Lembra de mim - Sophie Kinsella


Autora: Sophie Kinsella
Editora: Record
2010 - 399 págs.
Sinopse:  Skoob

O meu primeiro contato com a escrita da autora foi em 'Louca para Casar' que ela escreve com o pseudônimo de Madeleine Wickham e confesso que apesar de ter gostado da leitura esperava um pouco mais para uma autora tão conhecida e bem falada. Então decidi ler 'Lembra de mim?' onde ela escreve com seu nome mesmo e para minha surpresa achei melhor que o anterior, mas nada tão maravilhoso e mega engraçado como tinham me falado, achei umas partes bem chatinhas por sinal, talvez porque não tenha gostado tanto da protagonista no início (mas no final ela acaba me envolvendo), enfim ainda quero ler algo mais da autora, estou com o ebook de 'Fiquei com o seu número' e pretendo ler em breve, veremos se ela me conquista de vez!!!

'Lembra de mim' é um chick lit que nos apresenta Lexi, uma jovem que começa narrando suas desventuras após uma noite com as amigas (após perder o pai, levar um bolo e não ganhar bônus no trabalho) que na tentativa de pegar um táxi em uma noite chuvosa para voltar para casa acaba escorregando e batendo a cabeça. Quando ela acorda descobre que é outra pessoa, ela está com o visual totalmente modificado para melhor e é assustador você se olhar no espelho e não se reconhecer (dentes antes tortos estão perfeitos, cabelos que eram armados estão lisos e maravilhosos e o corpo!? Perdeu os quilinhos em excesso). Além disso descobre que não lembra dos últimos três anos da sua vida e sua vida aparentemente está perfeita; ela é casada com um homem lindo e rico, mora em um lugar lindo e luxuoso e no emprego agora é chefe e ganha muito bem.

"Tenho 28 anos, dentes brancos e perfeitos, uma bolsa Louis Vuitton, um cartão escrito "Diretora" e um marido. Como tudo isso aconteceu?" pág. 51

"Pelo amor de Deus. Como você nem nota quando sua filha se transforma de uma Dente torto, desajeitada e acima do peso, numa pessoa magra, bronzeada, bem-cuidada?" pág.57

"Começo a achar que estou dormindo e vou acordar de volta em 2004, de ressaca no chão do apartamento de Carolyn, e que tudo isso terá sido um sonho." pág.76 

"É como se rachaduras minúsculas aparecessem na minha vida perfeita. Não sei em que acreditar. Não sei o que fazer. (...) Eu era uma garota normal, com cabelo crespo, dentes tortos e um namorado de merda. E um trabalho de merda, e amigas com quem ria, e um apartamento aconchegante. E agora ... ainda levo um susto sempre que olho meu reflexo no espelho. Não vejo minha personalidade refletida em nenhum lugar deste apartamento. (...) Não sei em quem me transformei. Não imagino que porra aconteceu comigo." pág.183

Em uma primeira olhada você pode pensar que ela deveria ser grata por ter acordado em uma vida dos sonhos, mas a Lexi fica desconfiada e tenta entender como sua vida mudou tanto em tão pouco tempo e fica arrasada quando descobre que Fi, Carolyn e Debs que sempre foram suas melhores amigas, não fazem mais parte de sua vida e a evitam de todo jeito. Além disso sua família (mãe e irmã) estão mais ditantes que nunca e passando por necessidades financeiras e emocionais devido o afastamento dela.

"Preciso da minha memória de volta. Estou cheia dessa amnésia. Não aguento mais as pessoas dizendo que sabem mais sobre minha vida do que eu." pág.211

A autora nos convida a refletir junto com a protagonista sobre o que realmente importa na vida e nos mostra que a forma como conseguimos crescer profissionalmente importa sim já que isso reflete nas relações sociais, que podem ser verdadeiras ou superficiais.

Junto com Lexi vamos descobrindo os reais motivos dela ter mudado como pessoa e os sacrifícios que precisou fazer para resolver problemas deixados pelo pai quando morreu, por isso ela acabou criando um armadura para esconder sua fragilidade que só era mostrada para alguém especial que iremos conhecer ao longo da história.

"Eu me apaixonei por você, Lexi, porque você é dinâmica. É eficiente. Tem fome de sucesso, como eu. As pessoas dizem que somos duros, mas não somos. Somos apenas intensamente competitivos." pág.120

O mais divertido ao meu ver foi ver a desconstrução do 'marido' dela de homem lindo e rico a homem chato e cheio de manias e com sentimentos duvidoso. 

Quando a Lexi começa a descobrir e modificar atos cometidos por ela, 'enquanto não era ela', a história fica empolgante e o final é fantástico. Gostei do crescimento da Lexi e a forma como ela reconquistou e ajudou quem realmente sempre foi importante na sua vida.



Como falei no primeiro parágrafo, já li dois livros da autora e apesar de ter gostado de ambos ainda não posso dizer que  autora me conquistou, como outras fizeram em um primeiro contato, mas quero ler outros títulos dela para formular melhor minha opinião. É isso meus amores, obrigada pela atenção e o que posso dizer, leiam e tirem suas próprias conclusões.  


Obrigada pela atenção!!!
Deixem suas impressões nos comentários ok!!?

6 comentários:

  1. Eu costumo gostar dos livros da Kinsella, mas algumas situações que ela escreve acho bastante exageradas.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  2. Oiii Aline

    Da Kinsella eu só li um livor Minha vida (não tão) perfeita e achei bem legal, embora não fosse tão engraçadissimo assim como esperava. Dizem que os mais antigos dela são os melhores, como este. Que pena que ainda não apareceu um da autora pra te conquistar completamente, espero que isso aconteça. Eu gostaria muito de ler esse livro, a premisa me lembra um filme que assisti há muitos anos e bateu uma nostalgia gostosa. Além disso, esse, Menina de Vinte e O Segredo de Emma Corrigan estão entre os mais bem cotados da autora.

    Beijos, Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Oie, eu amo demais a escrita da Sophie, a escrita dela é maravilhosa! Acho super engraçada a construção dos personagens e as situações criadas, li Lembra de mim tem um tempinho e me deu até certa nostalgia.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Aline.
    Eu nunca li nenhum livro dela como Madeleine, mas quero. Eu gostei desse livro porque acho que na época que li estava na fase chick-lit hehe. Mas Fiquei com seu número é melhor que esse hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Olá, ainda não li nada da autora mas quero ler, é chato quando a gente espera uma história super divertida e não encontra isso, né?! Achei interessante como a personagem parece passar por um processo de entender como suas prioridades e sua vida mudaram.

    ResponderExcluir
  6. Já li alguns livros da Kinsella e meu preferido é Fiquei com seu número, te recomendo ler ele.
    Esse eu ainda não li, mas está na minha lista... Nem sempre vamos amar todos os livros de um autor né? Espero que leia o que eu indiquei e vc curta!

    ResponderExcluir