Menina Veneno - Mariana Ribeiro

Autora: Mariana Ribeiro
Ebook - Amazon
2014
350 págs.

Demorei um pouco para ler esse livro por ser na versão ebook, mas após concluir sua leitura tive a certeza que valeu a pena conhecer essa história mega interessante. E alguns pontos chamaram minha atenção: a autora conseguiu através de uma mega pesquisa apresentar um retrato dos anos 80, da famosa década perdida (o leitor acaba vivenciando junto com a protagonista os principais fatos ocorridos nessa década, além de conhecer ou relembrar toda influência cultural pop da época).


A vida dos diplomatas também é retratada, já que os pais de Audi e de Fred fazem parte dessa categoria e assim como os pais eles se preparam para seguir a mesma carreira. Então aqueles que almejam essa carreira tem dicas e informações importantes do que precisam fazer.

Para deixar a história mais interessante a autora fez com que a protagonista Audi fosse capaz de ter sonhos premonitórios. E devido esse dom de Audi conseguimos acompanhar sua tentativa de lidar com o conhecimento de fatos que irão acontecer, e eles são muitas vezes assustadores como por exemplo acidentes de avião, desastres nucleares etc.

E por fim posso falar que amei a história de amor entre Audi e Fred, seu amigo de infância, primeiro e único amor como ela mesmo diz. Apesar das loucuras e perigos que ela tem que enfrentar devido seu dom, ele está sempre ao seu lado.


A história retrata dez anos da vida dos personagens que tem como cenário os fatos ocorrido nos anos 80. Junto com todas as referências citada pela autora ao longo da narrativa senti saudades da minha infância e adolescência.



Achei o máximo a autora colocar trechos de músicas para iniciar os capítulos. Algumas delas busquei no YouTube para matar a saudade e até conhecer as que não conseguia lembrar.
E o título do livro tem a ver com a música de Ritchie e também porque ela recebe o apelido de "Menina Veneno" por causa da época em que ela escrevia no jornal da faculdade e sempre era crítica, irônica e sarcástica enquanto denunciava as injustiças sociais.



"Eu era conhecida por colocar mesmo o dedo na ferida, capaz de incomodar muita gente ..."

"Eu era uma garota carioca, filha de paulistanos, criada em Brasília, mas de fato, uma cidadã do mundo."

Mais informações vejam aqui:


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!?

6 comentários:

  1. Olá, Line!
    Eu fico muito feliz em saber que apreciou a leitura. Gosto muito dos anos 80 e como eu gostaria de ter vivido a adolescência naquela época como os personagens. <3
    Adorei a resenha e a sua sinceridade!
    Bom findi!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro.

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline,
    Tudo? Desde que vi noticia desse livro no seu blog me chamou atenção e agora tenho certeza que quero ler ele em 2015...rsrs...Aproveito para te deixar um feliz natal e ano novo, pois vou entrar de férias e internet somente ano que vem agora para mim, mas deixei posts programados lá no blog então não me abandone ok?
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline,
    Que dica legal!! Nunca li nenhum livro ambientado nos anos 80, mas me interessei pela leitura! Parece ser engraçado e repleto de romance. Já vou colocá-lo em minha lista :)
    Beijoss,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline, tudo bem:

    Já ouvi falar desse livro. Que bom que você curtiu a história. Acho legal um livro que se passe nos anos 80. Li poucas histórias dessa época.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, Aline

    Ainda não conhecia esse livo, e confesso que como um amante da década de 80 que vive ouvindo as músicas desse tempo (mesmo sem ter vivido nessa época) fiquei extremamente contente em saber que esse livro relata bem esse período. Digo que isso foi um dos fatos que me chamou bastante a atenção, outra coisa é a história que de uma amizade resultou em amor. Espero um dia poder ler esse livro.. Ah, o título do livro realmente me fez lembrar dessa música do Ritchie. kkk

    Att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi NI.

    Terminei essa leitura esse mês e também gostei muito da viagem no tempo. Em alguns momentos achei que a leitura flui mais lentamente, mas mesmo assim gostei muito da história. Mas queria que tivesse ficado mais no par romântico, mas acho que esse não era o foco da Mariane.

    E colocar um trecho de música em cada início de capítulo está se tornando meu vício, toda vez que abro um livro quero ver se tem rs. É tão gostoso né?

    Beijosss Fer

    ResponderExcluir