Mudanças - L.L.Alves


Autora: L.L.Alvez  
Editora: Modo Genérico
Capa: Naty Pinho  
2014 - 188 págs.  
Sinopse: Skoob

Já faz alguns dias que conclui essa leitura mas fiquei sem saber o que escrever para vocês aqui sem entregar nada da história, que por sinal é bem simples, mas ótima para relaxar a mente entre leituras mais trabalhosas e cansativas. Esse foi meu primeiro contato com um texto maior da autora, antes só tinha lido dois contos que me conquistaram logo de cara,  vejam aqui minha opinião sobre eles: Desejo e Meu nome é Marcelo  (me avisem se lerem e comentarem ok!!???). Agora estou com todos os ebooks da Luene e espero ler ainda no inicio de 2016. Aguardem uma maratona, espero que vocês gostem de conhecer um pouco mais do trabalho dessa jovem autora nacional.

Nesse livro o enredo é basicamente focado na passagem de uma jovem pela fase da adolescência. Todos nós temos que passar por ela e só quem já viveu sabe como os dramas característicos nos fazem acreditar que nossa dor é maior que a de todos, além de pensar que todos conspiram contra nós, ou seja família, escola e "namorado(a)" nos deixam loucos.

"Essa é a história de uma menina que sofrera, mas que não aprendera nada com as lições que lhe foram impostas. Os passos estavam inacabados - apenas o tempo curaria tudo, e apenas ela seria capaz de resolver, se deixasse que a vida lhe indicasse o caminho." pág.21
 
Apesar da narrativa ser em terceira pessoa consegui sentir os questionamentos, medos e sentimentos a mil da protagonista Verônica bem de perto. Confesso que apesar de entender que faz parte todo esse processo de amadurecimento e mudança, achei Verônica meio dramática e chatinha =/ desculpem-me. Em vários momentos ela não fazia questão de ser simpática, nem amiga das pessoas; muita gente se isola seja por timidez ou outros motivos, mas acho um absurdo se vitimizar e destratar alguém sem motivo. Além disso precisamos ter a consciência de que nada na nossa vida é por acaso, tudo acontece para que possamos aprender algo e se fizermos alguma coisa  de ruim uma hora teremos o retorno de nossa atitude; mas também teremos a oportunidade de recomeçar e fazer diferente em algum momento. Então precisamos ficar alerta para não perder a chance.

É mais ou menos sobre isso que o livro trata, Verônica terá que passar por situações que a farão descobrir o real valor da amizade, da família, do amor verdadeiro. Além claro de aprender a se perdoar, ser mais leve e não levar tudo tão a sério. 

A diagramação do livro está ótima (cor da página, tamanho das letras e espaçamento agradável para leitura). Achei alguns poucos erros de revisão (nada grave) mas fica a dica para as próximas edições. Os personagens não foram tão desenvolvidos, mas entendi que por se tratar de uma história curtinha e focada nas mudanças pessoais da protagonista não teria tempo para esse desdobramento. 

Quero destacar dois personagens que amei: o irmão mais novo da Verônica, queria um assim (tenho três mas nenhum com a sensibilidade e iniciativa dele) e o Carlos (apesar de sua dor não destratou ninguém e ainda conseguiu ser romântico nos momentos certos). Enfim essa é minha breve opinião sobre a leitura e com certeza indico a todos que querem ler algo rápido, leve e cheio de mensagens para a vida. Fica a dica de mas um nacional de qualidade!!!

P.s. Aproveito para convidar você a usarem a ‪#‎publiqueminstituiçãoparajovensprodígios‬ 
e ajudar a autora nessa luta para que seus e-books sejam lançados de forma física para que cada dia mais pessoas tenham acesso a suas histórias!!!!



Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!

4 comentários:

  1. Oi Aline!
    Adorei sua resenha, e fiquei muito feliz que você tenha gostado do livro, pois Mudanças já tinha me chamado atenção quando você mencionou ele anteriormente. Também acho a capa muito fofa!
    Beijos,

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A capa é fofa. Parece ser uma leitura leve e gostosa.
    Voltei, como você já sabe, amiga. :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Parece mesmo uma história bem leve e simples, daquelas gostosas para ler entre livros mais densos. Não conhecia o livro, mas achei a capa bem fofa.
    Que pena que vc não gostou da protagonista, odeio quando elas são chatas e dramáticas kkkkk
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Aline!! Tudo bem? *-* Desculpa a demora para ler a resenha! Amei saber a tua opinião. Obrigada por ser sincera e por ter dedicado seu tempo à leitura <3 Sim, a Verônica é chatinha mesmo hahaha Dá vontade de sacudir a menina às vezes né? rs Fico feliz por ter gostado do Pedro e do Carlos, realmente os dois são uns fofos.

    Espero que possa ler meus demais livros em breve. Curiosa para saber a sua opinião. Beijos e sucesso com esse blog maravilhoso!

    ResponderExcluir