O Caminho Certo - Ana Martines


Livro 01
Autor: Ana Martines
Editora: Independente

E-book (cortesia)  
230 Págs.
2015



Quando a Ana Martines entrou em contato comigo para saber meu interesse na parceria, logo fiquei curiosa para ler sua história, amei a capa e achei que o enredo teria sim sua carga dramática mas que conseguiria equilibrar as sensações dos leitores junto com o crescimento dos personagens e a forma deles viverem seus vários sentimentos. Foi exatamente isso que senti, uma avalanche de sentimentos que me fez sentir viva (tensa, triste, alegre, atenta, vibrante etc) e totalmente envolvida ao enredo. Não conseguia parar de ler e precisei de alguns dias após a conclusão da leitura, para me afastar do mundo de "O caminho certo" e tentar transmitir para vocês um pouco das minhas sensações e impressões sobre a história.

Paloma é rica, bonita e sempre teve tudo que desejou. E por isso mesmo se sente superior a todos e nunca se permitiu envolver emocionalmente com nenhum dos garotos da balada. Em casa seu pai sempre esteve ausente, alegando viagens de negócios e sua mãe sempre quieta e isolada, vivia escrevendo mesmo após uma carreira frustrada como escritora.
 
Em seu aniversário de 18 anos Paloma simplesmente vê seu mundo desabar ao perder sua mãe para o suicídio e perceber que seu pai nunca esteve preocupado com elas. Ela desesperada com o ocorrido tenta fugir da realidade indo a uma festa e não conta nada a ninguém sobre sua mãe. Após a balada sai sozinha pela praia e decide simplesmente ficar por ali, já que não tinha mais forças para reagir. 
No dia seguinte acorda na praia e acaba conhecendo alguém que será essencial para sua mudança de menina mimada para mulher que buscará superar suas perdas e lutará para encontrar seu caminho na vida; e mesmo sem perceber ela acabará o ajudando a retomar sua alegria pela vida.

Ricardo, 21 anos, o galã e conquistador da praia, esconde um passado de perdas, decepções e muita dor e por isso fez a promessa de nunca mais entregar seu coração. Sua vida é curtir, trabalhar no quiosque do tio na praia e cuidar do seu irmão mais novo, Miguel.

  
"O garoto que conseguia me fazer chorar com apenas uma frase também conseguia me acalmar com apenas sua presença." pág. 39

O caminho de Paloma e Ricardo se cruzam e partir daí eles começam a perceber que a dor não é motivo para se privar de viver e sentir os bons sentimentos, mas sim para se fortalecer e aprender com as situações. Garanto que nada será fácil para esses dois cabeças-duras mas acredito que vocês ficarão vibrando e torcendo (assim como eu) para que eles se entendam e encontrem um caminho certo para os dois trilharem juntos.


A Narrativa é eletrizante o tempo todo, os personagens passam por tantos altos e baixos e o enredo possui tantas reviravoltas que você fica louco para saber como tudo irá terminar.  E mesmo - O Caminho certo - sendo o primeiro livro da série, vocês podem ler tranquilos já que todos os pontos abertos são concluídos de forma satisfatória e pelo que percebi no próximo livro o foco estará na história de Miguel (irmão de Ricardo). 

Acredito que todos os personagens tiveram seu espaço e se destacaram na medida certa. E confesso que adoro quando os personagens secundários tem papel ativo na história. 
Outra coisa que adorei foi que apesar da narrativa ser em primeira pessoa os capítulos são distribuídos entre a Paloma e o Ricardo; além disso quando a Paloma lê o diário que sua mãe lhe deixou explicando toda a vida dela com o marido (pai de Paloma), além dos seus motivos para cometer o suicídio, temos uma diferença na diagramação e na letra (achei esse detalhe bonito visualmente e lembrei do livro "O Diário de Suzana para Nicolas"). Assim acabamos tendo vários ângulos para explicar essa história cheia de segredos, dores e superações.

Enfim vocês acreditam que um grande amor é capaz de curar um coração partido pelas perdas e sofrimentos da vida!!???? Só lendo esse livro maravilhoso para saber. Eu amei e aconselho vocês a se deixarem mergulhar nessa avalanche de emoções de todos os tipos. Fica a dica de um nacional cheio de potencial para se tornar o queridinho da sua estante!!!!

Mais informações:
Blog Ana Martines - Vicio em livros!!!
facebook / livro o caminho certo

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!

20 comentários:

  1. Oi Aline,

    Adorei o enredo, também aprecio quando os personagens secundários tem destaque e gosto da narrativa intercalada em 1ª pessoa. Sabe se vão lançar o livro físico?

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Aline! Eu super acredito que um grande amor é capaz de curar nossas perdas, mas desde que não joguemos esse peso tão grande sobre a pessoa. Isto é uma coisa que acontece naturalmente, por meio de conversa, compreensão e companheirismo, sabe?
    Já sobre o livro, mesmo que ele não tenha despertado o meu interesse, acho que ele deve ser mesmo muito bom para quem gosta do gênero.
    Um abraço,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  3. Ainda não consegui ler o livro da Ana, mas esta na minha lista de leitura para os próximos meses, e a sua resenha me deixou ainda mais animada pra ler. Gosto de enredos que sejam emocionantes, de personagens que se envolvem e deixando aquele gostinho de quero mais. Espero muito gostar tanto do livro quanto você.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oláá
    A capa não me chamou atenção mas gostei muuuito do enredo, fiquei super curiosa pela leitura, afinal eu amo um romance haha sua resenha ficou ótima e que bom que gostou tanto da leitura.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline!

    Eu estou louca para ler o livro da Ana! O enredo é muito intenso pelo que percebi, acredito que os leitores terão boas surpresas com essa história, estou para ler ainda esse mês, só preciso adiantar algumas leituras e foi bom saber que você curtiu, assim me anima ainda mais!

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  6. Ola tudo bem, estou no inico dessa leitura percebi ja que a personagem terá que amadurecer muito em sua vida, vamos ver como Ana irá desenvolver essa trama. Bjkas

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline,
    Que resenha ótima!!! Esse livro parece ser mesmo uma avalanche de emoções e cheio de aprendizados para a vida.
    Fiquei curiosíssima em conhecer a narrativa e a escrita da autora! Mais um nacional para se divulgar :)
    Muito obrigada pela dica amiga!!!
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline,
    sou daquelas que quando se apaixona pela capa, não le nem a sinopse E por conta disso esse livro estaria no meu carrinho!
    Gostei da história, apesar de achar um pouco clichè, e fiquei curiosa sobre o que fez a mãe cometer o suicídio, algo que é tão sério e exige muita coragem.

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu ainda não conhecia o livro e gostei bastante do enredo dele.
    Sua resenha me deixou com muita vontade de lê-lo!
    Mais um nacional para a lista ;)
    Ótima resenha
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Aline.
    Gosto de enredos que tem movimento como esse, com reviravoltas e personagens com seus altos e baixos. Eu não conhecia o livro, mas daria oportunidade a leitura tranquilamente.
    Outro ponto que achei bacana e valorizo é o fato de apesar do livro não ser único, ele tem um desfecho sem brechas.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Ei Aline, esse livro já está na minha meta de leitura. Uma das adms do blog firmou parceria com a autora e leu o livro e simplesmente amou. E como ela falou super bem, coloquei na lista. E sua resenha veio só pra mim deixar mais afim de ler. Geralmente não é toda história nacional que me prende, muitas tem muitas características iguais que ficam cansativas pra mim, mas espero gostar muito de O Caminho Certo. ;)
    Ótima resenha!

    Bjs Mih!
    paradisebooksbr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Tenho muita vontade de ler esse livro, parece ser muito bonito e mostrar um grande aprendizado da protagonista. E o fato dos secundários terem seu espaço é um incentivo a mais para a leitura. Detesto quando os personagens secundários parecem meros adereços de ambiente,kkkk
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Aline! Pela resenha senti que a história é uma delícia e bem envolvente, fico feliz que a autora tenha conseguido trazer para os leitores algo com um conteúdo tão rico. Adorei. Desejo muito sucesso para ela.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bom?
    Eu não conhecia o livro ainda, mas me apaixonei pela narrativa que você descreveu na resenha. Parece ser um romance com uma carga dramática em que os personagens passaram por situações que os desafiaram. Fiquei curiosa para ler.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Alinee =)
    N conhecia o livro! Parece uma leitura leve e fluida pelo q descreveu, apesar d q achei q esta protagonista pode ser meio mimizenta né? Hhahahaha
    Mas o fato de ter evolução e tratar de assuntos marcantes do passado do mocinho me interessou mais ainda!!
    Oi Ana,
    Vejo muitas resenhas deste livro por ai, eu sempre fico curiosa pelo fato da sociedade dos vampiros, cada grupo escolher sua maneira de viver, mesmo assim acho q n seria uma escolha minha agora!
    Bjos
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Aline, tudo bem?

    Também gosto quando há um destaque para os personagens secundários. O livro parece ser interessante, pena que não leio ebooks, além de não ter um local para ler adequado, me dá dor de cabeça.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oiee

    Adorei a sua resenha me deixou morrendo de vontade de ler o livro pena que só tem ebook né eu até leio mas sempre prefiro os físicos. Mas quem sabe a curiosidade fale mais alto e eu me renda.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Aline, eu vi uma grande divulgação desse livro no facebook um tempo atrás, mas ainda não o li. E vai demorar para eu ler, pois eu lia e-book pelo tablet e ele quebrou :(

    Eu gostei bastante da premissa de O Caminho Certo. Gostei que os personagens principais ajudam um ao outro a crescer e aprendem juntos. Quero muito ler o livro.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá... tudo bem??
    Desde a primeira vez que vi esse livro sendo divulgado fiquei com vontade de ler... então eu comprei finalmente por esses dias o e-book e já embarquei na leitura e estou adorando... eu não sabia que seria série e fiquei feliz em saber porque simplesmente amo o Miguel... ele é uma fofura de garoto.... ele merece mesmo destaque.... a forma como ele se aproxima de Paloma é muito lindo.. e a amizade entre eles também.... xero!!

    ResponderExcluir
  20. Oi, Aline!
    Eu também li esse livro, e assim como você eu adorei a história.
    A escrita da Ana é sensacional, e a história é ótima também.
    To muito ansiosa pra poder ler o próximo. rsrs

    Beijinhos!
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir