O caçador de palavras - Walcyr Carrasco




Quando encontrei esse livro não imaginava que ele tivesse um conteúdo tão interessante. Meu irmão estava fazendo uma organização no quarto quando esse livrinho apareceu e logo falei: "é meu!!!"
Comecei a ler assim que pude e terminei em dois dias =)
Esse livro conta a trajetória de um homem desestruturado socialmente (sabe aquela pessoa que não tem pra onde ir, não tem nenhum rumo ...)que após dormir no cinema e ser esquecido e trancado lá decide esperar o dia raiar para sair como se nada tivesse acontecido e nessa espera encontra um dicionário, o qual ele usa como passa-tempo, a principio encarado como chato e por fim o deixa fascinado.

" fui sendo envolvido pelo universo fascinante das palavras. Elas começaram a brilhar para mim como estrelas no céu."

A partir dai ele tem a ideia de criar uma palavra e fazer de tudo para as pessoas usarem a mesma. Para isso ele se envolve em altas confusões e acaba cometendo o crime de falsidade ideológica. Segundo ele se você consegue se expressar igual a determinado grupo nada te impede de fazer parte desse grupo mesmo que você não tenha preparo acadêmico para isso.
Ao longo da história ele percebe que as palavras são muito mais do termos falados e escritos, mas tem toda uma história e sginificado para uso da mesma. Interessante perceber que mesmo preso, no fim ele está mais firme e forte, sabendo o que quer da vida e com quem quer compartilhar suas histórias e palavras.

"Finalmente, podia escrever nas páginas em branco da minha vida. Eu tinha me apaixonado pela palavras."
"Meu destino, decidi, as palavras iriam dizer."


No livro é indicado a leitura do conto do Lima Barreto chamado:
"O homem que sabia Javanês" que também relata a trajetoria de um homem que fingia falar uma lingua que ninguém sabia, nem conhecia e sua segurança ao falar fazia com que todos acreditassem nele.

Por fim a conclusão foi: "Caçar as palavras simplesmente pouco significou. Inventar uma também. Porque as palavras precisam do nosso sangue para viverem e brilharem na constelação das existencias. Sobrevivem com nossos sentimentos, sonhos, mágoas e aspirações. Sozinhas, são ocas. Junto com nossas vidas, atingem a eternidade."

Para quem puder ler, mais que indico =)

4 comentários:

  1. Que história interessante esse livro:) Como sempre vc fazendo belas resenhas meu amor!
    Te amo,

    Cauê.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lili, muito interessante a dica, você se expressou de forma que realmente despertou o interesse pelo livro. Seu blog continua sendo um cantinho que gosto de visitar sempre. Ótimo final de semana e boas leituras.

    ResponderExcluir
  3. Oi flor,
    Tudo tranquilo???Que livro fofo...nunca tinha ouvido falar ahahah fiquei imaginando se tivesse em um cinema trancada o que faria eheheh...Adorei a frase final também tudo de linda...
    Bjkssss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  4. Eu já li esse livro , e que engraçado achei no lixo da escola o qual eu estudava ! Umas das maiores experiencias foi ler ele muito interessante . Deixo outra dica de Walcyr Carrasco : "Vida de Droga" outra experiencia para os adolescentes descobrirem.

    ResponderExcluir