Escândalos na Primavera - Lisa Kleypas


As quatro estações do amor #4
Autora: Lisa Kleypas
Editora: Arqueiro
2017 - 223 págs.

Conhecemos as 'Folhas secas' no primeiro livro dessa quadrilogia, esse é o nome dado ao grupo das amigas: Annabelle, Evie, Lilian e Daisy Bowman. Cansadas de nunca serem escolhidas nas temporadas sociais, decidiram ajudar umas às outras a encontrar alguém ideal para casar, alguém que tocasse o coração e as empolgasse. E a cada livro uma delas é o centro dessa 'corrida casamenteira'. Daisy Bowman é a nossa protagonista da vez e posso dizer que apesar de ter amado todos os livros, os de Evie e Daisy acabaram se tornando meus favoritos. Essas duas personagens arrebataram meu coração pela forma como descobriram-se apaixonadas e lutaram por esse amor. Claro que em determinado ponto foi preciso a ajuda das folhas secas ou de algum de seus esposos. Por exemplo, Westcliff foi imprescindível nesse quarto livro.

Essa resenha liberá alguns pequenos spoilers, mas por ser o final de uma série eu não teria como escrever sem falar de alguns detalhes importantes, mas garanto que tem muita história desenvolvida no livro, só dei uma ideia geral do que vocês podem esperar desse romance de época maravilhoso.

O pai da Daisy informa a ela que já investiu demais nela, deixando-a livre para escolher um marido, mas ela está demorando muito a tomar uma decisão, então ele decidi que ela deverá casar-se com o Sr. Swift, o "braço-direito" dele nos negócios da família e a quem ele tem como a um filho. Mas ela pede ao pai mais um tempo para encontrar alguém de seu agrado, caso contrário ela se casaria com o escolhido de seu pai. Achei muito maduro da parte da Daisy ela desejar encontrar "o homem certo" para ela e não o homem prefeito, como aqueles dos livros que lia, ela estava preparada a ser receptiva ao que fosse melhor para ela.

"Ninguém diria que Daisy era uma moça de 22 anos. Pequena, esguia e com cabelos escuros, ainda tinha agilidade e a exuberância de uma criança, enquanto outras mulheres já se tornavam ajuizadas matronas." Pág. 5

"A maioria das pessoas não se distingue por grandes feitos, mas por um número infinito de pequenas coisas. Sempre que você faz algo de bom ou faz alguém sorrir, isso dá sentido à sua vida. Nunca duvide de seu valor, minha cara. O mundo seria um lugar triste sem Daisy Bowman." Pág. 13

"Fora observado que Daisy passava tempo de mais com seus livros, o que provavelmente era verdade. Se lhe permitissem, passaria a maior parte do dia lendo e sonhando. Qualquer nobre sensato sem dúvida concluiria que ela não seria uma esposa útil em questões de administração doméstica, inclusive naqueles deveres que exigiam total atenção aos detalhes." Pág. 15

Quando Daisy reencontra Matthew Swift fica surpresa por ele ter mudando tanto, para melhor, ela fica encantada e empolgada logo de cara com ele. Ela se pergunta que tipo de homem ele deveria ser por trás da imagem sóbria que passava. Para sua surpresa Matthew também não sabia da intenção do casamento e ficou ofendido quando descobriu que estavam pensando que ele queria casar por interesse.

Para nossa surpresa logo no início da história descobrimos que Matthew ama Daisy a anos, mas devido segredos do seu passado não se sente o homem certo para ela e mesmo após a intenção do pai dela de casar eles, ele fica tentando "arrumar alguém melhor para ela".

A autora continua fazendo sua crítica à forma como os aristocratas e os homens de negócio se relacionam e como estão trocando seus papéis na sociedade entre os séculos 18 e 19, um perdendo força e poder e o outro ganhando cada dia mais. Também faz críticas aos costumes sociais e a opressão da mulher e dos sentimentos em geral.
 
"Com seus olhos exóticos cor de canela e suas expressões imprevisíveis, Daisy Bowman parecia saída de uma floresta encantada habitada por criaturas míticas." Pág.31

"Daisy tem um espírito único. Uma natureza afetuosa e romântica. Se for forçada a se casar sem amor, ficará arrasada. Ela merece um marido que a valorize por tudo o que é e a proteja das duras realidades do mundo. Um marido que lhe permita sonhar." Pág. 36

"Parecia tão delicada e ainda assim era incrivelmente forte. Contava muito o fato de Daisy sempre ter sido teimosamente fiel à sua própria natureza em meio a uma família de personalidades dominadoras." Pág. 38

Muito bom rever os personagens dos outros livros, cada um levando suas vidas cheia de amor e companheirismo, além da força da amizade que fica evidente quando alguém precisa de ajuda para ser feliz. Muito legal quando todos se juntam para fazer uma lista de pretendentes para Daisy, mas no fim ela se encanta e apaixona de verdade pelo Matthew (extraordinariamente bonito) e acaba fazendo a vontade do pai.

Achei legal conhecer um pouco da tradição de donos de propriedade no campo ajudar seus arrendatários e aldeões. Lillian e Daisy adoram essa atividade de caridade e fazem com carinho e alegria, sendo assim muito queridas.

"Daisy se perguntou se ele sentia a mesma atração irresistível que ela, um desejo desconcertante que só podia ser satisfeito por mais proximidade." Pág. 103

A Lisa Kleypas é simplesmente maravilhosa, essa foi a segunda série que finalizei dela. A primeira foi Os Hathaways, tem link das resenhas aqui no blog. Para quem gosta de romances de época ou deseja começar digo que leiam, ambas as séries são maravilhosas e bem desenvolvidas. Em breve trago a minha opinião do conto extra da série: As quatro estações do amor!!!

Capas da quadrilogia!!!


Link das outras resenhas da série:


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!

9 comentários:

  1. Oi tudo bem?
    Romance de época recentemente virou um dos meus gêneros favoritos e desde então já li alguns mas todos da Julia Quinn mas fiquei bastante curiosa para conhecer a escrita da autora e também essa série afinal adoro um romance meio que "forçado" mas com mocinhas fortes e o Matthew parece um rapaz de arrancar suspiros hahaha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Não sou muito de ler romances de época, mas ando curiosa com algumas autoras, e essa é uma delas. Ando com muita vontade de ler coisas mais leves e divertidas, e isso é algo muitas resenhas falam da Lisa. Espero gostar tanto quanto você

    ResponderExcluir
  3. Oie tudo bem?!?! A Lisa é completamente viciante. Amo tudoooo o que ela escreve de uma forma meio louca, ainda que prefira a JQ Rsrsrsrsrs.
    Esse quarteto me fez dar boas risadas e me apaixonar por cada uma delas, o que é um feito e tanto.
    Para mim, a história da Evie é a favorita. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Anastácia, a Lisa tem uma escrita muito viciante. Acredita que ela foi a primeira autora de romance de época que li e me viciou logo de cara!?
      Mas a Julia Quinn é a Diva master né!!!?? Beijos

      Excluir
  4. Adoro essa série, com certeza uma das melhores do gênero! O casal Daisy e Matthew foi o que mais me encantou, e é um dos mais divertidos também! Eu tenho uma raiva gigantesca do pai das irmãs, mas querendo ou não, foi ele quem colocou Matthew no caminho da Daisy, então... Hahahhah

    ~ Blog Compulsivamente Literária

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu tenho curiosidade em ler esses livros todos falam muito bem. E eu gosto da escrita da autora

    ResponderExcluir
  6. Olá. Amo romances de época, mas só li Juila Quinn porem esse livrinho está na minha lista e quero muito ler essa serie!!!!
    Beijos da May :) Minha Pequena Coleção

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline.

    Achei bacana sua resenha e até fiquei com vontade de começar a série, pois não conheço a escrita da Lisa pelo fato de ter poucos livros de romances de epóca. Mas vou adicionar essa série na minha lista de desejados, pois tem tudo para ser uma ótima leitura. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Oiii, Parabéns pela resenha, mas passo a dica, ultimamente estou deixando as leituras de romances de época.

    abraços, José Marcos.

    ResponderExcluir