Vantagens e desvantagens de ter livros acumulados!!!!


Oi meus queridos como vocês estão??? Espero que ótimos. Hoje vim para conversar com vocês sobre um assunto que se tornou recorrente na minha vida, quer dizer, sempre fico refletindo e criando metas para resolver o acumulo dos livros para ler que tenho. Antes de mais nada quero que saibam que os pontos que apresentarei podem ou não servir para vocês. Acredito que cada pessoa é um mundo e por isso nem sempre o que serve para um servirá para outros, mas quem sabe minha opinião ajude vocês também. Vamos lá.

Minha pilha de livros não lidos começou acredito eu em 2010, mas ela não era nada demais. Porém em 2011 quando me tornei blogueira passei a me perguntar porque as blogueiras que eu admirava tinham tantas opções de livros para ler e eu não; a partir daí comecei a aproveitar todas as promoções que encontrava na net, e não podia ver um livro elogiado por mais de cinco pessoas que queria na minha estante. Com o tempo fui fazendo parcerias e esses livros foram lidos na frente dos antigos. E essa foi a origem do acumulo.


Acredito que a uns dois anos comecei a pensar no assunto e passei a tomar algumas medidas para evitar que a pilha cresça de forma descontrolada. Foram elas:
  • Evito ao máximo olhar as promoções na internet;
  • No momento não estou fazendo novas parcerias com editoras e autores (raras as exceções);
  • Só compro livros do mesmo autor quando termino de ler os que já tenho;
  • No caso dos livros que fazem parte das séries que já iniciei, compro assim que termino a leitura do último que tenho. Antes eu estava comprando séries completas e isso ajudou no aumento da pilha de livros (apesar que quando alguns boxs estão com um preço muito bom aproveito); 
De certa forma essas foram minhas primeiras decisões, mas no mês passado uma das prateleiras da minha estante de livros cedeu com o peso e tive que acomodar os mesmos em um tapete aos pés da estante até que ela seja consertada; e isso me fez perceber de forma mais real a quantidade de livros que tenho para ler. Fiz uma lista com todos os títulos disponíveis (mesmo já tendo no skoob, adoro riscar um nome dessa lista quando termino a leitura \o/). E fazendo essa lista percebi quanta coisa legal tenho e agora estou decidindo o que darei prioridade esse ano.
Preciso urgentemente comprar uma nova estante, já comecei a pesquisar modelos e preços.

Fiz algumas fotos da minha pilha de não lidos, espero que vocês gostem de ver e se já tiverem lido algum dessa lista me falem se for bom para quem eu possa dar prioridade:


Esses são meus nacionais e alguns selecionados para leitura ainda esse ano, mas dependendo do meu humor essa lista pode mudar.


Esses são os livros de série que tenho, algumas séries estão completas outras não, como vocês podem ver.


E por fim esses livros são os que ganhei em promoções de blogs, de presente de amigos e familiares e alguns que comprei também. Dessa lista os que estou mais ansiosa para ler são os clássicos e os check-lits.

Então é isso gente acredito que uma das maiores vantagens de ter livros acumulados (com um certo limite) é a opção de títulos que podemos ter para ler. Além disso se sua pilha for por opção e não por descontrole, uma boa é sempre fazer uma lista de prioridades e acompanhar os preços na net e comprar seus desejados por um ótimo preço. Ou seja com planejamento podemos ter mais com mais qualidade.

Acredito que até o ano que vem eu consiga ler uns 80% da lista e isso para mim está ótimo. Pretendo consumir de forma mais consciente a partir de agora. Desejo boa sorte a todos que estão na mesma situação que eu. Gostaram do post??? Deixem nos comentários sua opiniões, ok!!!???

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!?

15 comentários:

  1. Oi.
    Faz um tempão que eu não visito nenhum blog e quando vou visitar dou logo de cara o seu! Adorei sua postagem. Também estou como você. Tenho vários livros para ler e que são ótimos títulos. Olhando minha estante no momento em que vi sua publicação percebi que também tenho alguns livros que não li e que você leu. Não tenho Belle, mas estou louca para ler <3 Relacionado à Bruxos e Bruxas (porque foi o que eu li), você vai perceber que é uma leitura rápida, mas para mim foi decepcionante. Certamente a gente acaba criando uma certa expectativa pois o livro foi escrito por James Patterson, mas depois vem o "tapa na cara". Não digo para você não ler, mas vi várias resenhas negativas e resenhas positivas a cerca do livro.

    Ps. Eu te amo é maravailhoso e apaixonante, digo o mesmo para A última carta de amor, As violetas de Março e O melhor de mim. Aconteceu em Paris é engraçado e divertido, ri bastante quando estava lendo.

    Fazia tempo que eu não comprava nenhum livro, poi savia que tinha bastante na minha estante e só recentemente comprei doi livros.

    Uffa!!

    Abraços.
    Entre Livros e Livros.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa senhora amiga, quanto livrooooo sem ler!!!! Mas eu preciso aprender a me controlar também, a pilha começa a diminuir e eu já compro mais. Nunca tenho nenhum livro sem ler na estante, e às vezes sinto falta dessa sensação que eu tinha lá por 2009, 2010 e lia várias vezes o mesmo livro. Era legal.

    Dos que você tem pra ler, gostei muito de Uma Proposta Irrecusável - Jill Mansell (tem resenha no meu blog aqui http://www.meninadelivro.com.br/2011/09/uma-proposta-irrecusavel.html se quiser dar uma olhada!!), P.S Eu te amo também gostei, Homem de Sorte e Julieta Imortal. Esses são os melhores!!

    Beijos e boa sorte!
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Aline!
    Ah, eu amei o post! Eu também tenho uma pilha enorme para ler, e ela foi se acumulando porque adoro comprar livros. Se tenho dinheiro disponível e tem promoções na net eu não penso duas vezes. Tenho tentado ler um pouco mais para ver se consigo diminuir e pensado em formas de dar prioridade para aqueles que já estão há muito tempo na estante. No meu caso o motivo do acumulo é porque gosto muito de comprar livros e se não me obrigasse ter limites compraria todos que aparecesse pela minha frente. rsrsrsrsrs
    A minha estante também já não tem espaço e já preciso de uma nova. Só não vou comprar ainda porque não tenho espaço para acomodá-la. Assim que resolver essa questão vou optar por fazer uma estante planejada só assim para ter espaço para todos os meus livros. ;)

    Beijão,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu tenho muitos livros acumulados, mas como leio rápido, meus pais não se incomodam. Do mesmo jeito, sinto que preciso parar de comprar tanto, vai ser uma tarefa difícil.

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline, adorei seu post!!
    Acredito que esta é uma realidade de muitos viciados em leitura, principalmente daqueles que são blogueiros.
    Minha lista de livros não lidos ainda não está muito grande, mas já está começando a me preocupar. Gostei das suas dicas e vou tentar segui-las :)
    Espero que você consiga diminuir essa pilha que nos mostrou e minha dica é começar pelos livros: Julieta, A Casa das Orquídeas, A Luz Através da Janela e Simplesmente Ana, pois são meus favoritos da sua lista ^^
    Beijos

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, amiga!
    Adorei a ideia do post.
    Eu tenho UM BANDO de livros não lidos na estante. Sempre vou comprando e recebendo outros das editoras. Os que eu compro vão acumulando, porque sempre dou prioridade aos parceiros. Mas é bem complicado mesmo organizar no meu caso.
    O difícil é me controlar quando se trata de comprar livros que desejo muito. rs
    Mas não custa nada tentar.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  8. Aline, tudo bem, flor?

    Confesso que minha pilha de livros não lidos é grande. Mas ainda assim, é menor que a dos lidos. Quanto as series, sou meio chata. Prefiro ter a serie completa pra poder ler. Passei um perrengue dos brabos com Métrica. Terminei de ler, sedenta pela continuação, mas era dia primeiro de janeiro e tudo tava fechado =`(

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah uma coisa que me ajudou bastante: excluir os emails de promoçoes de livrarias e parar de entrar no Submarino.. Ficamos tão iludidos por muitas vezes falsas promoções... E compramos tanto! Melhor mesmo e proibir de entrar no Sub :)

      Excluir
  10. Oi NI.

    Minha lista deve estar como a sua. Tenho muitos livros não lidos, mas todos por opção mesmo, não tenho parceria, então meu acúmulo se deve porque eu quero o livro e ai fico olhando as promoções rsrs e dá nisso.
    Mas estou fazendo o que você disse já não olho todo dia os sites de livrarias.
    E estou fazendo sempre uma lista de leitura e tento seguir ela ao máximo possível, já que as vezes o momento exige outro tipo de leitura, mas estou aos poucos diminuindo os meus NÃO lidos, mas agora com a bienal chegando devo acumular mais um pouco de novo rs.

    Bem da sua lista, eu leria Simplesmente Ana, eu adorei, todos os de Nicholas Sparks, Dan Brown, Garota Americana da Meg Cabot, e eu não gostei de Julieta e Romeu Imortal, não gosto muito da Keyes, memórias de uma gueixa desisti, e a série Feios eu também não gostei, rs.

    Beijos e boas leituras.

    Fer

    ResponderExcluir
  11. Oi Ni.

    Tem Tag hoje lá no blog e indiquei você ok?

    Beijosss Fer

    ResponderExcluir
  12. Oi flor,
    Parece que passamos todas pelos mesmos problemas. E uma coisa incrivel ne? Eu também no começo tinha poucos livros, porém foram se acumulando se acumulando e agora estou atolada também. Mas a primeira iniciativa minha foi ver o que eu realmente queria ler e me desfiz de vários livros que eu sabia que não ia ler tão logo afinal eles já estão parados há mais de ano lá na minha estante e isso desafogou um pouco, também parei de ver promoções na internet e só compro algo se desejo muitooooo mesmo e a maioria dos livros que compro leio na hora o que tem ajudado a diminuir a pilha. Desejo sorte para você com a sua ai. rsrs
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Aline, adorei esse post.
    Sou uma pessoa muito, mas muito consumista mesmo. Se você visse a quantidade de livros que tenho em casa para serem lidos, iria ficar assustada.
    Ano passado quando comprei as passagens para ir a Bienal, decidi que não iria comprar livros, consegui cumprir meu propósito por três meses, mas depois não mais.
    Todos os meses tem lançamentos que quero ler desesperadamente, então, compro. O pior de tudo é que as vezes quero começar um livro, mas não quero ler nada do que tenho em casa :( (louca)
    Já tentei fazer listas com livros que quero ler, mas nunca consigo seguir, na verdade nem sei mais o que faço kkkkkkkkk
    Um beijão.
    Katielle

    ResponderExcluir
  14. OMG quantos livrooos! kkkkk Eu aqui com meus cinco livrinhos empacados na estante, quando crescer quero ser igual você, ter várias opções! hahahaha
    Mas por um lado não é muito bom né, não se pode fazer mais compras e ainda bem que você colocou essa meta para você mesma, não comprar mais sem antes ler os que tem.
    Desses eu posso recomendar e acredito que você vai adorar, a série "Os Legados de Lorien" que é perfeita, li e não esperava tanto, mas a história me surpreendeu!
    E também As Crônicas dos Kane, são ótimos e eu particularmente achei beeem melhor que Percy Jackson, e olha que sou apaixonada por ele também!
    O Símbolo Perdido também é demais, não tem como se arrepender!
    Espero que você consiga logo diminuir essa "listinha" são realmente ótimos livros!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir