Como faço para comentar com conteúdo???


Antes de explicar como faço para comentar com conteúdo nos blogs, acho importante dizer que para mim é de extrema importância reservar alguns dias no mês para visitar os blogs de várias amigas e conhecidas. Quando consigo visito toda semana, mas quando a semana é muito puxada ou acontece algo fora do normal, me organizo para na primeira folga focar nesses comentários, afinal dar atenção e respeito a aqueles que assim como eu se esforçam para fazer um trabalho legal e interessante é essencial e gratificante.

Além dos blogs que visito por amor, amizade e admiração do trabalho que é feito, existem os blogs que conheci a partir do grupo de retribuição de comentários do Facebook que faço parte. Claro que tem alguns que eu gosto e outros nem tanto, faz parte, impossível agradar a todos. Mas o que quero dizer é que com esse grupo aprendi que mesmo que eu não goste do trabalho que é feito em determinado blog, me comprometi em comentar com atenção e conteúdo respeitando assim o esforço do outro. Dessa forma passei a prestar atenção em determinados pontos antes de comentar.

  • Tenho atenção no assunto abordado no post para não fugir do tema.
  • Foco na apresentação do texto, organização e desenvolvimento da ideia e revisão feita antes da publicação. Para mim isso mostra que o blogueiro acima de tudo se preocupou em apresentar um trabalho bem feito e não teve desespero para atualizar seu blog.
  • Falo sobre o que mais chamou minha atenção no texto.
  • Nos casos em que não desejo aceitar a indicação de livro/série/filme não falo mal, afinal cada um tem seu gosto, apenas informo que tal indicação não se enquadra na minha zona de conforto, mas se caso eu decidir me arriscar a sugestão será levada em consideração.
  • É preciso saber qual o perfil do blog para não cometer erros, por exemplo, tem algumas blogueiras que visito que amam livros/séries/filmes de terror (não sou muito fã do estilo) mas elas escrevem tão bem que sempre visito e comento em seus blogs, dessa forma acabo ganhando conhecimento em áreas que  não domino apenas com as postagens delas.
  • Em alguns casos a postagem pode não apresentar nada de novo, além de não te dar margem para comentar com um conteúdo mais desenvolvido, por exemplo no caso de lançamentos de livros ou algum evento, então tento falar dos títulos que chamaram minha atenção.
(P.s. Fonte das imagens: Google)

De uma forma geral é simples, ler com atenção e comentar com carinho e respeito. Lembre-se que se fizer algo com coração você só colherá frutos positivos. Graças a Deus conquistei muitas amigas desse jeito e sou feliz como blogueira, leitura e comentarista.

Torcendo por mais comentários cheio de conteúdo, atenção e respeito.


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!

11 comentários:

  1. Oi, amiga!
    Comentários são muito importantes para um blog e incentivam o blogueiro a continuar desenvolvendo um bom trabalho e aprimorando o conteúdo do blog. Sempre me esforço para deixar uma opinião legal nos blogs que gosto e visito porque gosto de apoiar o trabalho dos colegas. Claro que existe aqueles que não nos instigam tanto, mas é bom sempre comentar com atenção e carinho. Amei a postagem! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  2. Concordo com todas as dicas acima para se criar um comentário com conteúdo legal, que realmente mostre que você leu o post, além de ter um carinho e respeito com o trabalho dos blogueiros e outros meios de comunicação. Sempre tento da o melhor quando comento nos blogs, principalmente quando participo em top comentarista, pois estamos de certa forma sendo contribuídos pelo tempo que passamos comentando. Espero que muitas pelas leiam e reflita na forma de comentar.

    ResponderExcluir
  3. Não tenho um blog,mas achei suas considerações sobre o respeito pelas opiniões das blogueiras muito importante!

    E mesmo sendo apenas uma leitora,percebo quando a blogueira escreve com carinho, mostrando assim sua dedicação com quem visita o seu cantinho.

    E é através dos trabalhos bem feitos ,que muitas vezes me pego desejando ler um livro por exemplo, que não fazia parte dos meus gêneros favoritos. ;)

    ResponderExcluir
  4. Olá, Aline.
    Sempre vejo postagem sobre como fazer resenhas e essas coisas, mas sobre dicas para comentários é a primeira vez. Até tem aqueles tipos de comentário para não se fazer, mas não o contrário. Adorei. Tem vez que eu chegou em algum blog e fico sem saber o que comentar. Agora vou usar suas dicas. Afinal o comentário é o feedback para o blogueiro.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline, tudo bem?
    Como sempre você arrebenta nas dicas e postagens interessantes e relevantes.
    O ponto chave é o respeito aquilo que o outro se dedicou a fazer, então procuro sempre ser cuidadosa na hora de comentar ciente que minhas palavras tem vida e podem ou não incentivar quem lê.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  6. Oie, Achei teu post ótimo!
    Eu sou disléxica e tenho problemas ás vezes com comentários, por não entender uma resenha, por exemplo, ou quando é curta demais. Ou quando uma pessoa posta um vídeo e não tem nada demais para falar, dai é complicadíssimo pra mim, por este motivo acabei saindo de vários grupos que participei.
    Acredito que um comentário descente é sempre bem vindo né? Mesmo ele sendo curto.
    Acho que suas dicas vão ajudar muitas pessoas ♥

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Eu sempre leio todo o post no qual comento. Os meus comentários são realmente sinceros, embora como você disse, eu não detono um livro quando não gosto do gênero, só digo que não curto. Por vezes os comentários são grandes, pois assim o post permite, mas novamente como você mesma disse, tem alguns posts que não há muito o que dizer. Eu realmente expresso a minha opinião e meus comentários não seguem nenhum padrão, só vou escrevendo o que estou pensando, mas sempre comento com toda a atenção do mundo, sem nenhuma pressa. Nos casos das resenhas, o meu comentário varia de acordo com aquilo que mais me empolgou na leitura da mesma, por vezes foi a estória do livro, em outras a própria resenha.
    Então admito que as vezes fico triste quando vejo um comentário do tipo "legal!" e só isso, porque eu realmente gosto de saber a opinião de quem ler. Mas a gente vai levando...

    Bjs.

    www.ciadoleitor.com

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que o melhor para se comentar bem em um blog é realmente ler o texto, procurar entender o que leu e dar sua opinião sobre isso.
    Adorei seu texto e acho ele super importante - principalmente para alguns blogueiros por aí.
    Não quero desmerecer o trabalho de ninguém, mas tem postagens que dá para a gente perceber que foram feitas apressadamente, com qualquer revisão ou nenhuma já que aparecem erros grosseiros e o pior, os comentários são ainda mais vazios. Algumas pessoas pensam que é mais importante quantidade do que qualidade.
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  9. Olá, simplesmente adorei o post, acho importante quando comentamos um post, falarmos com respeito e carinho sobre o assunto, mesmo quando o assunto não me agrada tento ser imparcial e educada nos comentários e até na minha resposta. É tão importante os comentários para os blogueiros, mas o carinho e respeito é essencial também, qualidade é mais importante do que quantidade. Parabéns pelo post, bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá Aline tudo bem! Bom antes de tudo o respeito é algo que todo mundo deveria ter ao visitar um blog ou site, mas infelizmente as pessoas querem quantidade e não qualidade. Eu fico muito irritada com isso, eu gosto de tirar um tempo para comentar nos blogs seja de quem for, até por que eu gosto de ser retribuída com o mesmo cuidado. #quemnunca.
    Tive que até sinalizar uma pessoa que teve uma intimidade que eu não lembro de ter dado quando ela iniciou o comentário assim: Oi Viada ou mulher... Oi???? ela respondeu que estava acostumada a falar assim... As pessoas deveriam usar mais o bom senso. Ótimo post. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Acho que a questão principal é ler o texto da pessoa né? Tem gente que escreve "ótimo texto"..."legal"......poxa, acho que se não for para dar minha opinião eu acabo nem comentado......Gostando ou não do que foi lido, se a pessoa escreve com coerência eu pelo menos já fico feliz. Eu gosto de saber a opinião das pessoas a cerca do livro ou do post que estou lendo, então eu as vezes leio os demais comentários...antes fazia mais isso, agora está mais complicado. Geralmente gosto de textos mais curtos ou mais de opinião, me chamam mais a atenção. Mas se não curti não vou ficar falando mal....tem gente que entra na rede social ou blog do outro só para comentar besteira, eu tento não fazer isso.
    Bjs

    ResponderExcluir