A Garota Anônima - Greer Hendricks e Sarah Pekkanen


                                                        Editora: Faro Editorial
                                                                 (Cortesia em parceria)
2021 - 365 págs.
Sinopse: Skoob


Confesso que quando li a sinopse desse livro pensei que a Jessica seria 'o problema' mas enquanto seguia com a leitura percebi que a Dra. Shields, psiquiatra era a mais louca, obsessiva e controladora da história. Assustador perceber que alguém que é procurado para ajudar acaba por manipular e até induzir o mal na vida de alguém. Claro que sei que é uma história ficticia, mas que tem seus toques de verdade. Já que nem sempre quem deve cuidar está apto para isso, nessa história vemos o quanto a doutora precisava ser cuidada e se tornou perigosa, posso dizer até que um caso de polícia. 

É mesmo assustador imaginar confiar em alguém, contar tudo sobre sua vida, seus medos e angustias e depois disso a pessoa passar a 'jogar' com você, manipular situações para que você realize o que ela deseja, explorando suas vulnerabiliadades. Uma palavra que me acompanhou enquanto lia essa história foi: medo!

Na minha opinião tanto a Jessica Farris quando a Dra. Lydia Shields são protagonista nessa história, os capítulos são narrados em primeira pessoa por ambas, eles se alternam e dessa forma conseguimos entender bem o desenrolar da trama. Garanto que o final é surpreendente, fiquei chocada com alguns detalhes e me senti na pele da Jessica, a tempos não me envolvia tanto com uma personagem.

Essa história começa nos apresentando Jessica que se vira como maquiadora em NY e quando descobre que pode ganhar um bom dinheiro participando de uma pesquisa não pensa duas vezes, só que os participantes deveriam ser convidados e não se voluntariar. Ela decide ir no lugar de uma cliente que diz que não vai, mas Jessica não conta a ninguém e simplesmente comparece ao local da pesquisa, que no inicio é feita numa sala sozinha e respondendo perguntas por um computador. 

Quando suas respostas sobre comportamento e moralidade chamam a atenção da Psiquiatra ela é convidada para a fase seguinte que seria pessoalmente, além de ter alguns trabalhos mais reais para ver na prática a teoria da doutora. Jéssica aceita e no inicio fica tão fascinanda com a doutora que simplesmente faz tudo o que ela pede até que começa a desconfiar que a doutora a está colocando em perigo. 

Daí em diante a leitura parece um livro policial onde Jessica se sente vigiada, perseguida, constrangida, manipulada e começa a duvidar de quem está falando a verdade e tenta descobrir o motivo das atitudes da doutora e começa a investigar ela.  O que posso dizer a vocês, apenas leiam, não irão se arrepender. Fiquei com vontade de reler assim que acabei para conferir alguns detalhes que sempre passam numa primeira leitura. Enfim fica a dica de livro interessante, envolvente, instigante e surpreendente. 

<< Alguns Quotes >>

"É fácil julgar as outras pessoas pelas suas escolhas. (...) Existem razões por trás das ações de todos nós. Mesmo quando escondemos essas razões das pessoas que pensam que nos conhecem bem. Mesmo quando essas razões estão enterradas tão profundamente que nós não conseguimos reconhecê-las." pág.8

"Eu não tenho medo de estranhos. Aprendi que rostos conhecidos podem oferecer mais perigo." pág.10

"Às vezes eu gostaria de morar mais perto dos meus pais para poder ajudá-los. Outras eu me envergonho de me sentir tão aliviada por não morar." pág.11

"Não estou acostumada a me expressar dessa maneira. Escrever sobre pensamentos secretos é como tirar toda a maquiagem e olhar para um rosto nu." pág.25

"Talvez os segredos que eu venho guardando comigo tenham se tornado um fardo, porque falar sobre eles com o dr. Shields fez com que me sentisse mais leve." pág.25

"Enquanto me ajeito no sofá-cama, começo a considerar se valeu a pena ter me envolvido nessa pesquisa. Eu não estava preparada para uma experiência assim tão intensa, nem para ser dominada por tantas emoções diferentes." pág.29

"Quando dinheiro e moralidade se cruzam, os resultados podem lançar luz sobre verdades intrigantes relacionadas ao caráter humano." pág.31

"Nem todos têm coragem coragem suficiente para encararos próprios demônios." pág.73

"Exibir uma fachada desinteressante ao mundo é a norma; conversas de teor superficial dominam a maioria dos encontros sociais. Quando um indivíduo confia em outro o suficiente para expor seu verdadeiro eu - os medos mais profundos, os desejos mais ocultos -, cria-se uma poderosa intimidade." pág.74

"Na vida de cada um de nós existem pontos de ruptura que moldam e, eventualmente, cimentam o nosso caminho." pág.81



Nenhum comentário:

Postar um comentário