Divina essência - Helena Andrade


Autora: Helena Andrade
Editora: Ler editorial
295 págs. - 2017

"Já imaginou se você tivesse a chance de encontrar a cura para uma doença?
E se esta doença atingisse pessoas que você ama?"

Quem me segue sabe que esse é segundo livro que leio da Helena Andrade, o primeiro foi Despertar e eu simplesmente amei tudo, entrou pra lista de melhores de todos os tempos. Divina Essência segue os mesmos passos do primeiro, mas só lembrando que eles são livros independentes, mas com algumas semelhanças, pelo menos nos pontos positivos. Nesse livro a história também tem como foco a área médica, mas especificamente da biologia, teremos a oportunidade de conhecer como funciona a vida dos pesquisadores que buscam incansavelmente encontrar plantas que possam ser usadas em remédios, principalmente das doenças raras.   

Iremos conhecer a história de Melissa, uma jovem bióloga que procura a cura para uma doença hematológica que vitimou seu padrasto (ela o amava como pai) e isso a fez prometer que se dedicaria a encontrar uma cura para a talassemia (doença rara do sangue) e assim evitaria que muitas pessoas sofressem o que ela sofreu. Para isso ela terá que abrir mão do convívio familiar e se mudar para um centro de pesquisa em plena Floresta Amazônica onde trabalhará com uma equipe mista de brasileiros e estrangeiros na busca por essa planta com propriedades terapêuticas. Posso dizer que ela conhecerá pessoas que mudarão sua vida como um todo e a farão rever erros e se reconciliar com alguém do passado.

"Será isso a sina da minha vida? - Como podia esta doença me perseguir assim?" pág.52

Garanto que essa equipe não medirá esforços para buscar essa planta que estão pesquisando, eles farão expedições que colocarão suas vidas em risco em vários momentos e serão nesses pontos que o enredo terá alguns de seus maiores momentos de tensão e adrenalina. 

Sempre fico impressionada com a forma como a autora desenvolve seus enredos, ela consegue em poucas páginas levar o leitor para uma viagem pela vida, praticamente toda, do personagem por anos e quando chega no final ficamos com aquele gostinho de quero mais.

Vários são os pontos que a autora leva o leitor a refletir durante a leitura, mas alguns me chamaram atenção, entre eles: A decisão de pais que tem filhos com doenças raras que precisam de transplantes e acabam tendo um outro filho para doar pro primeiro, até que ponto isso é justo, eticamente e afetivamente falando!? E na vida desses pesquisadores, seria correto eles abdicarem de uma vida social e familiar para focarem apenas nas pesquisas e busca de curas para doenças!? É preciso se colocar no lugar do outro para entender seus motivos e razões de vida. E por fim a autora não deixa de fazer o alerta sobre as consequências dos desmatamentos das florestas, já que muitas espécies ainda não estudadas acabam se perdendo além de todo impacto na biodiversidade e clima etc.

Divina essência também tem aquele toque de romance, para isso iremos acompanhar como o triângulo amoroso irá afetar a história. O que cada personagem será capaz de fazer pelo que sente e acredita. 

Os primos italianos que se juntam a equipe de Melissa ficarão interessados nela e garanto que isso moverá o enredo de uma forma emocionante. Confesso que torci e me emocionei muito por Lorenzo, mas vocês precisam ler para sabem se ela ficará com ele ou com o Giovanni.

"Você é surpreendente. Certas vezes demonstra ser uma mulher madura, em outras parece adolescente." pág.66

"Porque a vida tem que ser tão complicada? Não bastava nós nos encontrarmos, nos apaixonarmos, ficarmos juntos. Será que o amor tem sempre de ser acompanhado por sofrimento? Quanto mais impossível, mais dolorido. Sentimentos intensos provocando dores intensas." pág.127

"A única alternativa para mim seria socorrer Lorenzo. Não importava enfrentar os índios, a floresta, a caverna, o breu da noite, os animais. Precisava fazer todo o possível e se necessário o impossível. Nenhum medo se sobrepunha a possibilidade de perdê-lo." pág.137

Irá Melissa ser feliz no amor!? E sua vida familiar como ficará!? E sua pesquisa, será que ela encontrará a cura para a doença!? Leiam, vocês irão se envolver em uma história interessante, tocante e empolgante.

A edição está ótima, com uma fonte bem agradável a leitura e diagramação simples, mas com muito bom gosto.  Capítulos curtos que fazem a leitura fluir junto com uma narrativa em primeira pessoa pela ótica da Melissa, mas com diálogos que nos deixam claro o que os outros personagem pensam e sente nas situações vividas. Confesso que a única coisa que não gostei foi da capa, penso que ela poderia ser mais convidativa; enfim respeito quem tiver gostado. 

É isso meus amores, li, gostei e mega indico a vocês esse nacional cheio de mensagens para a vida!!!





Obrigada pela atenção!!!
Deixe suas impressões nos comentários ok!!?

6 comentários:

  1. Oiiii,

    Eu li este livro ano passado, demorei muito para conseguir começar ele porque a capa dele me incomoda muito, acho muito que parece caixa de rotura de cabelo kkkkkk A história em si é bem interessante e o romance é bem fofinho, mas a leitura não funcionou para mim, não sei se eu não estava no momento para esta história, só não funcionou bem.

    Beijinhos...
    http://www.equipenerd.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ola tudo bem?
    Não conheço a autora e gostei de saber que gostou da leitura. É uma premissa interessante, mas confesso que se fosse julgar pela capa não levaria pra casa rs. Sua resenha me conquistou, mas não gostei da arte da capa rs

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Eu li "triangulo amoroso" e já curti hahaha. Não conheço a autora e também não conhecia o livro, mas tem uma boa premissa. Fiquei curiosa para saber o que a história reserva :D

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline!
    Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas é a primeira resenha que leio sobre ele, achei muito interessante o enredo, doenças raras, transplantes é um aprendizado importante principalmente para mim, pois não ouço falar muito desses assuntos. Obrigado pela dica, parabéns pela resenha fiquei curiosa em saber mais sobre o enredo, bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi, acredita que uma amiga estava me falando dessa obra ontem? Ela amou tanto que precisou me contar sobre, acabei ficando empolgada também! E agora venho e leio sua resenha, acho que é o destino me dando um sinal para ler essa obra logo.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Aline!

    Eu acho a capa desse livro feia confesso que nunca me interessei em olhar a sua sinopse. Lendo sua resenha desconstruí a imagem e percebi que a história tem uma pegada no estilo que eu gosto!

    ResponderExcluir