro fim do capítulo.
    Sempre quis marcar meus quotes favoritos, mas sempre falo que vou fazer e acabo deixando para o próximo livro e nunca faço, tenho que começar assim como vc, a deixar um caderninho do lado para fazer marcações, ajuda mesmo na composição da resenha, muitas vezes estou lendo o livro e penso "isso tenho que colocar na resenha" mas quem disse que depois lembro? kkkkk
    Adorei o post e suas manias, manias saudáveis diga-se de passagem né!
    Aparece lá no BMB um dia desses, estou sentindo sua falta por lá!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Amei o post Aline!
    Eu também peguei essa mania de ler mais de um livro ao mesmo tempo, e agora não consigo mais ficar lendo só um. rsrs
    Eu uso os post-its pra fazer marcações de quotes legais, mas essa mania adquiri não faz muito tempo. :)
    Ah, também odeio capítulos longos... Eu às vezes eu deixo o marcador no final do capítulo pra saber se vai demorar pra chegar até lá, ou fico contando as páginas...
    É sempre bom compartilhar essas manias, pra saber que tem gente igual você em alguns aspectos! rsrs
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ni (posso chamar de Ni, ou algum outro apelido? rs)

    Ha eu tenho algumas manias também, como contar quantas páginas tem o capítulo que vou ler, rs, mas não marco com nada não.
    Também agora deixo sempre um caderno do lado, mas essa mania comecei depois do blog, antes só se eu gostava muito de uma frase, ai na hora já ia e copiava.
    Amei os mercadores das fotos, o que tem uma bailarina então eu pirei, você que fez, ou foi o que ganhou? eu tenho uns nesse estilo, mas o seu esta mesmo muito lindo.
    Achei a matéria muito legal. Eu não consigo ler mais que um livro ao mesmo tempo, só quando uma leitura está mesmo muito cansativa, mas peguei esse hábito a bem pouco tempo, mas no geral, gosto de ler um por vez mesmo, rsrs.

    Beijos Fer

    ResponderExcluir
  10. Oi amiga, bom dia ^-^
    Amei o post! Me identifiquei com algumas manias de leitura :D Também leio mais de um livro ao mesmo tempo, mas não os marco com lápis (tenho dó ainda :S); o que faço atualmente é usar post-its e andar sempre com uma folha caderno dentro do livro que eu estiver lendo para fazer anotações (nada muito organizado :P)

    Beijinhos e boas leituras ^-^
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, amiga!
    Obrigada pela força, está sendo difícil, mas a vida precisa continuar. Adorei seu post! Eu não tenho muitas manias de leitura, uso tags para marcar as páginas com citações que gosto. De uns tempos para cá aproveitei sua dica de usar um caderno e caneta para fazer anotações é bom porque não esqueço os pontos que preciso abordar na resenha. :)

    Beijão!

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Também uso flags, meus livros sempre acabam todos marcados, gosto de escrever as palavras que não sei o significado e depois pesquisar, é ótimo fazer isso, até me ajuda nas aulas de português, adorei o post!


    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi flor,
    Pois é com o tempo a gente acaba pegando algumas manias mesmo. Eu infelizmente não consigo fazer como você e ler dois livros ao mesmo tempo talvez seja pelo fato de eu entrar demais a história e não consigo levar duas assim, são raras as vezes que isso acabam acontecendo. Sobre marcar os livros eut inha comprado post its uma vez para deixar nos parágrafos marcantes mas depois de um tempo parei com essa mania porque estava dando trabalho demais nem que seja
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  15. Hehehe, também leio vários simultaneamente e também gosto de ler com caderno (e post-it, embora as vezes eu esqueça) por perto. E não sou cheia de mimimi, simplesmente acho normal você fazer pequenas marcações nos livros.
    Eu faço metas de leituras, mas nunca cumpro, mas continuo fazendo.
    E também gosto de postar trechinhos no tumblr :)
    Não costumo abandonar livros, mas só dou continuidade a livros que estão se dando bem comigo. Adoro atualizar o skoob.
    Também tenho o hábito de observar quando encerra o capítulo e coloco post -it na minha meta de páginas do momento.

    Uso dois marcadores para ler.

    ResponderExcluir
  16. Também costumo anotar meus devaneios durante a leitura, acho que essa é a melhor dica e emite nossas opiniões mais sinceras do momento na leitura. Ótimas ideias, bj, Fê.

    ResponderExcluir