ZOO - James Patterson e Michael Ledwidge




Autores: James Patterson e Michael Ledwidge
Editora: Arqueiro(Cortesia)
282 Págs.
2015

Já li alguns títulos do James Patterson e até agora gostei de todos. Posso dizer que ele passeia por várias temáticas e sabe desenvolvê-las como ninguém. Sua narrativa é ágil e consegue prende a atenção do leitor até a última página. Meu interesse por ZOO foi a primeira vista, amei a capa e quando li a sinopse achei muito interessante e ao meu ver uma teoria totalmente possível de acontecer na realidade. Quando iniciei a leitura tive a certeza de que estava lendo um livro empolgante, intenso, cheio de reflexões sobre as atitudes e responsabilidades dos seres humanos diante da vida, além de uma narrativa eletrizante e com cenas que deixam os mais fracos em choque.

Para quem conhece os livros do James Patterson sabe que os capítulos são curtinhos, e eu adoro isso porque deixa a leitura rápida e o leitor curioso para ler mais e mais. Percebi que a narrativa muda de terceira pessoa quando o autor foca nos animais e em primeira pessoa quando OZ (biólogo) relata toda sua busca pela compreensão e tentativa de solução do caos ambiental que está tomando conta do mundo.

Imagine se de repente os seres humanos passassem a ser caçados por todos os mamíferos, do selvagem Leão aos bichinhos de estimação como: cachorro e gato!!!??? Como você agiria!!!??? Seria tipo um apocalipse zumbi, só que sem zumbis mas com animais enlouquecidos em bandos pelas ruas, babando e com sede de sangue e carne humana; atacando todos que encontram pela frente.


Jackson Oz, um jovem biólogo, que no passado acabou sendo afastado e desacreditado na área acadêmica pela sua teoria a principio louca de
(CAH) Conflito entre Animais e Humanos, agora parece ser um dos poucos que podem descobrir os porquês desse descontrole dos animais.

Confesso que me senti vivendo um filme de ação enquanto lia essa história e garanto que as partes onde os animais enlouquecem e atacam os seres humanos são descritas com tanta riqueza de detalhes que chegou a me causar agonia, tanto os animais selvagens (leões na África, Elefantes na Índia, Golfinhos no mar etc) quanto os animais "domésticos" nas cidades. Todos os animais compõem um tipo de colônia agindo juntos como uma máquina de matar, sem parar até não restar mais nada além de ossos.

Os humanos ficarão acuados e seus lideres tentarão encontrar meios para que o desastre biológico seja controlado e tudo seja normalizado, mas garanto que não será fácil e quando essa possibilidade parece ter chegado o homem (parece ter o dom de destruir tudo com seu egoísmo e imediatismo) coloca tudo a perder e a permanência da vida humana na terra está em risco. Seria o apocalipse!!??? 

 "Acabou que o apocalipse ia chegando bem devagar. Sem incêndios e enxofre, mas com ferrugem e dentes-de-leão. Não numa explosão, mas num suspiro." pág.146

 
Só posso dizer uma coisa: leiam, essa história é muito realista, empolgante e porque não dizer apavorante em alguns momentos. Gostei demais e espero que não aconteça nada parecido na realidade, mas com certeza quem lê Zoo pensará mais nas suas atitudes diárias, além de passar a olhar para os animais de uma forma diferente (precisamos de respeito, limites e uma compreensão melhor do mundo animal e da composição de tudo que consumimos no dia-a-dia). 
 
Fica a dica de leitura!!!#EuLeioArqueiro


Outros títulos do autor lidos e resenhados por mim:

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!

10 comentários:

  1. Oi Aline, comecei a assistir a série baseada nesse livro e achei super interessante. O livro deve ter muita ação mesmo. Adorei sua resenha, e espero poder ler essa história em breve. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline, tudo bom?
    Desde que esse livro foi lançado eu já fiquei mega curiosa para ler. Nunca li nada do autor, mas esse título me intriga demais. Foi uma ideia genial de história e eu tenho certeza que iria gostar da leitura.
    Beijos, http://lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline!
    Pelo que você falou esse livro é ótimo, e só me deixou mais curiosa ainda para lê-lo! Depois do livro, também pretendo assistir a série baseada nele. Será que ficou legal?
    Beijos,

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline! Tem o seriado de TV, não tem? Eu curto muito as obras do autor e admito a versatilidade dele para passear por diferentes gêneros: drama, romance, policial, juvenil e distopia. Acho que posso classificar Zoo como uma distopia, não posso? Eu acredito que seja uma história bem marcante e que nos faça questionar o comportamento da humanidade. Sua empolgação na resenha está contagiante e vejo que preciso ler logo esta obra. Adorei.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oie Aline!
    Ainda não li nada do Patterson, mas essa já é a segunda resenha que vejo desse livro e que o comentário é positivo.
    Só de ser uma leitura empolgante e que deixa aquele rastro de mistério, já me faz querer ler.
    Eu também espero que não aconteça nunca nada parecido com o que o livro conta... kkkk ser caçada por animais... já me dá arrepio só de pensar!!
    Ótima dica!
    bjo

    ResponderExcluir
  6. Olá Aline tudo bem, acredita que sempre achei essa capa muito linda, mas ainda não tinha prestado atenção nessa história, vc me cativou com sua resenha e gostei da originalidade do autor!
    Bjkas

    ResponderExcluir
  7. Ei, tudo bem?
    Tenho muito receio de ler os livros do autor, porque não gostei das experiências que tive. Mas vi tantas resenhas positivas sobre essa história, além da premissa ser bem legal, que estou bem tentada a dar uma chance ao livro.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    confesso que desconhecia essa obra de James Patterson. Adorei a capa, costumo ver diversos livros do autor nas lojas americanas física e nunca comprei algum do mesmo. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Xará, tudo bom?
    Que premissa interessante desse livro. Essa possibilidade é algo que deveria nos fazer refletir sobre as atitudes com os animais. A história parece fazer o leitor pensar nisso, além de ter muita ação. Já li um livro do autor e gosto da escrita dele.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiiie
    Essa capa é muito linda emas infelzimente o enredo não me atrai apesar de ser interessante, sua resenha está ótima e com certeza conheço amigos que irão amar a leitura, indicarei a eles

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir