Projeto: Escrevendo sem medo - 2017


Ontem visitando o blog Leitora Descontrolada da Michele Lopez conheci esse projeto mais que interessante e decidi participar. Quem se anima a se desafiar a escrever sem medo???? Vamos conhecer como o projeto funcionará:

"O projeto consiste em escrevermos um texto por mês conforme os temas estabelecidos. Isso, para despertar a vontade de escrever nas pessoas e fazer com que elas exercitem suas escritas. Os participantes terão um mês para escrever o texto e postá-lo em seu blog com a imagem do projeto (para que ele ganhe cada vez mais visibilidade)."

Aqueles que desejarem participar deixem, por favor, um comentário no Blog Historiar (criador do projeto) avisando que irão participar do projeto, para que haja um controle e acompanhamento dos textos. Seria muito bacana se quem participar, assim como eu, fizesse uma postagem divulgando a participação e o projeto #ESM.

Agora, vamos aos temas de 2017 para o projeto Escrevendo Sem Medo:

JANEIRO:
Das coisas mais importantes na minha vida.
Parece um tema simples, mas algumas vezes, as coisas mais simples se transformam nas mais complicadas. Escrever sobre as coisas mais importantes de sua vida, das mais simples até as mais complexas, sinta-se a vontade.

FEVEREIRO:
O poema da festa perfeita.
O tema é um desafio. Eu tenho dificuldades para escrever poemas, então decidi me desafiar. Aqui, você vai escrever um poema descrevendo como seria a festa perfeita para você. Faça da forma como desejar!
 
MARÇO:
Um pássaro engaiolado ganhando a liberdade.
Como é se sentir assim? Você também pode comparar as sensações (a sua e a do pássaro) de encontrar a liberdade. 

ABRIL:
Um fato sobre mim para cada aniversário.
Você irá escrever uma lista. Se eu tenho 21 anos de idade, então vou escrever 21 fatos aleatórios – talvez interessantes – sobre mim.

MAIO:
Se eu tivesse poderes mágicos...
Qual super poder você teria se tivesse a oportunidade de escolher? Pode ser algo “simples”, como o poder de não criar expectativas, mas também pode ser algo fantástico, como ficar invisível. Você escolhe!

JUNHO:
Considerações sobre um fim de semana ensolarado.
Observe a imagem abaixo. Imagine que aquela pessoa é você. Imagine uma história para essa imagem. O que você fez até tirar essa foto? Como se sentiu? O que aconteceu nesse fim de semana ensolarado?


JULHO:
O que há de errado com a humanidade? 
Momento para você expor aquilo que observamos com frequência hoje em dia e que faz seu coração chorar. Você pode expor um problema ou vários, a escolha é sua.

AGOSTO:
Eu gosto tanto de você, que até prefiro esconder.
Esse texto funcionará como uma carta anônima. Pense em alguém que você gosta e se declare. Exponha aquilo que faz com que você goste tanto da pessoa, dê dicas de quem ela é, mas não revele para quem a carta se destina.

SETEMBRO:
Precisamos conversar sobre...
Você terá algumas opções para escrever esse texto, escolha uma entre elas para colocar no lugar das reticências: machismo, preconceito, gratidão, especismo, felicidade, feminismo, influências.

OUTUBRO:
A criança que eu fui gostaria de estar perto da pessoa que eu sou hoje?
Esse tema é bastante comum, já vi bastante por aí, mas eu acho muito importante pararmos para refletir se estamos – ou não – fazendo um bom trabalho como seres humanos adultos.

NOVEMBRO:
A minha estação do ano favorita.
Revele qual a sua estação do ano favorita e exponha o porquê de tal estação ser a sua favorita. Se você não tem uma estação favorita, fale como você se sente diante de todas elas.

DEZEMBRO:
Das coisas inesquecíveis de 2017
É dezembro! Fim de ano! Nesse mês, nós normalmente paramos para fazer um levantamento de tudo aquilo que aconteceu no decorrer do ano. Escreva sobre esse levantamento, conte quais foram as coisas que aconteceram e que você jamais vai esquecer.


E então o que acharam do projeto e dos temas mensais??? Eu adorei. 
Vamos gente se animem, me avisem e se inscrevam!!! Beijos e ótimo fim de semana!!!

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!

9 comentários:

  1. Aiii amei esse projeto, Estou indo agora mesmo ver se posso participar.
    Beijos.
    https://pequenassimplespalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Aline!
    Esse projeto é muito interessante. Acho bem desafiador escrever sobre temas diversos e fiquei empolgada quando você mencionou no facebook. Mas, lendo os temas, fiquei com receio. Estou com esse semestre tão corrido por causa do TCC e já será um desafio dar conta das minhas leituras e resenhas.Acho que só vou acompanhar seus textos. Mas, obrigada pela dica!
    Beijos e boa sorte!!

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, Aline!

    Fiquei sabendo da existência do projeto através do seu blog! :) E já estou participando, claro!

    Adoro escrever e para mim este é um projeto de extrema importância. Adorei o fato da Thamiris tê-lo criado, dando a todos nós a chance de escrever mais, de nos desafiar com os temas propostos!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Fico feliz que tenha conhecido o projeto lá no blog :) e o principal: que se prontificou a participar e já estou indo conferir o seu texto sobre o primeiro tópico!!

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  5. Esse projeto é bacanudo, desafiador escrever sobre temas tão profundos, pelo menos achei, já alguns textos do projeto e li coisas lindas!!!!
    Sucesso

    ResponderExcluir
  6. Oi, Aline!
    Muito bom saber que você está participando do #ESM, obrigada! <3
    Espero que seja uma experiência bacana.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. OOi!
    Achei esse projeto uma maravilha!
    Já vi alguns textos desse mês e ameei!
    Espero que seja uma ótima experiencia, aguardo seus posts. :)
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  8. Olá Aline tudo bem, tbm vi a postagem no blog da Michele, achei a iniciativa muito interessante, uma forma de desabrochar talentos e criar histórias interessantes. Os temas foram bem escolhidos. Bjkas

    ResponderExcluir
  9. Adorei a ideia do projeto e curti mais ainda os temas de cada mes...
    Me deu a maior vontade de arriscar e participar - embora alguns dos temas sejam bem mais fáceis de escrever para mim do que outros, iria ser interessante o desafio...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir