Gênero literário: Fantasia!!!

(Fonte da imagem: Google)


Chegamos ao último gênero sugerido pelo Desafio Gêneros Literários e posso dizer que a cada dia gosto mais de Fantasia e suas várias subdivisões!!! Em uma breve pesquisa achei interessante essas explicações:

"Literatura fantástica é um gênero literário em que narrativas ficcionais estão centradas em elementos não existentes ou não reconhecidos na realidade, pela ciência dos tempos em que a obra foi escrita. O fantástico se divide em vários subgêneros, entre eles ficção científica, fantasia e o horror ou terror, o termo ficção especulativa costuma ser usado para abrigar esses subgêneros." fonte

"Fantasia é um gênero da ficção que usam geralmente fenômenos sobrenaturais, mágicos e outros como um elemento primário do enredo, tema ou configuração. Muitas obras dentro do gênero ocorrem em mundos imaginários onde há criaturas mágicas e itens mágicos. Como a fantasia não se limita à um só mundo e ao material, como em outros gêneros, há muito que pode ser trabalhado.

Em opinião geral, uma característica delineadora é a independência da ciência ou tecnologia tais como conhecemos. Muitos mundos têm sua própria ciência, suas próprias tecnologias, ou não as possuem, ou não se prendem tanto aos conceitos reais. A magia é um exemplo disso. A ciência diz que a magia não existe, entretanto, na fantasia podemos vê-la se manifestar livremente. As histórias podem conter apenas criaturas humanas e seres do mundo real, quanto podem reunir criaturas como dragões, centauros e elfos. Não é regra, então são vistos como elementos. São comuns: jovens guerreiros, magos, profecias, maldições demoníacas, lendas de dragões..." fonte

Segundo um texto bem legal que encontrei no blog Parafraseando livros a fantasia tem dois pilares: High Fantasy e Low Fantasy e dentro deles se encaixam todo os outros subgêneros.

E ai conseguiram ter uma noção da definição desse estilo!!!??? Muitos de vocês já estão habituados a ler livros dentro dessa categoria. Confesso que até agora um dos poucos estilos que ainda não me sinto muito confortável é a fantasia épica, mas os outros costumo ler tranquilamente.  

Alguns livros que li nesse estilo fantasia que gostei muito foram:



São tantos os títulos, mas esses já são suficientes para ilustrar a postagem. 
E vocês gostam desse estilo ou preferem histórias mais focadas na realidade!!!??? 
 De uma forma geral foi interessante passar esse ano pesquisando, mesmo que superficialmente a principio, sobre os estilos/gêneros literários!!!
Espero que tenha sido proveitoso para vocês também!!!


 Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 
 Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!?

7 comentários:

  1. Oi Aline! Este é um dos gêneros que mais gosto e nestes últimos dias os livros que li foram todos neste estilo. Eu gosto para viajar por novos mundos e sempre me surpreendo com a criatividade dos autores.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline, tudo bom?
    Vou ser bem sincera, eu gosto muito mais de livros que se passem na realidade. Mas teve uma época que li muita fantasia e adorava também. Acredito que os gêneros literários na minha vida tem épocas para entrar e sair.
    Com certeza a série mais consagrada e que mais amo é Harry Potter. As vezes fico até emocionada em explicar tudo que essa série me ensinou e o que é pra mim ainda nos dias atuais.
    Beijos, http://lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga!! Tudo bem?
    Primeiramente, desculpe meu sumiço. Estou na última semana de provas na faculdade... aí já viu rs.

    Não estou muito acostumada com esse gênero, apesar de ter gostado bastante dos livros que li até agora! Meu favorito é HP e gostei muito dos nacionais "Labirinto de Espelhos" e A Escolhida"!!

    Precisooo ler "Cores de Outono" *---*
    Beijos querida,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline.
    Adoro literatura fantástica, mas dispenso enredos com elfos e fadas rsrs.
    Distopia e fantasia são os gêneros que mais leio, gosto de assuntos que mexem com a imaginação.
    Já li Hathor, Enfeitiçadas, os 2 primeiros livros dessa série da Nora, Ladrão de Raios apenas, e a série Harry Potter não concluí, faltam os 3 últimos livros.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline.
    Adoro literatura fantástica, mas dispenso enredos com elfos e fadas rsrs.
    Distopia e fantasia são os gêneros que mais leio, gosto de assuntos que mexem com a imaginação.
    Já li Hathor, Enfeitiçadas, os 2 primeiros livros dessa série da Nora, Ladrão de Raios apenas, e a série Harry Potter não concluí, faltam os 3 últimos livros.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline!

    Não conheço ninguém que não goste de livros desse gênero. Acho que esse sucesso da fantasia se deva ao fato de que todo mundo precisa escapar da dureza da vida real às vezes. Até o escritor irlandês Oscar Wilde disse uma vez que a fantasia seria um tipo de açúcar na vida. E olha que ele viveu no século XIX!
    Dessas que você listou aí, eu curti muito "A hospedeira". A originalidade é que me impressionou! A novidade sempre me agrada na fantasia!
    Outra que foi MUITO criativa e diferente de tudo o que eu já vi, foi Cisne. E olha que Cisne é nacional, da gaúcha Eleonor Hertzog!
    E o bom da fantasia é justamente esse: usando-se a criatividade humana, que praticamente não tem limites, sempre vamos ver coisas novas!

    Até a próxima!
    Marcos, do Cantinho de Leitura da Mari

    ResponderExcluir
  7. Olá Aline! Aaaaah fantasia! Meu gênero favorito! hahahah
    Fiquei interessada por esse segundo que você colocou, não conhecia, vou procurar saber mais!
    Se vc quer ler livros realmente bons de fantasia leia os livros da Juliet Marillier! Essa mulher é demais, ela consegue colocar todas as emoções em um só livro, gosto principalmente da trilogia "Sevenwaters" que é fantástica e da série "Wildwood" que também é demais!
    Outra trilogia que gostei muito foi "As Lendas de Yelena Zaltana" de Maria Snyder, é outro livro que engloba muitas emoções, impossível parar de ler até chegar na última página, e quando chega você fica triste porque acabou kkkk
    Tem a trilogia "Amber House" que também é perfeita!
    Bom, deixa eu parar por aqui senão fico o dia todo kkkkk
    Adorei o post!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir