Contos Nacionais (Lidos)!!!


(Fonte imagem:melinasouza.com)

Empolgada com a Semana do Livro Nacional que acontecerá em São Paulo de 18 a 26 de Julho na Livraria Martins Fontes, onde vários autores que admiro estarão presentes (quem dera eu morar mais próximo, com certeza iria a todos os dias do evento):


mais a linda Gincana Literária nacional, organizada pela querida Fernanda do blog Mato por livros tenho aproveitado meus domingos para ler alguns contos de autores nacionais parceiros ou não que entram em contato comigo. Garanto que a experiência tem sido interessante, assim posso ter uma noção da escrita e criatividade dos autores e assim buscar mais trabalhos dos escritores que mais me empolgarem. Farei alguns posts sobre essas leituras esse mês, espero que gostem.

Para mim o mais interessante nesse conto foi a oportunidade de mudança do cenário, essa história se passa no Japão e assim conheci um pouco da cultura desse país tão fascinante e acabei ficando com vontade de buscar mais informações.
Nele conhecemos Rei, uma menina de 8 anos que esta passando por uma fase difícil de sua vida, mas consegue superar sua dor e ter coragem para ser uma cidadã de coragem quando vê sua cidade em perigo eminente de destruição. Em nenhum momento ela pensou em fugir por ser criança, e a mensagem final do conto acabou superando minhas expectativas: Quando nos colocamos no lugar do outro, mesmo que nossa dor e raiva sejam enormes ele nos leva ao ato supremo do Perdão que fará bem a todos os envolvidos.

"Não sou forte como você. Nunca consegui revidar, mas acho que isso não valeria  pena. Uma dor não anula a outra."
 

Sabe aquele conto que você termina e fica com mil teorias na cabeça??? Além disso fica desejando que a autora o transforme em livro!!!???? Foi isso quando li esse conto da Glau Kemp, achei muito interessante um futuro distópico apenas com homens; isso porque um vírus exterminou todas as mulheres do planeta. O que você faria se sua filha fosse a única que sobreviveu!!!??? Como ela veria o mundo a partir de então!!!??? Nesse conto temos uma ideia de como seria essa realidade e garanto que não seria nada fácil.
Enfim para que gosta de Distópias esse conto é uma dica bem interessante!!!

"O discurso do fim da humanidade desgastou-se e a simples solidão era evidente na maioria dos rostos que ainda possuíam um pouco de sanidade."


Esse foi meu primeiro contato com a escrita da Carina Pilar e posso dizer que ela me envolveu e me fez refletir de uma forma bem agradável.
Você já parou para pensar sobre o efeito da rotina na sua vida!!!??? Ela representa segurança ou te deixa inquieto e louco por novidades e mudanças!!!???
O personagem desse conto se enquadra na categoria daqueles que de tempos em tempos sentem a necessidade de desbravar o mundo e adquirir toda experiência que puder. Com o passar do tempo ele conclui que o mundo é sua casa e que a rotina é apena o intervalo entre suas descobertas.
Leiam e descubram se você é ou não semelhante ao personagem.



Como dá para perceber pelo subtítulo do conto, o assunto abordado é a reflexão de como você se relaciona com aqueles que estão fora dos padrões de beleza estabelecidos pela sociedade. Você já parou para pensar sobre as razões de tantas pessoas fazerem dietas malucas, se exercitarem de forma exagerada e em muitos casos terem baixa alto estima!!!??? No fundo ninguém quer sobre bullying nem ser apontado por suas "imperfeições" e diferenças. E na maioria dos casos tudo que elas precisam é de alguém que lhes prove e até mostre o que elas tem de belo e de único, porque somos todos Únicos e especiais.
Amei esse conto da autora parceira Dayana Araújo e acredito que todos que lerem a história de Júlia irão adorar refletir mais um pouco sobre esse tema tão importante. 


Por hoje é só meus amores, espero que tenham gostado de conhecer esses contos e seus autores. Não percam a chance e leiam também essas histórias que apesar de rápidas nos fazem refletir sobre assuntos importantes. Avisem nos comentários se já conheciam os autores e se ficaram curiosos com os contos.
 
Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!

5 comentários:

  1. Obrigada pela divulgação e pela sua opinião. Fico feliz que tenha refletido sobre as questões abordadas no conto.<3 Ah! Também amei o conto A última menina do mundo guarda um segredo. Também acho deveria virar livro.<3

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela divulgação e pela sua opinião. Fico feliz que tenha refletido sobre as questões abordadas no conto.<3 Ah! Também amei o conto A última menina do mundo guarda um segredo. Também acho deveria virar livro.<3

    ResponderExcluir
  3. Para tudo!!! Ta bom não tem como parar nada, mas meu coração parou por alguns segundo decidindo: Ter ou não ter um mine infarto agora? Amei o post!!!! Super Obrigada Aline Coelho, não sabe como é gratificante ver a capa do meu conto em outro lugar que não seja minha proteção de tela kkkk. Agradeço também a Dayana Araujo e todas as pessoas que expressaram a opinião de que o conto deveria ser um livro. Estou no finalzinho de outro livro, assim que ele terminar a última menina do mundo guarda um segredo irá ganhar páginas suficientes e muitas reviravoltas em um livro.

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline!!

    Fiquei muito feliz que tenha gostado do meu conto! Tb já li "A última menina do mundo guarda um segredo" e achei muito bacana, uma ideia muito legal! Me interessei pelo primero, a capa é linda e super original, vou adicionar nas minhas leituras!

    Ah, também queria ir na Semana do Livro Nacional, adoraria poder participar, mas estou muito longe... :/

    Bjs!
    CarinaPilar.com | ...e a paixão pelos livros!

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline!
    Eu aprendi com você a ler contos e é uma ótima dica de leitura entre os livros, principalmente aqueles mais pesados.
    Achei interessante e diferente a sinopse de A Última Menina do Mundo Guarda um Segredo. Não consigo imaginar isso acontecendo e fiquei me perguntando aqui como a autora conseguiu desenvolver esse tema tão diferente em um conto. Gostei da dica amiga :)
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir