Extraordinário - R. J. Palacio


Autora: R.J.Palacio 
Editora: Intrínseca
2013 - 320 págs.
Sinopse: Skoob

A anos eu lia elogios a esse livro, então quando soube do filme corri para comprar o meu exemplar e lê essa história rica de mensagens para a vida. Ainda não vi o filme, mas o farei em breve. Sobre o livro posso dizer que fui surpreendida com a leveza da narrativa ao relatar temas polêmicos, mas sem deixar o leitor com o coração pesado como muitos livros costumam deixar. Apesar de ter gostado, confesso que esperava um pouco mais, sei lá, muitas amigas dizem que esse livro foi um dos melhores de sua vida. Entendo a riqueza da mensagem de ver além da aparência, além do esforço de ser gentil para termos um mundo melhor, mas não achei que foi o melhor livro da minha vida. Mas penso que todos precisam ler para tirar suas próprias conclusões.

Esse infantojuvenil é narrado em primeira pessoa pelo protagonista Auggie, um garoto bem maduro para sua idade de 10 anos. Alguns capítulos são narrados por pessoas próximas a ele como sua irmã e alguns amigos.  Auggie é irônico e costuma fazer piada com tudo até com sua situação. Ele tem uma doença genética que deforma seu rosto e após muitas cirurgias e isolamento (ele sempre que saia na rua usava um capacete para evitar que ficassem olhando seu rosto) sua mãe decide que ele precisa frequentar uma escola regular para aprender a conviver com outras pessoas, amadurecer e ter mais conhecimento (já que ele estudava em casa com os pais). Esse será um momento de muitos desafios, não só para Auggie, mas para seus pais, irmã e daqueles que decidirem enfrentar tudo (preconceitos) e todos para ser amigo dele.

Apesar de Auggie entender a estranheza das pessoas para com ele, na escola ele passa por muitas situações de bulling que o magoa e o faz pensar em desistir da escola. Uma curiosidade, para ele a melhor festa do ano é o Halloween porquê assim todos se fantasiam e não ficam olhando para ele, essa é a época que ele mais se sente livre. Ele também adora Star Wars, por isso temos muitas referencias no livro.

Com certeza o manifesto a gentileza e amor ao próximo é um dos pontos altos do livro, já que Auggie teria motivos reais para ser um menino triste e até revoltado com sua situação (esse seria o caminho mais fácil para a maioria das pessoas) mas ele escolhe encarar a vida de forma positiva e tentar mostrar aos outros que o quê realmente importa é a essência de cada um e não sua aparência. Além disso as atitudes pesam mais do que apenas palavras bonitas e as relações de amizade verdadeiras que conseguem superar as dificuldades que a vida nos impõe para nos testar e mostrar quem realmente somos.

Dessa forma indico a leitura para todos que gostam de livros com conteúdo e mensagem para a vida. Vou correndo ver o filme!!!


<<< Quotes >>>

"Tudo o que é nascido de Deus vence o mundo." pág.15

"Não podemos continuar a protegê-lo. Não podemos fingir que ele vai acordar amanhã e esta não será mais a realidade dele, porque vai ser. E precisamos ajudá-lo a lidar com isso." pág. 18

"Quando tiver que escolher estar certo e ser gentil, escolha ser gentil!" pág.55

"Seus feitos são seus monumentos. 
Esse preceito significa que deveríamos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais que tudo. Mais do que aquilo que  dizemos ou do que nossa aparência. As coisas que fazemos sobrevivem a nós. São como os monumentos que as pessoas erguem em honra dos heróis depois que eles morrem. Como as pirâmides que os egípcios construíam para para homenagear os faraós. Só que, em vez de pedra, são feitas das lembranças que as pessoas têm de você. Por isso nossos feitos são nossos monumentos. Construídos com memória em vez de pedra." pág. 71 e 72




Leiam também a resenha da amiga Bárbara do Versos e Notas!!!


Obrigada pela atenção!!!
Deixem suas impressões nos comentários ok!!??

5 comentários:

  1. esse livro acabou comigo, eu cheguei a ter odio até da Via no decorrer da leitura, mas depois tudo ficou lindo e eu chorei feito louca nas ultimas partes. é um livro com uma mensagem tão linda e ao mesmo tempo tratando de temas tão horriveis e pesados, eu amo muito, muito mesmo, todo mundo tem que ler.

    ResponderExcluir
  2. Olá, esse livro me emocionou na leitura e no filme acho uma história surpreendente de vida que nos trás muitos ensinamentos preciosos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oiii tudo bem??

    Confesso que esse foi um livro que gostei mais do filme, que dele próprio, não sei o porque, mas não me simpatizei com o Auggie do livro, e não foi uma leitura proveitosa.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline.

    Ainda não tive a chance de ler este livro e nem assisti o filme, mas pela sua resenha a história merece uma chance de conhecer. Deve ter uma mensagem muito bonita e a proveitosa. Obrigada pela dica.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Aline! Você demorou muitoooo para ler esse livro maravilhoso, mas que bom que leu e que você curtiu! Com certeza, Extraordinário é um dos meus livros favoritos da vida!

    ResponderExcluir