Água para Elefantes - Sara Gruen


Autora: Sara Gruen
Editora: Sextante
2010 capa original
2011 capa filme
272  págs.
Sinopse skoob 

Tenho esse livro desde de julho de 2011 quando uma amiga me deu de presente de aniversário, mas por um motivo ou outro ele foi ficando na estante. Mas graças ao desafio da Clícia ele foi lido e entrou para minha lista de favoritos.
O Livro é narrado por Jacob Jankowski, um senhor de 93 anos que vive em uma casa de repouso nos estados unidos. Os capítulos se revezam entre a realidade do idoso no asilo e o passado dele no circo. O livro também nos apresenta um pouco do cenário econômico e social dos país após a primeira guerra mundial. A narrativa é tão interessante e realista que em muitos momentos cheguei a senti o que os personagens sentiam.
Eu já tinha visto o filme, mas o livro como sempre é bem melhor porque nos cerca de informações, detalhes e emoções que no filme não temos.

A história se passa em 1931 e conhecemos Jacob já com 23 anos, descendente de Poloneses e filho de veterinário. Acompanhamos todo sacrifício de seus pais para pagar sua faculdade, mas após um grave acidente Jacob se vê sozinho e sem nada. Perdido na dor e nos pensamentos sai sem destino seguindo a linha do trem e no meio da noite acaba subindo em um trem que passa ao seu lado. Ao amanhecer ele percebe que está dentro do Trem circo Irmãos Benzini. A partir daí ele passará a viver em um mundo totalmente novo e encontrará um sentido para sua vida, ele consegue um emprego como veterinário e segue com o circo.
Na parte onde a realidade do circo é relatada podemos acompanhar toda sua estrutura física (antes os circos corriam o país em seus vagões de trem), administrativa (quando um circo falia ele era desmembrado e vendido para os outros que tivessem interesse), humana (divisão entre trabalhadores, artistas e "patrões") e claro a forma como os animais eram tratados (existem partes fortes). Nessa parte a forma como Jacob vai se envolvendo emocionalmente e criando laços com alguns personagens (trabalhador Camel, o artista anão Walter e sua cachorrinha Queenie e com os animais, principalmente o macaco e a elefanta Rosie) é inspiradora. Tudo seguia bem até ele começar a perceber os desmandos, as injustiças e a violência dentro do circo e acabar se apaixonando por Marlena, mulher do dono do circo. Prepare-se para muita aventura e emoção.

Apesar de ter gostado de conhecer um pouco mais sobre o circo e sua realidade, confesso que para mim a parte que mais chamou atenção foi o presente de Jacob. A forma como a velhice é apresentada mexeu comigo. Após essa leitura passo a encarar os idosos de outra forma. Eu já sabia que geralmente o corpo envelhece antes da mente, mas o Jacob me fez ver com seus olhos essa realidade. Fiquei encantada e com o coração apertado já que um dia todos nós passaremos por essa fase. Por isso acabei ganhando mais determinação para cuidar de mim e da minha saúde para viver uma terceira idade mais digna.

"Tenho 90 anos. Ou 93. Uma coisa ou outra. Quando temos cinco anos, sabemos até os meses de nossa idade. Mesmo por volta dos 20 sabemos quantos anos temos. Tenho 23, dizemos, ou talvez 27. Mas quando chegamos aos 30, algo começa a acontecer. A princípio, é um mero sobressalto, um instante de hesitação. Quantos anos você tem? Ah, eu tenho - você começa confiante, mas depois para. Ia dizer 33, mas não é essa a sua idade. Você está com 35 anos. E isso incomoda, pois você fica imaginando se não é o inicio do fim. Claro que é, mas ainda faltam décadas para você admitir isso." Pág. 9

"A idade é um ladrão terrível. Justamente quando se começa a entender melhor a vida, a idade nocauteia suas pernas e arqueia suas costas. Ela lhe traz dores, lhe confunde a cabeça e silenciosamente espalha o câncer em sua esposa." Pág. 15

Então é isso gente, espero que tenham gostado de saber minha opinião sobre esse livro e que eu tenha despertado a curiosidade em vocês.

Capa Original: Gosto das duas capas, mas essa é tão artística e tem tudo a ver com a história. E vocês preferem qual capa???



Lembrando que a leitura desse livro fez parte da minha finalização do DESAFIO REALMENTE DESAFIANTE 2013. Item 12. Ler um livro que você ganhou de presente de aniversário.





 Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!!

8 comentários:

  1. Eu tenho esse livro a um bom tempo aqui,mas, confesso que sempre que pensava em lê-lo me dava uma certa preguiça... mas, depois que li sua resenha decidi que do ano que vem não passa essa leitura! Parece algo incrivelmente tocante este enredo e eu simplesmente adoro histórias assim! Parabéns pela resenha ^^

    A propósito, feliz ano novo ^^"

    Beijos
    Polly - Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  2. não li o livro, mas assisti ao filme, ameeeei <3
    Beijos
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de ler esse livro, o filme já é bem interessante e como vc disse a leitura é ainda melhor, adorei saber sua opinião.
    Preferi a capa original, mas a outra não é feia.

    Beijos
    whoisllara.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu blog , e já estou te seguindo
    dê uma passadinha no meu blog , está cheia de resenhas
    http://manual-do-leitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu fiquei só no filme, ainda não li o livro.Rsr
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler esse livro, nem assisti o filme ainda, senão acabo desanimando para ler o livro, adorei sua resenha e meu vontade de ler, eu pensava que era uma história de romance, percebi que vai muito além disso!
    Beijo!
    Books Many Books

    ResponderExcluir
  7. Esse livro não foi exatamente o que eu esperava, mas apesar disso gostei muito, é uma história muito bonita.
    Também prefiro a capa original, acho muito linda!

    Beeijos

    ResponderExcluir
  8. A história parece ser muito linda e emocionante. Fico toda derretida com essas coisas de idosos, não posso ver nada falando/mostrando idosos em livros ou na televisão que já fico toda chorosa haha'
    Já entrou na minha listinha =D

    Beijos
    Colecionando Primaveras

    ResponderExcluir