Gêneros literários - Romance - Chick-Lit!!!!!


Não sei se vocês lembram que eu entrei no Desafio dos Gêneros Literários e por isso decidi que todo mês farei um post sobre o gênero sugerido para leitura. Esse mês a sugestão foi Chick-lit, então vamos conhecer em que categoria ele se enquadra.

"Os gêneros literários são como grupos familiares que reúnem nas mesmas categorias obras com atributos semelhantes. Estes textos são organizados conforme suas propriedades formais. Esta categorização é elástica, portanto um determinado conteúdo pode transitar entre uma e outra modalidade, as quais são normalmente classificadas em subgrupos.

Todos os gêneros, porém, partem de uma classificação padrão, adotada desde a Antiguidade: narrativo ou épico; lírico ou dramático. Deste tronco principal partem as ramificações menores, ou seja, os subgêneros."


 Gêneros narrativos:
No gênero narrativo o autor estrutura uma história, quase sempre em prosa, que pode se inspirar em eventos reais ou ser apenas de natureza fictícia. Nessa modalidade as cenas se desenrolam de forma consecutiva no espaço e no tempo. Ele pode ser classificado nos subgêneros romance, conto, crônicas, novelas, entre outros. Esta modalidade se distingue, estruturalmente, por apresentar uma trama com início, um clímax e uma conclusão.

Romance: As produções literárias que aqui se enquadram trazem um enredo integral, com marcas temporais, cenários e personagens determinados com precisão. Ele nasceu na Era Medieval e Dom Quixote, de Cervantes, é seu modelo principal.
Os Romances podem ser de Aprendizagem, Policial, Psicológico, Históricos entre outros.
Dentro dos subgrupos surgem outras ramificações entre elas o Chick-Lit.

fonte: infoescola


A Chick-Lit é o gênero literário moderno direcionado para as mulheres, comumente conhecido como ‘literatura de mulherzinha'. As histórias tecidas em torno desta figura feminina típica do mundo pós-moderno, livre, inteligente e ousada, deram origem a uma modalidade mais atual do universo literário que tem como público-alvo as mulheres.

Apesar de ser vista pela crítica com um certo viés preconceituoso, por sua ênfase no mero divertimento e algumas vezes no consumismo desenfreado, como em Os Delírios de Consumo de Becky Bloom, da escritora Sophie Kinsella, a Literatura Chick-lit apresenta um enredo ágil, de fácil digestão, engraçado e cativante; e mais, sem nenhuma pretensão a não ser a de entreter o leitor.

Esta literatura alcança, sem dúvida, as novas gerações que se esforçam para aprender a viver no mundo contemporâneo tecnológico, navegando pelo universo virtual, de blog em blog, de site em site. O fato de ser uma literatura considerada divertida não implica que ela esteja desprovida do poder de contribuir para a adaptação da mulher contemporânea ao universo pós-moderno. Alguns críticos preferem distinguir o teen chick-lit do hen lit (idades depois dos trinta), uma subcategoria na qual a personagem principal vive um estágio mais amadurecido de sua existência.

Normalmente as protagonistas da Chick-Lit estão situadas na faixa etária que vai dos 15 aos 30 e poucos anos. São representadas nos livros suas dúvidas, inquietações, dilemas afetivos, profissionais e familiares, e até mesmo suas mínimas obsessões, como, por exemplo, o vício de comprar sapatos, enfim, elementos muito presentes no mundo contemporâneo, ao lado de uma face mais sombria, também abordada neste gênero, as discriminações, os distúrbios emocionais, como os problemas depressivos, as dependências químicas e de toda natureza, a dor da perda vivenciada no luto, entre outras temáticas comuns no universo pós-moderno."

fonte: infoescola - chick-lit

É isso meus queridos espero que tenham gostado gostado da pequena pesquisa que fiz para que possamos entender melhor as narrativas que lemos. E vocês costumar ler esse tipo de romance??? Gostam??? Querem indicar algum??? Deixe sua opinião nos comentários ok!!!????

(Fonte das imagens: Googles imagens)


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!

9 comentários:

  1. Oi Aline!
    Eu gosto bastante de chick-lit, mas o que me incomoda é a maioria delas seguirem a mesma fórmula, sabe? Por isso é ótimo achar uma tão boa quanto O Clube das Chocólatras, que tem como continuação A Dieta das Chcocólatras, deixo de indicação aqui, viu, haha.
    Mas é um gênero muito legal, principalmente quando precisamos de uma leitura leve e divertida
    Beijos,

    lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nenhum livro do gênero. Nunca tiver muito interesse por justamente não ser muito parte das minhas preferências literárias; mas vou procurar conhecer mais sobre esse gênero e buscar livros a ele ligados. Quem sabe eu não goste...

    http://www.borboletra.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline :D
    Não li muitos livros chick-lit, mas um dos que li, "Menina de vinte", da Sophie Kinsella, me fez ficar apaixonada pelo gênero *-* Agora quero muuuuuito ler outros livros da Sophie Kinsella.
    Beijinhos
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Amiga!
    Eu amo chick-lit! Detesto essas pessoas que ficam implicando e criticando. Cada um lê o que gosta e quer.
    Super indico para você "Qual Seu Número?", "O Homem Perfeito", "Quase Casados" etc.
    Eu tenho várias indicações para te dar. >.<
    Ótimo post!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  5. Li pouquissimos livros do gênero Chick-lit infelizmente :(
    Mas esse ano tentarei dar mais espaço para esse gênero na fila de leitura.

    David - (http://daavidjsc.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  6. Ai, eu amo chick-lit! São leituras super divertidas e ótimas para os momentos de descontração. Ainda li poucos, mas quero mudar isso logo, preciso conhecer os livros da Sophie Kinsella disse que ela é uma mestra do gênero! ;)

    Beijos!

    Rafa [ Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  7. Olá! Não costumo ler romance, mas adorei conhecer o termo, já tinha visto em vários lugares mas nunca fui atrás de saber, parabéns pela pesquisa!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline! Adorei conhecer um pouco mais sobre o gênero e sim eu leio livros chick-lit, mas não é bem meu favorito. Que pesquisa hein... ótimo encontrar essas informações sobre o gênero do desafio de cada mês. Ótima ideia!
    Beijos
    http://garotanaalcateia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline,
    Adorei seu post. Acho importante sabermos as diferenças de gêneros literários, principalmente sendo blogueiros. Ainda me confundo as vezes, mas obrigada pela explicação :)
    Eu adoro ler chik-lits e minha leitura mais recente foi A Lista de Brett. É um ótimo livro e que me tocou de forma especial!!
    Beijos amiga,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir