Opinião: O que um livro precisa ter para se tornar favorito!!???


Ontem uma autora querida perguntou em uma rede social o que um livro precisa ter para ser classificado com a nota máxima em redes sociais como o skoob e o que faz o leitor colocar o livro em sua lista de favoritos. Pensando nisso decidi compartilhar como vocês minha opinião sobre o assunto e aproveitei e fiz a mesma pergunta a algumas blogueiras e amigas que confio no trabalho e opinião; assim que receber a resposta delas vou montar um post especial para vocês, ok!!?? 

Aproveitem para refletir e levar mais a sério as avaliações que andam fazendo em seus blogs e redes sociais, lembrem-se que mesmo que um livro não tenha te agradado você precisa ter maturidade para entender que aquela história faz parte da vida do autor e levou anos para ser concluída e quando você simplesmente desmerece o trabalho dele dando nota ou quantidade de estrelas 1 ou 2, sem argumentos que sustentem sua opinião, acaba afastando muitos leitores da oportunidade de conhecer tal escritor/história e impedindo que eles possam formular sua própria opinião. Pense nisso!!!

Em um outro momento farei uma postagem falando o que costumo escrever quando o livro não me agrada. Mas enfim hoje falarei sobre o que me faz dizer que o livro já entrou na minha lista de melhores do ano (esse ano já li vários que amei, estou sendo muito feliz nas escolhas). 

Para mim o ponto fundamental para que um história me pegue de jeito é a NARRATIVA. Ela tem que ser daquelas que conta a história de forma que prenda minha atenção sem se arrastar demais. Em muitos casos a narrativa salva o enredo, na minha humilde opinião. Sabe aqueles livros que te conquistam desde o primeiro capítulo!!???

Um segundo ponto que é essencial para mim é a forma como a história e seus personagens conseguem me EMOCIONAR e acima de tudo superar minhas expectativas. Geralmente sinto um tipo especial de conexão com o livro quando o estou lendo e tempos depois quando o pego na estante fico como uma boba relembrando o que senti quando o lia. Vocês passam por isso!!!????

Não sei vocês mas sou fã dos capistas como a Marina Avila, veja o portfolio dela. Penso que uma CAPA bem caprichada conquista o leitor logo de cara e o deixa curioso para saber se a história é tão boa e interessante quanto aquele trabalho de apresentação que é a capa.

Outro ponto que contribui demais para um livro ter uma boa avaliação é o cuidado que a editora teve com a REVISÃO e DIAGRAMAÇÃO. Mas confesso que não baixo nota se pecarem nesses dois quesito, já que não depende do autor, mas quando o capricho supera o normal influencia positivamente sim a avaliação.

É dessa forma meus amores que costumo avaliar os livros que leio, sejam de parceria ou não. E abaixo aproveito para mostrar alguns dos meus favoritos de todos os tempos e se quiserem mais detalhes da minha opinião é só ir na aba das resenha lá em cima no blog, ok!!!???


E então gostaram da postagem!!!??? Falem nos comentários o que pensam sobre o assunto e se puderem deixem alguns exemplos de livros favoritos, ok!!!??? Obrigada pela atenção e carinho!!!

(Fonte das imagens: Google)


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!

11 comentários:

  1. Amei seu post! Eu avalio os livros da mesma forma, e confesso que tipo de narração também me prende. Se o autor usa uma forma meio diário ou se o personagem dialoga com o leitor, me incomoda muito e o livro perde muitos pontos. As vezes até abandono kkkk. Mas se me conquista logo nas primeiras linhas, pode ter tudo o que eu não gosto, eu leio até o final.
    Fiquei super feliz de ver Montanha da Lua entre títulos que eu amo tanto! Obrigada *-*

    Beijooo, Mari

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline,

    adorei o post! E realmente, nossas opiniões são bem parecidas! Um livro com uma narrativa que te prende é bastante poderoso e propenso a ganhar uma nota máxima! Hoje, por acaso, vi o trabalho dessa capista que citou e ela faz um trabalho incrível! E como você bem disse, uma capa bonita ajuda o livro a ganhar uma boa nota, mas assim como uma boa revisão e diagramação - ninguém merece quando o texto está cheio de erros!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Aline!!! Fico feliz em saber que meu questionamento deu a ideia para esse post e gostei de tudo que você abordou aqui. Acredito que também foco nessas questões na hora de avaliar um livro, especialmente ter um bom enredo e uma narrativa gostosa, além de ter personagens mais reais, que consigam nos tocar.

    Parabéns pelo post, ficou muito bom mesmo! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Um livro para se tornar meu favorito, tem quem me surpreender. Tenho que ler e senti que o livro é foda.
    Tenho até uma prateleira em minha casa que tem meus livros favoritos.
    Mas honestamente, se uma história for grandiosa que chegue aos pés de A Sombra do Vento, pra mim vale.

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline!
    Adorei o post e as indagações que você fez.
    Concordo com você sobre a cautela que devemos ter ao dar uma opinião negativa sobre um livro.
    E sim, esses critérios são os que eu mais uso para avaliar os meus livros preferidos. Acrescento também a ORIGINALIDADE da história.
    Os meus dois preferidos em todos os critérios são: "A menina que roubava livros" e "A Sombra do Vento"... são os livros da minha vida!
    Parabéns pelo post.
    Beijos!
    Lua.

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline, tudo bem?
    Eu gosto de livros que me surpreendem, que fogem do previsível, mas quando me deparo com algum livro clichê eu o avalio me imaginando para o público que ele foi escrito e dentro do gênero que se encaixa (se atende os requisitos, se cumpre o que foi proposto). Além disso, o conjunto da obra (Capa, título, narrativa e enredo) quando se completam eu gosto muito, muitas vezes nos deparamos com livros que a capa e o título nada tem a ver com o seu conteúdo e isso me deixa um pouco triste. Assim como você também considero a forma como a história e os personagens me emocionam.
    Gostei bastante da postagem e também concordo com você que o leitor precisa ter maturidade ao julgar um livro e quando for avaliar com uma nota baixa ter bons argumentos e sustentação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline,
    Gostei muito do tema do post. Como você gosto de narrativas que me prendam e até criem um certo suspense. Quando o autor adianta demais os acontecimentos do outro capítulo e o livro vai ficando "previsível" acho que cansa o leitor, mas também não é o caso de extender o livro em inumeras séries a não ser que precise. Isso também cansa.
    Outra coisa que eu acho essencial é o livro ser "crível" já li alguns livros que parecia que ou o autor não sabia bem do que estava falando ou seja falhou no processo de pesquisa ou estava debochando da minha inteligência. Não é que o autor tenha que ser um expert no assunto abordado, mas ele tem que ter conhecimento. Vou dar um exemplo sem citar nomes: Li uma vez um romance de época em que as atitudes da mocinha eram de mulheres do século XXI. Ok ela ser destemida e a frente do seu tempo, mas que mocinha do século XVII saí da casa dos pais para morar sozinha?
    Esse é só um exemplo.
    E aí nesses casos, eu sou bem sincera, eu avalio de acordo com meu agrado. Claro que fundamentado. Sim, eu já dei nota 2 a vários livros, como leitora e blogueira eu me sinto na obrigação de avisar as pessoas que sim, aquele livro tem defeitos.
    Quanto á revisão, eu acho que a culpa é do autor sim, não só dele, é da editora também, mas quem entregou o "manuscrito" foi ele e se ele não teve o cuidado de escrever corretamente...Isso conta para mim sim. Já peguei um livro que no primeiro capítulo tinha 32 erros de português ou diagramação, palavras faltando letras.
    Capas apesar de não valerem nota,rs me agradam bastante. Sim, já comprei livros pela capa sabendo pouquíssimo do que se tratava,rs.
    Mas além disso tudo eu acho que o mais me agrada ou não é um critério bem subjetivo, o quanto eu me enxergo na história. A conexão com os personagens com o público para qual ele foi escrito é essemcial.
    Dos que você citou eu só li o qual o seu número que é maravilhoso. Horas noturnas está na minha fila faz tempo, mas eu ainda não consegui encaixa-lo, espero fazer isso logo.
    Beijos,
    Luana Lima
    http://blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Para um livro ser favorito para mim o ingrediente perfeito é a mensagem que o livro leva ao leitor. Existem outros fatores que podem contribuir para essa avaliação, mas sem dúvida a reflexão faz eu favoritar um livro. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, amiga ^^
    Amei o post.
    E concordo com os pontos que você citou. Tanto a narrativa (trabalho do escritor) quanto a parte gráfica, como capa e diagramação (trabalho da editora, capista, revisor...) são importantes; assim, toda uma equipe contribui para o sucesso de um livro, nunca sendo alguém sozinho. Da mesma forma que o leitor, no final, dando sua avaliação *-*

    Beijinhos e aguardo os próximos

    ResponderExcluir
  10. Realmente, a narrativa tem que ser bem envolvente para te conquistar de vez! E realmente, muitas vezes isso salva o enredo!
    Por mais que falem que você não deve julgar um livro pela capa, mas eu sempre sou atraída por capas caprichadas!
    Adorei o post e os pontos que você citou!
    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
  11. Para um livro ser o meu favorito ou ter 5 estrelas ele tem que me emocionar profundamente, me ensinar algo e me modificar de alguma forma. Se isso não acontece o livro é classificado como 4 estrelas, porque ele pode até ser muito, mas não foi tão bom assim. E as estrelas vão diminuindo quando livro é arrastado ou a história é super sem sentido. Eu gosto de livro que me envolvam na história como se eu estivesse dentro do livro e com uma história que pode até ser longa, mas que se desenvolva com rapidez. Pelo menos pra mim essas são as coisas que me fazem avaliar um livro positivamente.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir