Organizando minhas estantes de livros!!!



E chegou outubro \o/ torcendo para que esse mês seja mega hiper proveitoso em vários sentidos. Acredito que estarei mais presente, tanto aqui quanto no blog de vocês. Além disso voltei a ver séries de Tv e já já estarei trazendo minhas impressões para vocês. Hoje vim compartilhar um pouco do que me mobilizou essa semana: a chegada da minha estante nova e claro a organização dos meus livros aqui em casa.  
 
Minha coleção de livros foi iniciada em 2010, poucos são os livros que possuo de antes desse ano. Mas confesso que foi após a criação do blog em 2011 que ela começou a crescer consideravelmente. Seja pelas parcerias que fiz ao longo dos anos, das compras e presentes que ganhei.
 
Já tinha consciência que a coleção estava enorme mas foi quando a primeira estante lotou que comecei a selecionar melhor o que eu comprava e aceitava receber dos autores e editoras. Mas ontem enquanto esvaziava a estante e reunia na sala todos os livros que eu tinha pela casa, foi que tive a real noção da quantidade de livros que tenho. 

Vejam nessa imagem (nem ficou muito boa, mas fiz só o registro) a quantidade de livros. Lembrando que estou com um total de doze livros emprestados (com minha mãe e irmão).


Para quem é amante da leitura como eu isso é maravilhoso ter tantos livros, mas como não tenho muito espaço aqui no apartamento alugado fiquei preocupada de verdade. Decidi reorganizar meus livros da seguinte forma:

Na estante que fica no meu quarto deixei apenas os livros que ainda não li (preciso passar um bom tempo sem comprar livro para poder dar uma boa baixa nesse volume), os livros que irei sortear no blog e alguns que emprestarei a uma colega de trabalho. Esses livros que estão fora da estante são livros que não sei quando irei ler e acabei usando na decoração (um "quebra-galho" na frente da cama).


Na sala, tem um cantinho no Hack da Tv que eu já tinha reservado para os livros que pretendo ler e os separo por livros de parceria que são prioridade (esses deitados) e próximas leituras. Mas como todo leitor sempre acabo escolhendo outros ao longo do mês. Além dos ebooks e contos que estou, aos poucos voltando a intercalar com a leitura dos livros físicos.


E por fim também na sala a estante nova, que veio 10 centímetros maior que antiga (comprei no mesmo estilo pq queria colocar uma ao lado da outra, mas o espaço não ficou viável, então elas ficaram em cômodos diferentes). Nela coloquei apenas os livros lidos e separei por nacionais, romances de época e outros romances, livros hot, dramas, suspense, policial e na última prateleira que tive que colocar duas colunas estão distopias e sobrenatural.


Sei que muitos (as) de vocês organizam suas estantes por cores, até acho lindo mas não seria viável e prático com o espaço que tenho. Espero que tenham gostado de conhecer um pouco dos meus queridos e suas casas. Agora posso dizer que estou me sentindo num lar de uma leitora \o/

P.S. Estava pensando em gravar pequenos vídeos mostrando os livros da minha estante, o que acham!!!??? Caso desejem apresentarei meus queridos de forma mais detalhada para vocês e falarei porquê os adquiri e se a leitura foi o que eu esperava no caso dos lidos e na estante dos não lidos falarei das minhas expectativas. O que acham!!???

Beijos e ótimo mês de outubro para todos nós!!!!


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!

8 comentários:

  1. Oi amiga. Nossa, quantos livros :O É nessas horas de limpar e/ou arrumar a estante que a gente percebe que tem um monte, né?! O.O Também tô precisando de uma nova estante aqui, porque não tá dando mais não O.O
    Adorei sua arrumação de lidos e não lidos. Acho que vou copiar sua ideia, hein?! *-*

    Ps.: Quero ver seu vídeo mostrando seus livros. Amooo bookshelf tour <3

    Beijinhos
    Isabelle - Attraverso le Pagine

    ResponderExcluir
  2. Oie, nossa nem me fala de organização, meio do ano doei alguns outros eu vendi, e mesmo assim a quantidade aumento consideravelmente, sempre gosto de manter os livros que realmente eu gosto, o restante passo pra frente. Assim não acumula livros, e faço um amigo feliz. Linda sua estante. Bjkas

    ResponderExcluir
  3. Legal a separação e organização da sua estante. Eu já tentei de tudo para arrumar meus livros - e já passei por várias fases... Uma vez, quando me mudei doei um monte de livros ficando somente com os meus grandes favoritos. agora, estou com 3 estantes que vão do chão ao teto e todas cheias, e embora os livros estejam certinho nelas, precisam ser organizados de maneira a facilitar quando procuro algo já que eles não estão exatamente em uma ordem.
    Eu desisti de fazer uma seleção de livros que tenho e ainda não li - só deixo separados os livros de parceria por causa de prazo e ainda assim estou sempre atropelando tudo por não me segurar e querer ler algum lançamento antes dos de parceria (principalmente quando são de séries que acompanho e, em alguns casos não aguento aguardar eles serem liberados para solicitação e chegar por aqui... resultado, preciso parar de comprar livros e ler o que tenho em casa!!!!)
    Os livros ficam arrumadinhos na estante, todos lindos, mas acho que sou uma das poucas blogueiras que não tem uma organização perfeita para os livros...rs
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  4. Aaai que invejinha dessa quantidadeee! kkkkkk
    Olha, parabéns pela organização, gostei bastante da forma que fez, principalmente essa sacada de deixar alguns na sala para dar prioridade haha

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Menina, quantos livros! Adorei a forma que você organizou seus livros, tem livros pela casa inteira! hahaha EU não curto muito organizar por cores, e adorei o seu método.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, amiga!
    Sua coleção é linda! Também organizo os meus por gênero, também não tenho mais espeço para livros, perdi alguns por causa da chuva e então resolvi tirar todos os que não tenho mais interesse em ler e ficar apenas só com os quero realmente. Minha estante nova está quase pronta e já estou ansiosa para organizar tudo. Gostei da ideia dos vídeos, também estava pensando em fazer quando tudo estiver pronto só não sei se dará certo. :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  7. É sempre bom organizar a estante...quando se tem uma :(

    Eu tenho apenas um pequena prateleira, e é claro que nem sinal de caber todos os meus 500 bebes nela...a maioria ainda fica encaixotado embaixo da minha cama, mas com frequência eu tiro tudo pra dar uma arejada e não matar eles sufocados, coitados.

    Acredito que no início do próximo ano eu conseguirei realizar o meu sonho...ter mais espaço em casa para uma estante linda de morrer.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Para limpar a estante é necessário ter coragem, pois cansa né? Eu tento limpar uma vez por mês. Não tenho um sistema de organização, eu só tento deixar as séries juntas e pronto. Eu só tenho uma estante e ela já está lotada e o pior é que não tenho espaço para outra estante então não sei como vou fazer. Fico feliz que você tenha ficado feliz com a sua organização :)

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir