Belle - Projeto: 1 Filme/semana!!!


E ai meus queridos como vocês estão nesse inicio de maio!!!??? Espero que ótimos. Eu já estava com saudades de publicar essa coluna, e o filme escolhido da vez foi Belle (2013). Esse drama histórico baseado em fatos reais, simplesmente superou minhas expectativas e me deixou feliz, inspirada e empolgada do inicio ao final. Esse é daqueles filmes que se tornam inesquecíveis e nos emocionam.

Sinopse: 
Dido Elizabeth Belle (Gugu Mbatha-Raw) é a filha do capitão britânico John Lindsay (Matthew Goode) com uma escrava africana. Após a morte da mãe, Dido vai morar na Inglaterra com o tio, Lorde Mansfield (Tom Wilkinson), para ser criada como uma dama da aristocracia. A jovem se apaixona pelo advogado John Davinier (Sam Reid), mas esse relacionamento irá enfrentar os preconceitos da sociedade inglesa.

O filme se passa no ano 1769, na Grã-Bretanha, que na época era um império colonial e capital do comercio escravo.
Conhecemos Dido Elizabeth Belle quando seu pai, um nobre a resgata quando a mãe dela morre. Ele a deixa na casa dos tios para que seja criada como uma nobre de direito, ele a reconhece como filha, mas por ser da marinha não teria como cuidar e educar ela e pede que sua família supere o preconceito e regras da sociedade e a criem com amor. Eles estranham no inicio, mas como já estavam cuidando de outra sobrinha, decidem cria-las juntas como irmãs e companheiras.
 
Dido e seu pai, no dia que ele a deixa para ser criada e educada pelos seus tios nobres.


Anos depois Dido e sua prima, amiga e irmã de consideração já que cresceram juntas e se amam.


Desde pequena Dido Belle se mostra astuta e esperta passando a observar os negros e a diferença entre eles e ela. Ao crescer ela sente que não se encaixava em nenhum dos mundos e até pergunta a seu tio/pai de criação porque ela é nobre demais para jantar com os criados e nobre de menos para jantar a mesa da família quando a mesma recebe visitas!!!??? Ela intriga a todos como a "Exótica Lady mulata!"

Acredito que esse filme questione: a escravidão, a liberdade e os direitos das mulheres além de fazer uma critica a hierarquia social, aos valores familiares e a justiça como um todo. Não posso esquecer que ele prova que o amor supera a cor da pela e a classe social.

Belle torna-se herdeira de seu pai de sangue, coisa rara na época, onde as mulheres tinham apenas dotes que eram passados aos maridos. Dessa forma ela teria a liberdade de decidir se queria ou não casar. Aqueles que a amavam acreditavam que Belle precisava casar com alguém que a respeite e que não se importe, que não seja interesseiro, com seu dinheiro dela.

"Fui abençoada pela liberdade duas vezes. Como negra e como mulher."

Não posso deixar de destacar o Sr. Devinier, filho do reverendo, mas que pretende ser advogado. Lindo, idealista, luta pela liberdade dos escravos e igualdade social.


Dido e o jovem Sr.Devinier


Uma familia nobre que participa ativamente da história, os cavalheiros pretendem cortejar as damas.


Irá Dido Belle escolher o amor, mesmo que para isso precise brigar com as regras estabelecidas pela sociedade, terá ela o apoio do tio (pai de criação)????


Esse trailer está maravilhoso, contém toda essência do filme e de Belle. Vejam aqui:


Essa é a pintura, real, que prova que Belle existiu e que foi criada como uma nobre afinal sair em pinturas/retratos ao lado da prima/irmã era prova maior que sua família a aceitava e amava.


Fica a dica de um filme que coloca o telespectador para refletir sobre o preconceito racial (tema ainda tão atual), a justiça, os direitos das pessoas, o amor e a luta pelo que se acredita. Fica a dica de um filme emocionante e tocante!!!


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!

2 comentários:

  1. Oi Aline!
    Nossa, fiquei bem feliz mesmo que você tenha vindo falar justamente de Belle, pois eu me interessei pelo filme logo após ouvir falar dele!
    Eu adoro "novas interpretações da história", digamos assim, já que elas não são completamente fieis aos eventos que realmente aconteceram, e Belle parece um filme ótimo, nesse aspecto.
    Adorei o enredo, dado as suas considerações sobre ele, e acredito que irei adorar o filme! Além de tudo, se eu não me engano, vi o Tom Felton em uma das imagens, e é apenas mais um motivo para eu já gostar de Belle, haha.
    Adorei a imagem do quadro, que você trouxe. Muito legal mesmo essa curiosidade :D
    Beijos,

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um filme interessante e eu adoro dramas de época, ainda mais com esse contexto histórico tão rico.
    Boa dica!

    ResponderExcluir