Gênero literário - Distopia!!!



Vocês sabem que estou participando do Desafio dos Gêneros Literários e esse mês a sugestão de leitura foi a Distopia.
E o livro escolhido por mim foi  Incendeia-me da Tahereh Mafi, conclusão da série Estilhaça-me. Todos que visitam o blog com frequência sabem o quanto amei toda Trilogia e seus dois contos (e-books).




Mas lembro que anos atrás li os livros clássicos: 1984 e Admirável Mundo novo e os achei bem interessantes pela forma como a imaginação dos autores junto com suas crítica sociais apresentavam a vida e as relações humanas com seus governantes e o mais impressionante foi que muitas das teorias expostas eram totalmente possíveis.  

Mas confesso que foi só a poucos anos que conheci a palavra Distopia e passei a ter mais atenção sobre o assunto e fiquei ligada as opiniões dos blogueiros sobre os livros dentro desse gênero. Por isso a cada lançamento de série sobre o assunto eu ficava mais curiosa para conhecer suas diversas vertentes. Tenho vários títulos sobre o assunto na minha estante, já consegui finalizar a leitura de vários títulos e séries como: Jogos Vorazes, Feios, Estilhaça-me, A Hospedeira, Demônios não Choram, Blecaute, Jesse Chesnutt e o Mistério do Planeta 12 entre outros.

No blog da Viviane Razão e Resenhas encontrei explicações interessantes sobre os tipos de distopias: Distopia Totalitária, Distopia Cyberpunk, Distopia off-world, Distopia Apocalíptica, Distopia Pós-apocalíptica, Distopia Alienígena, Distopia pseudo-utopia, Distopia de Viagem no Tempo.

Segundo o site: Wikipedia
"Distopia ou antiutopia é o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utopia ou promove a vivência em uma "utopia negativa". As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo, por opressivo controle da sociedade. Nelas, "caem as cortinas", e a sociedade mostra-se corruptível; as normas criadas para o bem comum mostram-se flexíveis. A tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja do Estado, seja de instituições ou mesmo de corporações.

Distopias são frequentemente criadas como avisos ou como sátiras, mostrando as atuais convenções sociais e limites extrapolados ao máximo. Nesse aspecto, diferem fundamentalmente do conceito de utopia, pois as utopias são sistemas sociais idealizados e não têm raízes na nossa sociedade atual, figurando em outra época ou tempo ou após uma grande descontinuidade histórica.

Uma distopia está intimamente conectada à sociedade atual. Um número considerável de histórias de ficção científica que ocorrem num futuro próximo do tipo das descritas como "cyberpunk", usam padrões distópicos de uma companhia de alta tecnologia dominando um mundo em que os governos nacionais se tornaram fracos."


Enfim acredito que hoje a maioria dos blogueiros e leitores conheçam e leiam Distopias, mas espero que meu post tenha sido interessante de alguma forma para vocês. Para mim está sendo muito gratificante pesquisar sobre os gêneros e subgêneros literários. 

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!

4 comentários:

  1. Ai gente, Aline, amo distopias! Quero muito ler essas mais antigas, bem como terminar Estilhaça-me , que é meu sonho de consumo! E cadê Maze Runner aí? Amo, amo <3
    Beijo,

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Aline, as distopias estão na moda. Claro que temos livros clássicos do gênero, mas acho que depois de Jogos Vorazes o tema ascendeu de verdade, e tomou conta do mercado editorial. Enfim, gosto bastante desse segmento... espero que ele seja motivo para livros cada vez mais criativos.

    Abraços,
    http://www.universoliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline,
    Conheci esse gênero através do livro Divergente e você sabe o quanto gostei dessa trilogia né?
    Dos livros que você citou só li A Hospedeira e gostei bastante, apesar do início lento.
    Tenho muita vontade de ler a trilogia Estilhaça-me, confio na sua opinião e, pelo que li, acho que vou gostar!!
    Beijos amiga!!

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom?
    Eu "conheci" o gênero distopia depois que a febre Jogos Vorazes atacou todo mundo. Antes disso eu lia livros e não dava bola para seu gênero.
    Gosto muito de distopias, porém acho que já estão um pouco saturadas já que existem taaaantas no mercado literário, principalmente de uns poucos anos pra cá.
    Adorei o post. Beijos.
    lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir