O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams


Livro 01
Autor: Douglas Adams
Editora: Arqueiro
156 Págs.
2004


Lembro que desde que entrei para blogsfera sempre lia elogios a essa série e acabei ficando curiosa e aproveitando uma promoção e comprando os cinco primeiros livros; mas sempre adiava a leitura com medo de não gostar do enredo. Mas graças ao Desafio dos gêneros literários que estou participando, escolhi ler esse livro referente a ficção científica e posso dizer que ele foi uma ótima surpresa. 

Nesse primeiro livro conhecemos Arthur Dent, um inglês "azarado" e sortudo ao mesmo tempo, que tenta a todo custo evitar que sua casa seja destruída para construção de uma estrada. Nem que para isso tenha que ficar deitado na lama para que os tratores não possam demolir seu lar. Ele acaba sendo convencido pelo seu amigo Ford Prefect (um extraterrestre que veio fazer uma pesquisa para atualizar "O Guia do Mochileiro das Galáxias", mas acabou ficando na Terra por 15 anos) a deixar sua casa, "rapidinho", porque precisava lhe falar algo muito importante.
A Terra seria destruída em poucos minutos e Ford queria salvar/levar Arthur com ele para o espaço. Arthur só acredita e se deixa arrastar por Ford quando a destruição começa. E assim eles acabam pegando carona em uma nave e se salvando. 
Assim eles viverão as situação mais alucinadas, com criaturas e planetas distantes. Arthur conhecerá um universo jamais imaginado.

Apesar dos assuntos abordados na história, por exemplo: física nuclear, biologia e teorias da evolução etc, não serem compreendidas nem apreciadas pela grande maioria dos leitores, achei que o autor conseguiu escrever de um jeito bem humorado e leve possibilitando assim que tanto os leitores leigos e os maiores conhecedores do assunto pudessem entender e se envolver com o enredo. Confesso que relembrei alguns conceitos estudados na escola ou visto em filmes e séries de TV. Foi no mínimo uma experiência interessante. "Sem dúvida uma das mais criativas e cômicas histórias de aventura jamais escritas."

Os capítulos curtos fizeram a leitura progredir de forma ágil e a narrativa para mim foi fluindo a medida que eu ia me acostumando com os personagens e cenários; assim posso dizer que a história conseguiu sim me envolver e me deixar curiosa até o final; fiquei com vontade de ler os outros seguidos.
 
A mensagem que o enredo me transmitiu foi que o mundo é maior do que imaginamos e que não podemos ter a pretensão de achar que somos os únicos seres inteligentes do universo. Além disso precisamos ter a consciência de que em qualquer lugar que formos nossos valores nos acompanharão e isso moldará a vida que levaremos.

"Como você se comporta hoje, o que você faz com cada momento, como você explora os talentos e as oportunidades à sua disposição são coisas muito mais importantes para um ateu genuíno (o autor) do que para os devotos mais religiosos. Longe de perder o sentido, o que você faz nesta vida subitamente torna-se incrivelmente importante, já que você só tem essa única possibilidade de fazer a coisa certa, de mudar alguma coisa, de contribuir de alguma forma para aqueles que você ama ou que seguirão seus passos.
Bradley Trevor Greive

É isso meus queridos espero ter conseguido ser clara e falar um pouco da minha experiência com essa leitura. Fica a dica para sair um pouco do lugar comum.

A série completa:




Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!

4 comentários:

  1. Oi Aline!! Ai que ótimo que você gostou, realmente a narrativa do autor é fantástica e agrada todos os tipos de leitores (ou quase todos). Eu amo ciência e sou admiradora da física então essa série é um prato cheio para mim.
    Aguardo suas próximas resenhas. Eu li até o segundo volume mas em breve vou pegar o terceiro.

    beijos
    http://garotanaalcateia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline, tudo bom?
    Eu li o primeiro livro dessa série e gostei, mas nada que me fizesse apaixonar. Fui ler o segundo e desisti na metade, isso que o livro é pequeno!
    Achei tudo muito enrolado e chato. Mas entendo que o autor gosta muito de ser irônico e sarcástico, fazendo assim várias "piadinhas" sobre o universo.
    Espero que você goste de todos os livros da série, comigo não funcionou.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline!
    Eu assisti ao filme e não gostei, o que me fez torcer o nariz pra série de livros. Porém, todo mundo elogia! Isso mexe com a minha curiosidade hahaha!
    Gostei da sua resenha!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga, tudo bem?
    Estava esperando sua opinião sobre esse livro, pois ele nunca chamou muito minha atenção. Parece que a leitura é rápida e divertida e fico feliz que tenha te agradado. Não sei se leria no momento, mas anotei a dica para o futuro!
    Você conseguiu ser clara sim, na verdade, suas resenhas sempre são muito bem escritas!! :)
    Beijos :-*

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir