Invisível - Tarryn Fisher


(Cedido em parceria)
Faro Editorial
2020 - 256 págs
Sinopse: Skoob


Esse foi o sétimo livro que li da autora e posso dizer que ainda tenho uma relação instável com ela, daquelas que você primeiro acha que não gostou da leitura, depois lembra que enquanto lia começou a achar interessante, depois empolgante e depois você fica chocada com as escolhas das personagens e tudo isso te fez refletir sobre todo desenvolvimento da personagem que assim acabou te marcando de alguma forma. Estou com a leve sensação que esse foi o melhor livro da autora que li.

'Invisível' é uma história contada em primeira pessoa pela Margô, a protagonista que começa nos mostrando um panorama da sua vida e ao meu ver no inicio ela se apresenta como vitima, depois assume sua vida, passa por mais uns momentos de instabilidade e depois aceita quem é e apenas segue em frente. Sua trajetória é daquelas que o leitor acaba conversando com o texto e se envolvendo de verdade.

Margô cresce sem saber quem é seu pai e precisa conviver com uma mãe ausente, grosseira e que faz questão de demonstrar que não a ama. Elas tem um relacionamento destrutivo, moram em uma casa caindo aos pedaços e vivem de subempregos. Margô é praticamente invisível tanto para mãe que a ignora quanto para a sociedade, já que ela não tem documento, conta no banco nem nada que é necessário para viver.

Fiquei revoltada com tudo que Margô aturou da mãe e se permitiu ser usada por muito tempo, por ter esperança que iria conseguir ser aceita e amada pela mãe. Mas sua perspectiva começa a mudar quando faz amizade com um vizinho que a ajudará a mudar um pouco o foco da sua vida. Porém tudo começa a desandar novamente quando uma criança da vizinhança some e após ficar de olho em tudo que acontece na cidade Margô acaba descobrindo o que realmente aconteceu e isso a muda pra sempre. 

Margô começa a perceber o quanto as crianças na cidade em que vive sofrem (fisicamente e emocionalmente) nas mãos dos pais e isso a faz querer buscar justiça. Garanto que isso a fará decidir fazer papel de policia e juiz; e todos nós sabemos que mesmo com toda injustiça que existe no mundo não cabe a nós resolvermos com as próprias mãos. Mas enfim os anos passam e agora ela já está maior de idade e consegue assumir a responsabilidade de sua vida e isso a transforma em outra pessoa e garanto que a leitura dessa parte da vida dela é impactante mas instigante. 

O final me deixou bem pensativa sobre o rumo que damos a nossa vida, se nossa essência como ser humano está apenas na forma como aprendemos a ser, na forma como fomos criados e no meio em que vivemos. Penso que isso influencie sim, mas nossa índole tem grande peso em nossas escolhas e na forma como reagimos as injustiças da vida. Enfim leitura instigante e interessante.


(Imagem: Google)

"Minha mãe é tão linda quanto uma tempestade. Ela é selvagem e destrutiva, e no meio de sua fúria sentimos o dom de destruição que ela recebeu de Deus." pág.10

"Acredito em uma solidão tão intensa e profunda que tem um presença física. Acredito em escolhas: nas difíceis que as pessoas que estão no comando raramente parecem acertar. Acredito que todo mundo precisa de alguma coisa: o toque de uma mulher, companheirismo, dinheiro, perdão. E, para adquirir essas coisas, uma pessoa acumulará tanto pecado quanto for necessário." pág.13

"Nossa vida pode ser corroída tão lentamente que a gente nem percebe." pág.15

"Estamos destinados a sentir tristeza, mesmo que apenas para nos proteger da breve conversa-fiada de felicidade. A escuridão é tudo o que eu vou conhecer; talvez a chave seja fazer poesia disso." pág.44

"A vida é toda sobre permitir que as pessoas  escolham ser o que querem. Porém, a maioria das pessoas preferem não ter valor." pág.57

"As coisas que nunca fazemos porque as pessoas nos fazem ter medo delas, ou nos fazem acreditar que não as merecemos. Quero realizar todos os meus nuncas - sozinha ou com alguém que importe. Não ligo. Só quero viver." pág.57

"Isso me faz sentir melhor. Saber que alguém se importa o suficiente. Todos devem ter alguém que se importe o suficiente." pág.79

"Os humanos são construídos para viver com a dor. Pessoas fracas deixam a dor sufocá-las rumo a uma morte lenta e emocional. Pessoas fortes usam essa dor, Margô. Elas usam como combustível." pág.79

"Hoje estamos aqui e, amanhã, vamos embora, reduzidos a um punhado de lembranças." pág.91

"As pessoas aqui estão condicionadas a se concentrarem na sobrevivência e não na felicidade." pág.102

"Parece que todo mundo está me deixando, como todo mundo sempre me deixou, e ainda não tenho certeza se me importo. Mas eu me importo, porque estou chorando, e isso dói. Eu não os culpo, essa é a diferença. É algo que passei a esperar." pág.150


Outros títulos da autora (lidos e resenhados):


6 comentários:

  1. Olá, adorei conhecer a obra acredito ter sido uma leitura tocante que traz boas reflexões, espero ter a chance de ler também!

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li nada da autora, mas amo essa confusão de sentimentos hahahaha
    Onde começo odiando, depois me interessando e recomendando para meio mundo hahahaha. Mesmo não sendo um gênero que me atrai tanto, gostei da premissa.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline,
    eu não conhecia a autora, e você já leu sete livros dela haha, achei bem legal a premissa do livro, sem falar do mistério sobre a vida adulta dela, o gênero não é dos meus preferidos, mas, ainda assim soou bem interessante para mim.
    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline!
    Conheço a autora só por nome pois não li nenhuma de suas obras. Fiquei instigada com a vida da personagem e em como ela consegue conviver com alguém que a renega como filha e simplesmente a ignora, como deve ser difícil. Parabéns pela resenha fiquei curiosa em conhecer mais da personagem e em como termina a história, obrigado pela dica. Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oie Aline
    Ótima Escolha de livro. Não conheço a autora mas vejo que você já tem um grande relacionamento com ela kkk.
    Eu amei a premissa e amei saber os sentimentos e pensamentos que o fim dessa leitura te trouxe. Me lembrou uma série de livros da Jennifer Estep onde a mocinha tenta resolver as coisas com as próprias mãos.
    Adorei a indicação.

    Bjos e cheiros

    ResponderExcluir
  6. Oi, Aline!

    Li esse livro recentemente e fiquei bastante reflexiva também, fui movida cada vez mais pela curiosidade em saber onde tudo ia acabar, me solidarizei com a Margô, a vida dela não foi fácil, mas as escolhas da vida nos trazem consequências né?

    ResponderExcluir